Um Enem mais difícil e com enunciados menores. Essas prometem ser as principais mudanças na prova deste ano, baseadas no simulado que o Sistema Anglo aplicou no último domingo, dia 7, em 140 cidades brasileiras. Segundo o professor de Biologia Sezar Sasson - que participou da elaboração das questões - a tendência é de que o exame cobre mais conteúdo e conhecimento do aluno.

"O nível de dificuldade da prova deve ficar entre o que era o Enem antigo e o que são os vestibulares tradicionais de São Paulo, por exemplo", avalia. As informações exigidas também não devem mais ser fornecidas por completo no enunciado das questões. Ou seja, o aluno precisará demonstrar domínio sobre aquilo que se pede.

Sezar diz, ainda, que o exame deverá continuar priorizando questões contextualizadas, interdisciplinares, e que exijam do aluno o domínio de linguagens - seja a textual ou a gráfica, exemplifica. Para ele, as "fórmulas" também não serão abolidas.

"O Enem propõe problemas que exigem o conhecimento de fórmulas para que eles sejam resolvidos. Não se cobra fórmula pura e simples, mas dentro de um contexto maior, que pode estar ligado ao cotidiano, por exemplo".

A prova também poderá trazer enunciados menores e com comandos mais diretos - tudo para não cansar os alunos, que terão que responder a 180 questões, em dois dias de exame - 3 e 4 de outubro.

Simulado
O simulado do Anglo foi feito por mais de 70 mil estudantes em dez Estados brasileiros. No Espírito
Santo, foi aplicado em Cachoeiro de Itapemirim e Venda Nova do Imigrante. A prova contou com 100 questões, sendo 25 de cada área de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Apesar de não ter sido elaborado com o número de questões sugerido pelo Ministério da Educação (MEC), o simulado foi feito com base nas informações fornecidas na matriz de habilidades do novo Enem - que vai nortear a elaboração das questões do exame.

A prova do Sistema Anglo e as questões resolvidas e comentadas pelos professores da rede podem ser acessadas no Blog do Vestibular, no portal do Gazeta Online.