Das 26 mil escolas que foram avaliadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 74% obteve nota abaixo da média nacional que foi de 50,52 pontos. Na rede pública, o índice de estabelecimentos com resultado inferior à média chega a 89%.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou hoje (28) os resultados por estabelecimento de ensino em 2008.
  1. Colégio São Bento (particular) – Rio de Janeiro (RJ). Média total: 80,58.

  2. Colégio Bernoulli (particular) – Belo Horizonte (MG). Média total: 77,38.

  3. Colégio de Aplicação da Universidade Federal Viçosa (pública) – Viçosa (MG). Média total: 76,66.

  4. Colégio Santo Antônio (particular) – Belo Horizonte (MG). Média total: 76,43.

  5. Colégio Helyos (particular) – Feira de Santana (BA). Média total: 76,34.

  6. Colégio WR (particular) – Goiânia (GO). Média total: 76,26.

  7. Colégio Santo Inácio (particular) – Rio de Janeiro (RJ). Média total: 76,09.

  8. Colégio Juarez de Siqueira Britto Wanderley (particular) – Goiânia (GO). Média total: 76,02.

  9. Colégio Vértice (particular) – São Paulo (SP). Média total: 75,97.

  10. Colégio Santo Agostinho (particular) – Rio de Janeiro (RJ). Média total: 75,97.

  11. Colégio Santo Inácio (particular) – Rio de Janeiro (RJ). Média total: 75,92.

  12. Colégio Bandeirantes (particular) – São Paulo (SP). Média total: 75,86.

  13. Coleguium (particular) – Belo Horizonte (MG). Média total: 75,71.

  14. Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (pública) – Recife (PE). Média total: 75,68.

  15. Instituto Dom Barreto (particular) – Teresina (PI). Média total: 75,50.

  16. Escola Preparatória de Cadetes do Ar (pública) – Barbacena (MG). Média total: 75,30.

  17. Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (pública) – Rio de Janeiro (RJ). Média total: 75,25.

  18. Colégio Etapa (particular) – Valinhos (SP). Média total: 75,23

  19. Colégio de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira/UERJ (pública) – Rio de Janeiro(RJ). Média total: 75,11.

  20. Colégio Santo Agostinho Novo Leblon (particular) – Rio de Janeiro (RJ). Média total: 74,71.

    Ranking das melhores escolas no ENEM 2008

    Acre
    Alagoas
    Amapá
    Amazonas
    Bahia
    Ceará
    Distrito Federal
    Espírito Santo
    Goiás
    Maranhão
    Mato Grosso
    Mato Grosso do Sul
    Minas Gerais
    Pará
    Paraíba
    Paraná
    Pernambuco
    Piauí
    Rio de Janeiro
    Rio Grande do Norte
    Rio Grande do Sul
    Rondônia
    Roraima
    São Paulo
    Santa Catarina
    Sergipe
    Tocantins
    Geral

    Mais uma vez, foram as particulares que conquistaram os melhores resultados no exame. Das 20 melhores escolas, 15 são particulares e a maioria se concentra na Região Sudeste. Outras 6 mil escolas ficaram sem conceito porque tiveram número insuficiente de alunos participantes.

    Pelo segundo ano consecutivo, o campeão do Enem foi o Colégio São Bento, do Rio de Janeiro. A média total obtida pela escola - incluindo a prova objetiva e a redação com correção de participação - foi de 80,58 pontos, em uma escala que vai de 0 a 100. São 30 pontos a mais do que a média nacional divulgada em novembro pelo Inep. Administrado por padres beneditinos, o colégio só recebe alunos do sexo masculino. A mensalidade para o ensino médio varia de R$ 1.616 a R$ 1.752.

    Entre as escolas públicas, o melhor resultado ficou com o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais. A média obtida pelos alunos foi de 76,66 pontos, o terceiro melhor resultado no ranking geral. Com exceção do Colégio Helyos, de Feira de Santana (GO) e do Colégio WR, em Goiânia (GO), que ocupam respectivamente o quinto e o sexto lugar do ranking, todas as escolas que estão entre as dez melhores localizam-se na Região Sudeste.