O Enem pôde ser usado para emitir certificado de conclusão do ensino médio somente até 2016. No ano seguinte, com a reforma realizada pelo Ministério da Educação (MEC), essa facilidade deixou de ser oferecida.

Muita gente que estava se preparando para fazer o Exame Nacional de Ensino Médio com esse fim entrou em parafuso: e agora? Como obter esse documento tão importante para quem teve que sair da escola e agora precisa avançar na carreira?

A boa notícia é que a facilidade não deixou de existir. Ela apenas mudou de cara.

Veja a seguir o que fazer para obter o seu certificado de conclusão do ensino médio por meio de uma prova!


Como obter certificado de conclusão do ensino médio

Agora o certificado de conclusão do ensino médio pode ser obtido por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

É uma prova aplicada em todo o Brasil pelo próprio Ministério da Educação que avalia o grau de conhecimento do candidato e já era usada para emitir o certificado do ensino fundamental. A partir de 2017, passa servir para o ensino médio também.

Quem está interessado precisa ficar de olho no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para saber quando as inscrições estarão abertas, qual a documentação necessária e os requisitos para fazer o Exame.

Quem pode solicitar o certificado de conclusão do ensino médio pelo Encceja

Pode solicitar o certificado de conclusão do ensino médio pelo Encceja todo candidato com idade igual ou superior a 18 anos que não tenha terminado esse nível de escolaridade no tempo regulamentar.

Para conseguir o documento será preciso obter um desempenho mínimo em todas as áreas do conhecimento cobradas no Encceja. Os requisitos são definidos pelo MEC.

(Se você estiver matriculado no terceiro ano do ensino médio de uma escola regular, não precisa fazer o Encceja – ao passar em todas as disciplinas, já receberá o certificado!)

Validade do certificado de ensino médio emitido pelo Encceja

Quem consegue o certificado de conclusão do ensino médio pelo Encceja não tem com o que se preocupar. O documento tem a mesma validade dos diplomas emitidos pelas escolas comuns, com abrangência e aceitação em todo território nacional.

Com o certificado em mãos é possível:

• Concorrer a vagas em cursos técnicos
• Entrar em uma faculdade por meio de vestibular tradicional
• Participar de concursos públicos que exijam nível médio
• Concorrer a vagas de emprego que tenham este nível de escolaridade como requisito

Quem posteriormente fizer o Enem ganha vantagens extras, que incluem concorrer a vagas em universidades públicas pelo Sisu, disputar uma bolsa de estudos pelo ProUni, obter financiamento estudantil pelo FIES ou entrar direto em faculdades privadas com a nota do Exame.

Onde estudar com o certificado de conclusão do ensino médio

Depois de passada a etapa do ensino médio, é hora de tentar entrar no superior – esse é o passo mais seguro para quem busca crescimento profissional.

Separamos a seguir algumas sugestões para quem busca uma faculdade reconhecida e bem avaliada pelo MEC. Confira:

Universidade Estácio de Sá (UNESA)
Centro Universitário UNISEB (UNISEB-Estácio)
Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) 
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) 
Universidade de Franca (UNIFRAN) 
Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) 
Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) 
Centro Universitário do Distrito Federal (UDF)
Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais 
Faculdade Unime (UNIME) – na Bahia

Veja também:
Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade


Vai fazer o Encceja para obter o certificado de conclusão do ensino médio? Conte para a gente nos comentários!