Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Inverno do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO). Para o segundo semestre de 2009, são oferecidas 945 vagas em quinze cursos nas áreas de Saúde, Humanas e Sociais e Tecnologia. Entre as oportunidades, os candidatos podem optar pelas graduações em Administração, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia e Pedagogia.

 

A exemplo da seleção para o primeiro semestre, o Vestibular Tradicional — redação e questões objetivas — continuará sendo aplicado para o curso de Medicina. Os demais participam do Vestibular Diferenciado, com a análise do histórico escolar e redação.

 

Novidade desta edição do processo seletivo do UNIFESO, a isenção da taxa de inscrição beneficiará os candidatos que se inscreverem nos cursos do Vestibular Diferenciado até o dia 31 de maio.

 

As provas do Vestibular de Inverno acontecem no dia 5 de julho, domingo, às 9h, no Campus Sede do Centro Universitário, na Avenida Alberto Torres, 111, no Alto.

 

Medicina: aprendizagem significativa, problematizadora e com inserção na comunidade

Os interessados em disputar as 72 vagas oferecidas para o curso de Medicina do UNIFESO vão participar do Vestibular Tradicional que avalia os candidatos por meio do aproveitamento na redação e na prova objetiva com oitenta questões de múltipla escolha: português (língua e literatura, com ênfase na brasileira), física, química, matemática, biologia, geografia, história e língua estrangeira (inglês ou espanhol).

 

As inscrições podem ser feitas pelos sites www.feso.br ou www.access-selecao.com.br até o dia 19 de junho. O valor da taxa de inscrição para o curso de Medicina é R$ 230,00 (duzentos e trinta reais) e pode ser pago em qualquer agência bancária. No ato da inscrição, o candidato terá acesso ao manual contendo toda a regulamentação do processo seletivo e os programas, além do comprovante de inscrição. O cartão de informação estará disponível no dia 2 de julho, a partir das 20h, no site da Access Seleção.

 

O resultado do Vestibular de Inverno para o curso de Medicina começa a ser divulgado com a prova de redação, no dia 8 de julho, a partir das 20h, no site da Access; e no dia 9, no Campus Sede do UNIFESO. No dia 16 de julho, a partir das 20h, a lista com o resultado final vai ser disponibilizada na Internet, também no endereço www.access-selecao.com.br; e, no dia seguinte, 17 de julho, em listagem afixada no Campus Sede, a partir das 10h.

 

Considerado um dos mais inovadores do Brasil por especialistas em Educação Médica do Ministério da Educação, o projeto pedagógico do curso de Medicina do UNIFESO proporciona aos estudantes a aquisição de competências e habilidades desde o início da graduação, em laboratórios equipados com a mais moderna tecnologia educacional e em simulações, além da inserção precoce em cenários de prática como o Hospital Costantino Ottaviano (HCTCO) e as unidades básicas de saúde. Instalado no Campus Sede, o curso de Medicina do UNIFESO funciona em horário integral – manhã e tarde.

 

Vestibular Diferenciado: quatorze cursos de qualidade voltados para o mercado regional

Quem optar pelos outros cursos do UNIFESO – Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem e Odontologia (Campus Sede); Ciências Biológicas, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, e Pedagogia (Campus Quinta do Paraíso); e Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção e Matemática (Campus FESO Pro Arte) – terá de prestar o Vestibular Diferenciado, através da análise do histórico escolar e redação. A prova de redação será aprovatória e classificatória, com notas de 0 (zero) a 10 (dez), sendo 6 (seis) a mínima para aprovação.

 

Os interessados em participar do processo seletivo podem fazer sua inscrição no site www.feso.br, ou comparecer à Gerência de Comunicação Social do UNIFESO, no Campus Sede, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 19h, até o dia 2 de julho. No ato da inscrição, o candidato preenche a ficha, retira o boleto no valor de R$ 20,00 e efetua o pagamento da taxa em unidade bancária ou na tesouraria da FESO. Quem se inscrever até o dia 31 de maio é isento da taxa de inscrição

 

A divulgação oficial do resultado acontecerá no dia 15 de julho no site www.feso.br e no Campus Sede da instituição.

 

Novos cursos, novas oportunidades

O UNIFESO começou o ano letivo de 2009 com muitas novidades. Entre as principais, a implantação de novos cursos, já autorizados pelo Ministério da Educação, que atendem à demanda do dinâmico mercado de trabalho: Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Bacharelado e Licenciatura em Matemática e Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas.

 

Os cursos de Engenharia têm carga horária de 10 semestres letivos, com aulas ministradas à tarde e à noite. O de Engenharia de Produção tem ênfase na área de Petróleo e Gás, para atender a uma demanda regional, sobretudo, pelo elevado número de empregos que serão gerados nos próximos anos em Itaboraí e nos municípios de influência do COMPERJ/PETROBRÁS, inclusive Teresópolis. Além disso, o engenheiro de produção também tem como áreas de atuação segurança do trabalho, gestão de tecnologia, de produto e de produção industrial, sendo um profissional muito bem posicionado atualmente no mercado. Já o curso de Engenharia Ambiental, além das questões técnicas voltadas à preservação da flora, da fauna e dos recursos hídricos, tem uma abordagem que enfatiza as energias renováveis (solar, eólica, biocombustíveis, etc.), o que proporciona uma carreira promissora em tecnologias de ponta.

 

Os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática e em Ciências Biológicas são noturnos, com carga horária de seis semestres para a licenciatura e oito para o bacharelado. O curso de Ciências Biológicas oferece uma formação que não se restringe à sala de aula. Portanto, o estudante deve estar pronto para atuar no silêncio de um laboratório e na efervescência do trabalho de campo num grande centro urbano ou mesmo em lugares remotos. O curso prepara profissionais para trabalhar em instituições de pesquisa ou indústrias, bem como lecionar nos ensinos fundamental e médio.

 

Recepção aos pais dos candidatos

Paralelo ao Vestibular de Inverno, o UNIFESO vai promover a Recepção aos Pais dos Candidatos. Tradição na instituição, a atividade tem como objetivo proporcionar aos acompanhantes dos candidatos um momento de confraternização para amenizar a espera. Além disso, a recepção também é uma oportunidade para que os pais possam se familiarizar com o ambiente acadêmico, além de ficar por dentro da estrutura da instituição e dos cursos oferecidos.