Aulas num período, revisão no outro: rotina de vestibulando não é fácil. Mesmo com tantos compromissos, é impossível deixar a vida pessoal de lado. De repente você presta atenção numa tal pessoa ou conhece alguém na balada e quando se dá conta já está de rolo. Mas será que o namoro atrapalha a preparação para o vestiba? A discussão começou no blog Língua Solta, mas, como o tema é polêmico, a repórter Marcela Campos decidiu ir à sala de aula ver o que pensam os estudantes.

Namoro e vestibular: rolo na certa?

Não

"Acho que até ajuda, porque não temos tempo para sair e acaba batendo a carência. Meu namorado também está no terceiro ano e a gente tem meio que as mesmas atividades."
Giovanna Fylyk, 17 anos, terceiro ano.

"Namoro há cinco anos e minha namorada está no segundo ano. O namoro geralmente não atrapalha, a não ser quando brigamos, porque fico pensando nisso o dia inteiro. Por outro lado, ajuda a rer alguém com quem conversar."
Sascha Gengler Di Prospero, 17 anos, terceiro.

Sim

"No ano passado eu namorava e não passei. Ele também era vestibulando. Eu matava aula para ficar com ele. Terminamos porque ele achou que o namoro estava atrapalhando os estudos."
Maria Joana Cesae Moreira, 17 anos, cursinho.

"Com certeza atrapalha. A nossa prioridade tem de ser estudar e quando namoramos nós nos preocupamos com a outra pessoa. Minha namorada está na faculdade e quando tenho aula à tarde a gente se encontra para almoçar. Senão, nos vemos nos fins de semana."
Maurício Komnitski, 18 anos, cursinho.

DICA DO ESPECIALISTA

Pode dar certo, desde que haja equilíbrio

Para os psicólogos que trabalham com vestibulandos, é perfeitamente possível se dedicar aos estudos e ao mesmo tempo manter ao seu lado a pessoa de quem você gosta. O coordenador de atendimento ao aluno do Curso Positivo, Ivo Carraro, diz que o namoro pode até ajudar. “Uma das grandes questões que incomodam os jovens talvez nem seja o namoro, mas a ansiedade de ser aprovado. Então, o amor acaba até ajudando a dar segurança nessa caminhada”, diz.

Para que a combinação dê certo, ele explica que um precisa respeitar a individualidade do outro. E entender que o namoro vai ter de dividir espaço com o vestibular.

Luciana Albanese Valore, que coordena um projeto de orientação profissional da Universidade Federal do Paraná, garante que o aluno que está seguro do que quer consegue equilibrar estudos e vida afetiva. “Mas se a pessoa está fazendo vestibular por causa da pressão da família, o namoro pode virar um pretexto e ela direciona toda a sua energia para ele.”