Tipos de bolsa

* Há bolsas parciais (50%) e integrais (100%).

Chances

* A seleção normalmente é feita duas vezes por ano, uma paraingresso no primeiro semestre e outra para o segundo semestre. Quem seinscreveu para a segunda seleção de 2009, por exemplo, concorreu a umabolsa para o segundo semestre deste ano.

Quem pode participar

* A seleção de 2009 já está encerrada. Para concorrer a uma bolsa em2010, o estudante deve participar do Enem deste ano. Também é precisotirar uma nota mínima, que ainda será estabelecida pelo MEC.

* Para conseguir uma bolsa de 50% o estudante tem de apresentarrenda familiar por pessoa de até três salários mínimos (R$ 1.395). Jáas bolsas integrais exigem renda de até um salário mínimo e meio (R$697,50). Para calcular a renda familiar por pessoa basta somar a rendabruta de todos os que moram na casa e dividir o valor pelo número depessoas. Entram na conta: pais, padrasto, madrasta, marido, esposa,companheiros, filhos, enteados, irmãos e avós.

* É necessário, ainda, ter feito todo o ensino médio em escolapública ou ter estudado em colégio particular com bolsa integral.

Vagas especiais

* Professores de educação básica que trabalhem em escolas públicastambém podem concorrer a uma bolsa para cursos de licenciatura, NormalSuperior ou Pedagogia. Nesse caso, a renda familiar por pessoa não éconsiderada. A seleção é feita pelas notas no Enem.

Inscrições

* As inscrições devem ser feitas na página eletrônica do ProUni (portal.mec.gov.br/prouni/)

* O estudante escolhe o tipo de bolsa e até cinco opções de instituições, cursos, habilitações e turnos.

* Em seguida, o sistema classifica os estudantes de acordo com asopções e as notas do Enem. E oferece uma lista com os alunospré-selecionados.

* Ainda não há determinação de data para a próxima seleção, mas ela deve acontecer em janeiro de 2010.

Seleção

* Os alunos pré-selecionados pelo governo federal devem entregar àuniversidade para a qual foram chamados documentos comprovando queestudaram em escola pública e que apresentam a renda familiar exigida.

* Não é necessário fazer vestibular.

Fonte: Ministério da Educação.