A Comvest está divulgando as respostas esperadas da primeira fase do Vestibular Unicamp 2009 e a expectativa da banca de Redação. O tema geral da prova, realizada em 16 de novembro, foi “O homem e os animais”. As propostas para a Redação e as 12 Questões Gerais foram formuladas a partir desta temática.

Respostas esperadas - 1a. fase

Expectativas da Banca de Redação

Redação

Questões Gerais

Índice de Abstenção da 1a. Fase


A lista de aprovados na primeira fase sai dia 17 de dezembro nesta página
, juntamente com os locais de prova da segunda fase, que acontece entre os dias 11 e 14 de janeiro de 2009. As provas de aptidão, para os cursos que as exigem, serão feitas entre 19 e 22 de janeiro, em Campinas. Na disputa por umas das 3.434 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – 47.066 estudantes fizeram a prova da primeira fase em 24 cidades brasileiras: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Jundiaí, Limeira, Mogi-Guaçu, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos. A abstenção foi um pouco menor que no ano passado: 4,5% contra 5,9%. Dos 49.322 inscritos no Vestibular 2009, 2.256 candidatos não compareceram para fazer o exame.

Sobre a mudança no formato da prova adotada pela Comvest este ano - que deixou de ter um caderno separado para as respostas, que passaram a ser feitas no próprio Caderno de Questões - o coordenador da Comvest, professor Leandro Tessler, afirmou que a medida deu mais agilidade aos candidatos. Por exemplo, no caso das questões 5 e 9, que pediam para que o candidato elaborasse gráficos, os mesmos já estavam pré-desenhados no espaço para a resposta.

A prova da primeira fase da Unicamp inclui a redação e 12 questões gerais de natureza discursiva das disciplinas do núcleo comum do ensino médio. Os candidatos tiveram quatro horas para a realização do exame. 48 pontos são atribuídos à redação e 48 pontos às questões gerais, perfazendo o total de 96 pontos. São eliminados do Vestibular, os candidatos que obtiverem nota 0 (zero) em qualquer um dos dois componentes desta prova: componente 1 - redação e componente 2 - questões gerais. Os candidatos são classificados por ordem decrescente da nota obtida nas questões gerais. Os candidatos mais bem classificados, até oito vezes o número de vagas em cada curso, terão sua redação corrigida. Se os próximos candidatos da lista obtiverem nota maior ou igual a 24 pontos nas questões gerais, também terão sua Redação corrigida, até que seja atingido o limite de 12 vezes o número de vagas em cada curso. Os candidatos cuja redação não for corrigida ficam eliminados do Vestibular.