Os regimes fascistas foram alternativas drásticas para preservar ocapitalismo em época de crise. A burguesia temerosa de revoluçõessocialistas apoiou governos com características nacionalistas,militaristas e autoritárias.

Características:

• Nacionalismo exacerbado, culto à personalidade do líder, anti-liberalismo, anti-comunismo, unipartidarismo, militarismo.

Fascismo Italiano:

•Benito Mussolini liderou o movimento fascista que cresceu em meio acrise econômica e social gerada pela Primeira Guerra . Com promessasnacionalistas e militaristas de resgatar a grandiosidade do antigoimpério romano, teve amplo apoio da Igreja e da burguesia, temerosas deuma revolução socialista. Chegou ao poder em 1922 após a “Marcha sobreRoma”. Implantou um regime ditatorial com censura a imprensa,controleideológico, eficiente propaganda, repressão aos movimentos sociais eleis trabalhistas corporativistas (Carta Del Lavoro).

O Nazismo Alemão:

•Causas da ascensão: crise econômica, humilhações do Tratado deVersalhes, fragilidade política da República de Weimar, apoio daburguesia com medo do comunismo. Em 1923 houve uma tentativa frustradade golpe de estado Putsh de Munique) onde Hitler foi preso e na cadeia escreveu o livro “Minha Luta” (Mein Kampf).

•Com a crise mundial de 1929, o Partido Nazista cresceu sob o comando deHitler, líder carismático e brilhante orador. Em 1933 foi nomeadochanceler pelo presidente Hindemburg. Com a mote deste, tornou-se ofuhrer (líder) e ditador. Com apoio de uma eficiente propaganda,comandada por Goobels, Hitler manipulou as massas e implantou um EstadoTotalitário que implantou a “banalidade do mal” com práticas deracismo, anti-semitismo, campos de concentração e extermínio,culminando com o Holocausto durante a Segunda Guerra.

O fascismo em Portugal (1933-1974):

•Chamado de Estado Novo, foi liderado por Oliveira Salazar, teve apoiocatólico, prometia resgatar a grandiosidade do passado colonial, eracorporativista.

O fascismo na Espanha:

•Liderado por Francisco Franco, foi implantado após a vitória da Falangena Guerra Civil(1936-1939), conflito que foi o ensaio para a SegundaGuerra. Comunistas, republicanos e socialistas apoiaram a FrentePopular, mas foram derrotados pelo apoio dos países fascistasItália,Portugal e principalmente Alemanha a Franco. Esta guerrainspirou obras de arte como a pintura “Guernica” (Picasso), o livro“Por quem os sinos dobram” (Ernest Hemingway), além de poemas de GarciaLorca e livro de George Orwell.