Mitose é o processo pelo qual as células eucarióticas dividem seus cromossomos entre duas células filhas. Este processo dura, em geral, 90 a 120 minutos e é dividido em quatro etapas:


Na prófase

Os cromossomos, que foram duplicados durante a fase S da intérfase, se condensam. * O número de cromossomos varia de espécie para espécie, mas em humanos o número de cromossomos diplóides é 46. * Os microtúbulos citoplasmáticos são desarranjados e a célula se prepara para a reorganização destes microtúbulos formando o fuso mitótico.

O cromossomo mitótico consiste em duas cromátides que estão conectadas por uma região denominada de Centrômero.

Na superfície deste centrômero existem dois cinetocoros, um deles está associado a cromátide. * O outro cinetocoro está associado ao fuso mitótico e é através dele que resulta a movimentação cromossomal. * Desorganização do envelope nuclear. * A célula segue para a metáfase.

Durante a metáfase

Alguns dos microtúbulos que formam os aparatos do fuso se prendem aos cinetocoros formando o fuso mitótico. * Os cromossomos iniciam uma série de movimentos que resultam num alinhamento de todos os cromossomos na região equatorial do fuso . * É uma fase onde a célula se prepara para a anáfase.

Anáfase

É o momento onde as cromátides iniciam a migração para cada pólo da célula, em direção aos centríolos, provocando a separação das cromátides irmãs. * Acredita-se que a força que movimenta as cromátides tem origem através da polimerização de proteínas dos microtúbulos (actina, miosina e tubulina). Término da anáfase e início da Telófase.

Durante a telófase

Separação completa das cromátides irmãs para cada pólo da célula. * Reconstituicão do envelope nuclear ao redor dos cromossomos. * Descondensação dos cromossomos. * Dissolução do aparato mitótico. * Formação de uma constrição ao nível da zona equatorial da célula-mãe, que vai progredindo e termina por dividir o citoplasma e suas organelas em duas partes iguais. * Neste ponto a célula termina a fase de divisão celular (Mitose) e entra na fase de replicação do DNA (Intérfase) iniciando um novo ciclo.