Confira o resumo sobre tegumentos para revisar  matéria e preparar-se para o vestibular. São 12 tópicos muito importantes e resumidos sobre tegumentos parao vestibular e o Enem. Ao final do resumo você pode ainda conferir exercícios sobre tegumentos.

Sistema tegumentar é o sistema de proteção dos corpos dos seres vivos e engloba a pele, pêlos e unhas. Ele é composto por camadas como derme e epiderme (parte mais externa). Reveste todos os órgãos vivos e constitui barreira de proteção contra a entrada de micro-organismos no ser vivo. O tegumento humano, mais conhecido como pele, é formado por duas camadas distintas, firmemente unidas entre si: a epiderme e a derme.



1.Os invertebrados possuem a epiderme composta apenas por uma camada de células. Os vertebrados (peixes, anfíbios e répteis) encontramos a epiderme e derme e nas aves e mamíferos, encontramos, alé, da epiderme e derme, a hipoderme.

2.Nos peixes, a epiderme possui glândulas mucosas que produzem um muco glicoproteico. As escamas dos peixes ósseos são de origem dérmicas e dos peixes cartilaginosos, de origem dermo-epidérmicas.

3.Nos anfíbios, a epiderme apresenta-se com uma camada fina de queratina e com muitas glândulas mucosas, facilitando os processos de respiração cutânea. Algunas anfíbios possuem glândulas paratóides (glândulas de veneno) no dorso.

4.Nos répteis, o tegumento não possui glândulas e apresenta uma grossa camada de queratina em placas e escamas. Esta característica ajudou os répteis a conquistar o ambiente terrestre.

5.Nas aves, o tegumento apresenta: penas, glândula uropigeana (para a lubrificação das penas) e placas
córneas. As penas são importantes como isolante térmico. Possuem a terceira camada no tegumento, a hipoderme.

6.São anexos exclusivos dos mamíferos: glândulas mamárias, sudoríparas e sebáceas. Os pelos atuam como isolante térmico. Possuem a terceira camada de tegumento, a hipoderme.

7.Seres homeotermos- São aqueles que mantêm a temperatura do corpo constante mesmo com a alteração da temperatura do ambiente (aves e mamíferos). Heterotérmos ou pecilotérmos- São os animais que não conseguem manter a temperatura cosntante do corpo (todos os demais animais).

8.A epiderme da pele humana apresenta-se pluriestratificada (com várias camadas de células). A medida que as células vão sendo produzidas pelo estrato germinativo, as células mais velhas vão se projetando para a superfície do corpo e acumulando (queratina- proteína insolúvel e impermeável). A medida que morrem, vão constituindo a camada córnea. A função básica da epiderme é a proteção contra abalos mecânicos e evitar a perda de água do organismo. Na base da epiderme, encontramos células especiais, os melanócitos, que acumulam melanina, que é um pigmento que dá a cor da pele e nos protege contra a ação lesiva dos raios ultra-violetas.

9.A derme, localizada imediatamente sob a epiderme, é um tecido conjuntivo que contém fibras protéicas, vasos sanguíneoa, terminações nervosas, órgãos sensoriais e glândulas. As fibras de colágeno e elastina conferem resistência e elasticidade à pele.

10.O tecido subcutâneo ou hipoderme, localizado sob a pele, abaixo da derme, é formado de tecido conjuntivo frouxo, rico em fibras e gordura (células adiposas). Esta gordura funciona como isolante térmico e reserva de energia.

11.As principais funções do tegumento são: controlar a temperatura corporal, permitir a difusão de gases (respiração cutânea), proteção contra abalos mecânicos, atuar na excreção, receber estímulos do meio, identificação sexual e participar da nutrição (glândulas mamárias).

12.A manutenção da temperatuta corporal é um dos papeis desempenhados pelos vasos sanguíneos da derma. Quando a temperatura do corpo sobe, impulsos nervosos provocam dilatações dos vasos sanguíneos da derme (vasodilatação), com isso, maior quantidade de sangue passa a circular na pele, levando ao aumento da irradiação de calor para o meio, o que faz o corpo esfriar. Já quando a temperatura corporal diminui, os vasos sanguíneos da pele se contraem (vasoconstricção), com isso, menos sangue passa a circular na superfície do corpo, o que reduz a perda de calor..

Corpúsculos de Paccini

Captam especialmente estímulos vibráteis e táteis.São formados por uma fibra nervosa cuja porção terminal, amielínica, é envolta por várias camadas que correspondem a diversas células de sustentação. A camada terminal é capaz de captar a aplicação de pressão, que é transmitida para as outras camadas e enviada aos centros nervosos correspondentes.

Discos de Merkel

De sensibilidade tátil e de pressão. Uma fibra aferente costuma estar ramificada com vários discos terminais destas ramificações nervosas. Estes discos estão englobados em uma célula especializada, cuja superfície distal se fixa às células epidérmicas por um prolongamento de seu protoplasma. Assim, os movimentos de pressão e tração sobre epiderme desencadeam o estímulo.

Terminações nervosas livres

Sensíveis aos estímulos mecânicos, térmicos e especialmente aos dolorosos. São formadas por um axônio ramificado envolto por células de Schwann sendo, por sua vez, ambos envolvidos por uma membrana basal.

Na pele sem pêlo encontram-se, ainda, outros receptores específicos:

Corpúsculos de Meissner

Táteis. Estão nas saliências da pele sem pêlos (como nas partes mais altas das impressões digitais). São formados por um axônio mielínico, cujas ramificações terminais se entrelaçam com células acessórias.

Bulbos terminais de Krause

Receptores térmicos de frio. São formados por uma fibra nervosa cuja terminação possui forma de clava.Situam-se nas regiões limítrofes da pele com as membranas mucosas (por exemplo: ao redor dos lábios e dos genitais).