NÃO-METAIS

5a7 elétrons naC, V.
VA, VIA e VIIA
Eletronegativo
Ganhar elétrons
Ânions

Dissociação

NaCl(s)Na+(aq) +Cl – (aq)

em H2O

LIGAÇÃO COVALENTE

As ligações covalentes, também denominadas moleculares, ocorrem somente entre átomos que tem tendência em receber elétrons.Isso quer dizer que as ligações covalentes entre átomos de não metais e semimetais. Nas ligações entre o hidrogênio(que também é não-metal) com outros não-metais,esse tende a receber um elétron e adquirir a configuração estável do Helio.

Assim a ligação covalente ocorre com o compartilhamento de pares eletrônicos pertencentes a átomos distintos.

Ligação Covalente

Elementos

Camada de valência

Quantidade de pares compartilhados

família VIIA

7 elétrons

1

família VIA

6 elétrons

2

famíliaVA

5 elétrons

3

família IVA

4 elétrons

4

hidrogênio

1elétron

1

  • Ligação Covalente dativa ou coordenada.

Existem compostos moleculares em que o numero de átomos presentes não podem ser explicados, considerados apenas as ligações covalentes comuns admite-se, então, que alguns elementos podem outras ligações.

A ligação covalente dativa ocorre quando um dos átomos já possui a estrutura estável (configuração dos gases nobres) e o outro necessita de um ou de mais pares de elétrons. Ocorre assim, um compartilhamento, de tal maneira que o par de elétrons ligantes seja proveniente de apenas um dos átomos da ligação.

ÁTOMO 1ÁTOMO 2

X :Y

Octeto completoprecisa receber 2 elétrons

Exemplo:

O oxigênio e o enxofre (família 6A) apresentam 6 elétrons no ultimo nível, faltando dois elétrons para a estabilidade.

O átomo estável de enxofre apresenta 2 pares de elétrons que não participam de ligações (pares de elétrons disponíveis), estes poderão ser “doados” através de ligação a outros átomos que necessitem de elétrons.A isto chamamos de ligação dativa ou coordenada.

  • Exceções ao octeto.

Atualmente, os químicos têm conhecimento da existência de muitas moléculas que não obedecem a regra do octeto. Berílio (Be) e boro (Bo) aparecem em algumas moléculas com octeto completo. Apesar de pertencerem a famílias que tendem a formar cátion em ligação iônica eles fazem ligações covalentes. O Be é encontrado com 4 elétrons na valência e B com 6.

Duas outras exceções ao octeto são alguns compostos de enxofre e fósforo nos quais aparecem com mis de 8 elétrons na camada de valência.

Três exceções a regra são os compostos NO, NO2 e ClO2 comnumero impar de elétrons na camada de valência.

  • Propriedades dos compostos covalentes

As substancias covalentes podem ser sólidas (I2, S8, P4), liquidas (Br2, H2O, H2SO4) ou gasosas (Cl2, O2, N2, H2). Em relação a dureza são considerados moles.

Apresentam baixo ponto de fusão e ebulição. Em geral são solúveis em solventes polares e insolúveis em solvente apolares. Não conduzem corrente elétrica mesmo liquefeitos.