As inscrições para o Enem (Exame Nacionaldo Ensino Médio) estão abertas desde ontem em todo o país. Neste ano,não são apenas os estudantes que buscam o ingresso na universidade quepodem fazer o exame.

A partir de 2009, o Enem também é uma opção paraas pessoas que não concluíram o ensino médio e que pretendem utilizar oexame como um passo para obter o diploma de conclusão dessa etapa dosestudos.

A alternativa é válida para qualquer pessoa que não concluiu o ensinomédio e tenha mais de 18 anos ou complete essa idade até a data daprimeira prova do Enem, no dia 3 de outubro. Não é necessário fazercursos supletivos para poder participar. A opção serve tanto para quemabandonou os estudos quanto para o aluno que cursa uma série atrasadaem relação a sua idade.

Vale lembrar que o uso do Enem não elimina os outros exames supletivosexistentes, entre eles o Encceja (Exame Nacional para Certificação deCompetências de Jovens e Adultos). A nota do exame vai variar de 60 a180. Para o candidato conseguir a conclusão do ensino médio seránecessário obter uma média igual ou superior a 100.

Os certificadospoderão ser emitidos pelos Estados ou pelo próprio Ministério daEducação.
Os candidatos podem se inscrever para o Enem até o dia 17 de julho, apenas pela internet (www.enem.inep.gov.br).
As provas serão realizadas em 3 e 4 de outubro.