Ciência e religião se excluemou se complementam?Mec se posiciona contra o criacionismo em aula deciências, mas Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional incentivao ensino comparativo e crítico.

Destacado entre os maiores gênios, de todos os tempos, trouxecontribuições importantíssimas para a Matemática, Óptica, Física eAstronomia. Ao mesmo tempo em que escreveu Princípios Matemáticos daFilosofia Natural escreveu também Observações sobre as Profecias deDaniel e de Apocalipse de São João.

Este é Isaac Newton, indicado à presidência da Sociedade Real eprimeiro cientista a receber da Coroa Inglesa o título de Cavaleiro,passando a se chamar Sir Isaac Newton. Naquela época, séculos XVII eXVIII, estudando o livro bíblico de Daniel, mais especificamente ocapítulo 12:4, em que o profeta fazia uma previsão quanto ao avanço daciência, concluiu que em um futuro distante aconteceria algoinimaginável ao seu tempo, ou seja, carros andariam a mais de 80 km porhora.

[Snippet not found: '/Quad_FLEX_']

Sobre isso, o filósofo iluminista Voltarie, disse a respeito de Newton: "Aoficar velho e caduco, Newton, que fez descobertas admiráveis como a dagravidade, começou a estudar a Bíblia e fazer previsões fabulosasbaseado na fé. Olhem que absurdo, ele diz que devemos acreditar que oconhecimento humano aumentará a ponto de sermos capazes de viajar a 80km por hora. Isso é ridículo!" (Eles criam em Deus, 45).

Ocomentário de Voltaire, na ocasião, parecia lógico, mas hoje,verificamos que o conhecimento humano foi ainda muito além do queimaginava Newton. Outros grandes nomes como de Robert Boyle,considerado algumas vezes pai da Química (1627-1691); Blaise Pascal,matemático francês (1623-1662); Carlos Lineu, biólogo sueco(1707-1778); Nicolau Copérnico, astrônomo e matemático (1473-1543),entre outros, são de homens que contribuíram ricamente com a ciênciasem, contudo, duvidarem da presença criativa de Deus na formação domundo e do universo. O próprio Einstein declarou que quanto maisconhecia o universo mais tinha certeza da existência de Deus.

Seráque a religião é o ópio do povo? Será que a religião e a ciência sãotão opostas entre si ou seriam companheiras não tão estranhas? Asdivergências entre ciência e religião sempre levam à discussão de suassimilaridades e diferenças e ao questionamento quanto à possibilidadede interação de ambas as linhas. Ciência e religião se excluem ou secomplementam?

[Snippet not found: '/Quad_MDL_']

Recentemente, veículos de comunicação divulgaram aposição do MEC - Ministério da Educação a respeito do ensino docriacionismo em escolas no Brasil. O MEC declarou para a Folha de SãoPaulo que o modelo não deve ser apresentado em aulas de ciências comofazem alguns colégios privados, em geral confessionais. "A nossaposição é objetiva: criacionismo pode e deve ser discutido nas aulas dereligião, como visão teológica, nunca nas aulas de ciências", afirmou à Folha, a secretária da Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar.

Odebate é constante e desafiador tanto para evolucionistas, que não seconformam com a abordagem da criação nas aulas de ciências, como paraos criacionistas, classe inclusive, que conta com um númeroconsiderável de cientistas, ao contrário do que muitos pensam.

Mas,se o criacionismo conta com o apoio de parte dos cientistas, fica claroque o problema central desta questão não está na exploração dos fatos,mas sim na interpretação deles. Além disso, a maioria das pessoas nãoconhece o suficiente para opinar sobre estes métodos em sala de aula,nem mesmo alguns pais sabem realmente o que cada uma das teoriaspropaga em essência.

À evolução atribui-se Darwin, mas poucossabem que até mesmo cientistas evolucionistas descartam questõespropostas pelo "pai" da seleção natural. Outro tema interessante e nãodivulgado é que há pontos controvertidos para os cientistas que buscama chave da origem humana, como o relacionamento evolutivo entre osvários representantes entre si e com formas mais avançadas. Ospaleontólogos evolucionistas já propuseram pelo menos seis modelos paraexplicarem esta relação (Origin and evolution of the genus Homo. Nature355:783-790).

Uma descoberta atual sobre amebas gigantes foidestaque no jornal "The New York Times" em dezembro deste ano ainda(2008), porque as tais amebas criam sulcos que se parecem com os quesão encontrados em fósseis datados de mais de 550 milhões de anos. Mas,de acordo com Mikhail Maltz, da Universidade do Texas e um dospesquisadores da ameba gigante, muitos cientistas argumentam queorganismos multicelulares que têm duas metades simétricas evoluíramantes da explosão câmbrica, há 542 milhões de anos.

Estaclasse de cientistas acredita que os organismos complexos poderiam sedeslocar de forma a deixar traços nos fósseis, mas as amebas sãounicelulares, ou seja, não poderiam, mas deixaram os mesmos traços. "Isso complica as coisas para a teoria de lenta evolução no pré-cambriano", disse Maltz. E isso demonstra que a teoria evolucionista também apresenta dúvidas e questões mal esclarecidas.

Poroutro lado, também não é divulgado que muitos criacionistas consideramalgumas anotações evolucionistas. De acordo com Ariel A. Roth, mestreem Biologia e doutor em Zoologia pela Universidade de Michigan, comestudos adicionais em Geologia e Biologia radioativa pela Universidadeda Califórnia e autor do livro Origens - relacionando a ciência com aBíblia, os criacionistas concordam com alguns pontos evolucionistas,mas o que muda é a atribuição dada a estas duas teorias, pois oscriacionistas atribuem a origem da vida a um Arquiteto - Deus, mas nempor isso deixam de observar fatores científicos que dizem respeito aosfósseis, ao DNA dos chimpanzés, à mudança de espécies (microevoluçãoque justifica a biodiversidade), era glacial, coluna geológica, entreoutros.

O dilúvio, por exemplo, visto pelos criacionistas comocatástrofe universal, se baseia, segundo Roth, em evidências como:abundante atividade subaquática nos continentes, vastos depósitossedimentares, ecossistemas incompletos, lacunas nas camadassedimentares entre outros tópicos que têm levado segmentos deevolucionistas a reconsiderarem sua posição neste aspecto.

Oevolucionismo diz que o criacionismo não tem fundamento empírico,enquanto que o criacionismo alega que os evolucionistas também seembasam na fé, uma vez que ela é indispensável para execução daciência. Segundo Norbert Muller, professor de Química da Universidadede Purdue, a "ciência simplesmente não pode ser realizada sem areligião, porque o cientista deve ter fé nos pressupostos que tornam aciência possível" (Muller - Scientists, face it! Science is compatiblewith religion).

A lista de prós e contras é longa, mas diante doque tem sido exposto chega-se à conclusão de que o conhecimento deveser democrático. Uma vez que criacionismo e evolucionismo são teorias,os dois modelos devem ser apresentados, pois só com a possibilidade deinterpretações e mente aberta se chega à verdade. As maioresdescobertas humanas sempre encontram resistência inicial, justamentepor estarem fora do que é convencional.

Evolucionismo ecriacionismo são pontos de vista para o grande mistério da origem davida, com a diferença de que o primeiro foi adotado convencionalmentecomo modelo. A impressão que se tem é que o evolucionismo se tornou umafilosofia, estilo de fazer ciência, defendido com a mesma proporção erigor fundamentalista de religiões, ao passo que a contribuiçãocientífica e verificável de criacionistas sérios e comprometidos com ocrescimento da humanidade são desconsiderados, simplesmente, porque setrata de homens que crêem simultaneamente em Deus, como se isso fosseum pecado fatal, sem perdão, na cartilha da ciência.

O que deveser mostrado em sala de aula são os pontos fortes e fracos de cada uma,assim como acontece em escolas privadas confessionais. Exemplo disso éa Rede de Educação Adventista. E quem poderá dizer que os alunos destarede, com mais de 5 mil unidades em todo o mundo, não são qualificados,afinal, o índice de aprovação nos vestibulares é alto. Loma Linda,Universidade Adventista da Califórnia, com cursos na área da saúde(Medicina, Odontologia, entre outros), é uma das mais renomadas domundo, com um dos melhores hospitais para crianças com deficiênciasmentais. Além disso, Loma Linda é muito procurada por veículos decomunicação, por sua pesquisa na área de nutrição e vegetarianismo,vertente do discurso filosófico da Educação Adventista.

Escolasconfessionais, por terem uma visão holística, são mais abertas nestaquestão, ao contrário da maioria que adotou o evolucionismo e pontofinal. "O que é atraso na educação? Dar oportunidade a duas visõesou fechar com uma apenas? Nosso compromisso é com a educação magna eeducar é dar chances para novas descobertas. Nossos professores enossas bibliotecas apresentam material suficiente para explanar tanto oevolucionismo como o criacionismo. Desta forma atendemos àsdeterminações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,apresentando ensino comparativo e crítico", destaca a diretora da rede de Educação Adventista para a região Sul de São Paulo, Maria Cristina Banhara.

SegundoAlmiro Schulz, doutor em Pedagogia, no caso das universidades, elas têmpor princípio a dúvida, que é a motivação para pesquisa, para novosconhecimentos; ela precisa estar disposta a fazer novas descobertas,mas não deve dogmatizar teorias, pois ao fazer isso, já se fecha eparalisa o conhecimento. "A questão se é viável ou não misturar fée ciência, considerá-las como um binômio, que deve ser polarizado, ouque não deve, é complexo. Estudos mostram hoje que a espiritualidade éconstituinte do ser humano, fala-se em inteligência cognitiva,emocional, moral e espiritual. Nesse caso, por que não?", diz.

E conclui: "Nomeu ver não é uma questão de ciência e fé, de conflito entre fé eciência, mas, entre cientistas, teorias científicas e teólogos econcepções teológicas, entre cientistas e teólogos".

Épreciso pensar mais a respeito da ciência que existe no criacionismo eda religião que existe no evolucionismo! Criacionismo é ciência?Evolucionismo é religião?

Para conhecer um pouco mais sobre o criacionismo:
Ariel A. Roth - Origens - relacionando a ciência com a Bíblia.
Rodrigo P. Silva - Eles criam em Deus.
Rodrigo P. Silva - Escavando a verdade - A arqueologia e as incríveis histórias da Bíblia.
A História da Vida - Michelson Borges.
Sociedade Criacionista Brasileira - WWW.scb.org.br
Michelson Borges - WWW.criacionismo.com.br

Ø O corpo docente da rede Adventista de Educação conta com Geólogos,Biólogos, Médicos, Arqueólogos, Historiadores, entre outrosprofissionais de várias disciplinas que desempenham suas atividades,normalmente, mesmo sendo criacionistas.