Programa de Ingresso ao Ensino Superior (Peies), ingresso ou reingresso como portador de diploma, ex-universitário ou aluno de outra instituição. São várias as formas para entrar na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) sem o temido vestibular.

Mas vale ficar atento, os prazos estão correndo!Nessa sexta-feira, termina o prazo para ingresso e reingresso na instituição. Ao todo, são 501 vagas, distribuídas em 45 cursos de graduação, espalhadas entre o campus em Santa Maria e as extensões da universidade em Frederico Westphalen e Palmeira das Missões.

Podem concorrer às vagas estudantes que já passaram pela UFSM, alunos que já estudam e que pretendem mudar de curso, e também pessoas de outras instituições: como acadêmicos
ou portadores de diploma. O edital e o formulário de inscrições está no site www.ufsm.br, no link Ingresso e Reingresso.

A taxa custa R$ 34.Já os alunos-candidatos do Peies que estão na 3ª série do Ensino Médio têm até o dia 7 de novembro para fazer a opção definitiva do curso de graduação para o qual prestarão o concurso. A definição deve ser feita pelo site www.ufsm.br/coperves.

No formulário eletrônico, o candidato faz a opção de curso, preenche o questionário sociocultural e escolhe em qual cidade deseja realizar a prova de redação do Peies, que será no dia 16 de janeiro mesmo dia da redação do vestibular.

Dúvidas
A universidade oferece o Serviço de Apoio ao Peieseano (Sapeies), pelo telefone (55) 3220-8170.