As inscrições para o Vestibular 2009 da Universidade Federal de São Paulo serão realizadas até às 18 horas de 24/10/2008.

As inscrições para o Vestibular 2009 da Universidade Federal de São Paulo serão realizadas *até às 18 horas de 24/10/2008*, pela internet, no site www.unifesp.br, mediante o preenchimento da ficha de inscrição e o pagamento de taxa no valor de R$ 100,00 (cem reais), por meio de boleto bancário, em qualquer agência bancária ou banco eletrônico. O pagamento pode ser realizado também em agências lotéricas.

O Manual do Candidato é gratuito e nele os candidatos encontrarão informações sobre o processo de inscrição, as provas, os critérios de classificação e os cursos oferecidos.

O vestibular será realizado por meio de dois sistemas de vagas: Universal e Cotas para candidatos de cor (ou raça) preta, parda ou indígena, tendo cursado o ensino médio exclusivamente em escolas públicas.

VESTIBULAR UNIFESP 2009

A Universidade Federal de São Paulo que este ano completa 75 anos da fundação da sua alma mater, a Escola Paulista de Medicina, tem orgulho de sua atividade de formação em ensino.

A qualidade do ensino nos cursos tradicionais e consolidados da UNIFESP já é conhecida. A qualidade dos cursos novos fica evidenciada pelas primeiras posições obtidas pelos estudantes na mais recente avaliação do ENADE (Exame Nacional de Avaliação de Desempenho Escolar) feita pelo MEC e também no recente Índice Geral de Cursos – IGC que apontou a UNIFESP como a melhor Universidade do país.

Em seu vestibular de 2009 a UNIFESP oferece 6 novos cursos de graduação nos Campi da Baixada Santista, Diadema, Guarulhos e São José dos Campos. Tradicionalmente conhecida pelos seus 5 cursos na área da saúde na cidade de São Paulo, no vestibular de 2005 a UNIFESP deu início a um processo de expansão sem precedentes e no vestibular de 2009 oferece 1812 vagas, sendo 570 no período noturno.

A qualidade do ensino nos cursos tradicionais e consolidados da UNIFESP já é conhecida. A qualidade dos cursos novos fica evidenciada pelas primeiras posições obtidas pelos estudantes na mais recente avaliação do ENADE 2007 (Exame Nacional de Avaliação de Desempenho Escolar) feita pelo MEC.

*Novos Cursos*

Os novos cursos a serem oferecidos são de Serviço Social no Campus Baixada Santista, Ciências Químicas e Farmacêuticas com Habilitações em Farmácia e Bioquímica ou Química Industrial no Campus Diadema, História da Arte e Letras com habilitações em Português ou Português / Espanhol ou Português / Francês ou Português / Inglês no Campus de Guarulhos e Matemática Computacional no Campus São José dos Campos.

*Relação completa dos Cursos: *

*CAMPUS BAIXADA SANTISTA *

Educação Física - período integral

Fisioterapia - período integral

Nutrição - período integral

Psicologia - período integral

*Serviço Social (NOVO)* - período vespertino e noturno**

Terapia Ocupacional - período integral

*CAMPUS DIADEMA *

Ciências Biológicas - período integral

*Ciências Químicas e Farmacêuticas* *(NOVO) com Habilitações em Farmácia e Bioquímica* ou *Química Industrial* - período noturno

Engenharia Química - período integral

Farmácia e Bioquímica - período integral

Química - período integral

*CAMPUS GUARULHOS *

Ciências Sociais - período vespertino e noturno

Filosofia - período vespertino e noturno

História - período vespertino e noturno

*História da Arte (NOVO) *- período noturno* *

*Letras* *(NOVO) com habilitações em Português ou Português / Espanhol ou Português / Francês ou Português / Inglês *- período vespertino e noturno**

Pedagogia - período vespertino e noturno

* CAMPUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS *

Ciências da Computação - período vespertino e noturno

*Matemática Computacional (NOVO) *- período matutino**

* CAMPUS SÃO PAULO *

Ciências Biológicas - modalidade médica - período integral

Enfermagem - período integral

Fonoaudiologia - período integral

Medicina - período integral

Tecnologia Oftálmica - período matutino

Tecnologia Radiológica - período matutino

* Locais de Provas*

As provas serão realizadas simultaneamente nas cidades de Bauru, Campinas, Diadema, Guarulhos, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, além das novas cidades de Jundiaí, Mogi das Cruzes, e ainda Brasília/DF.

*ENEM*

Aumento do peso de 10% para 25% no peso do ENEM. O candidato que tiver realizado a prova do ENEM em 2007 e/ou 2008 poderá indicar no ato da inscrição o número, assim terá sua nota obrigatoriamente aproveitada junto a Prova de Conhecimentos Gerais do Vestibular da UNIFESP, considerando a melhor nota entre 2007 e/ou 2008.

*Nota de corte*

Todos os candidatos, além de não poder zerar em nenhuma disciplina / Redação e em nenhum dia de prova, deverá tirar a média final mínima de 30,0.

*Segunda Opção*

Esse ano o candidato terá o direito de à segunda opção de curso, dentro da mesma Área de Conhecimento na ficha de inscrição. O candidato concorrerá às vagas remanescentes após a convocação de todos os candidatos classificados que concorreram em primeira opção daquele curso.

*Provas*

O vestibular Unifesp 2009 acontece em fase única, nos dias 17, 18 e 19 de dezembro de 2008, das 14h às 18h, e as provas serão divididas da seguinte forma:

• Em 17/12/2008, prova de Conhecimentos Gerais com 90 questões sob a forma de teste de múltipla escolha, igualmente distribuídas pelas seguintes disciplinas: Matemática, Biologia, Geografia, Física, História e Química.

• Em 18/12/2008, prova de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação, com 45 questões sob forma de teste de múltipla escolha (30 questões da disciplina Língua Portuguesa e 15 questões da disciplina Língua Estrangeira – poderão optar por inglês ou francês apenas candidatos aos cursos do campus Guarulhos; aos demais candidatos, a prova de Língua Estrangeira será de inglês). A redação, em Língua Portuguesa, será de gênero dissertativo.

• Em 19/12/2008, prova de Conhecimentos Específicos, que será distinta para os candidatos aos diferentes cursos:

Para os candidatos aos cursos dos campi Baixada Santista, Diadema, São José dos Campos e São Paulo, a prova constará de 20 questões de natureza analítico-expositiva sobre Biologia, Química, Física e Matemática (5 questões para cada disciplina).

Para candidatos aos cursos do campus Guarulhos, a prova constará de 15 questões de natureza analítico-expositiva sobre Língua Portuguesa, Geografia e História (5 questões para cada disciplina).

*Matrículas*

O candidato deverá realizar matrícula no campus referente ao curso em que foi aprovado, conforme o calendário que segue:

• 29/01/2009: Divulgação da primeira chamada dos convocados para matrícula pelos sistemas Universal e de Cotas e respectivas listas de espera;

• 10/02/2009: Matrícula dos candidatos convocados na primeira chamada;

• 13/02/2009 ao dia 16/02/2009: Declaração de Interesse por Vaga para candidatos que constam na Lista de Espera pela Internet;

• 30/03/2009: Confirmação obrigatória de matrícula.

Para mais informações, acesse o site: vestibular.unifesp.br.