O Ministério da Educação está oferecendo 1.440 vagas de licenciaturas adistância, por meio do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Asvagas são distribuídas entre os cursos de Artes Visuais, Biologia,Educação Física, Geografia, Letras, Música, Pedagogia e Teatro, daUniversidade de Brasília, no modelo semipresencial, em 33 pólos.Cinqüenta por cento das vagas destinam-se a professores em exercício darede pública, que deverão atuar no município sede do pólo de apoiopresencial ou em cidades circunvizinhas.

As inscrições ficam abertasentre os dias 5 de novembro e 7 de dezembro, no sitewww.cespe.unb.br/vestibular/uab2009. A taxa é de R$ 50,00. As provasobjetivas e de redação serão realizadas em 18 de janeiro, no turno datarde, e terão duração de quatro horas e trinta minutos.

Ao seinscrever, o candidato deverá informar em qual pólo acompanhará o cursodesejado.As provas objetivas constarão de 100 questões das áreas deLíngua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Geografia,História, Arte e Cultura, Matemática, Biologia, Física e Química. Oscandidatos das licenciaturas de Artes Visuais, Música e Teatro terãoprova de habilidades específicas, marcada para os dias 15 e 17 dejaneiro.

PROGRAMA

Criado em 2005, o programa busca a articulação e aintegração de um sistema nacional de educação superior a distância, emcaráter experimental. A proposta é sistematizar ações, projetos eatividades relacionadas às políticas públicas voltadas à ampliação e àinteriorização da oferta do ensino superior e de qualidade no país.

OUniversidade Aberta conta com a participação de 290 pólos de apoiopresencial em 289 municípios brasileiros, distribuídos em todos asunidades da Federação. Cada pólo de apoio presencial dispõe deestrutura para a execução descentralizada das atividades dos cursos.Nesses locais, os estudantes têm acesso a laboratórios de informática ebibliotecas. Também recebem atendimento de tutores e assistem às aulas.