Tentar relaxar. Essa é a palavra de ordem para os estudantes que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A três dias do início das provas, marcado para os próximos sábado e domingo, educadores são unânimes em afirmar que o momento é para o estudante descansar ou, no máximo, fazer uma revisão do conteúdo já estudado.

``O aluno precisa estar tranquilo para colocar em prática tudo o que aprendeu ao longos dos anos de estudo``, afirma o coordenador do 3° ano, Tadeu Castelo Branco.

O Enem ainda não soma pontos para o vestibular da Universidade Federal do Ceará (UFC), mesmo assim, mais de 133 mil estudantes cearenses se inscreveram. Acréscimo de 20% em relação ao número de inscritos no ano passado, que registrou 110.578. Até o fim de outubro a UFC deve se posicionar sobre a adoção do Enem como única forma de avaliação para o ingresso na instituição.

A estudante Hortência Ribeiro, 17, não vai esperar pela decisão da UFC para se garantir na prova. ``A Univer Enem na primeira fase, por isso estou estudando muito para conseguir uma boa pontuação``, conta. A pré-vestibulanda Sara Santos Cardoso, 17, passa em média 7 horas por dia estudando e diz que só vai parar na sexta-feira.

``O Enem requer uma visão mais abrangente sobre a matéria. Não adianta a decoreba, tem que estar atualizado sobre tudo``, diferencia. O professor de Atualidades Olavo Colares concorda. ``As mudanças no Enem serviram para eliminar o bizu, a decoreba. Não adianta saber apenas a fórmula, o aluno precisa compreender o assunto para se dar bem``, avisa.

Provas
Neste ano, o Enem contará com dois dias de prova. Em Fortaleza, são mais de 60 locais disponíveis para a realização do Exame. O estudante deve receber a confirmação do local pelo Correio, por mensagem via celular ou pelo site www.enem.inep.gov.br até sexta-feira. No sábado, das 13 horas às 17h30min, os estudantes terão que responder 90 questões de múltipla escolha sobre Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No dia seguinte, das 13 horas às 18h30min, serão mais 90 questões tratando sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias, além da Redação.

Para a estudante Renata Félix, 17, uma verdadeira maratona que requer muito preparo físico e mental. ``O Exame é muito cansativo porque as questões costumam ter um enunciado extenso``, afirma. Uma das estratégias do estudante Roberto Osterno, 17, para vencer essa ``batalha`` é ver primeiro as opções e só depois ler a pergunta. ``Assim, a gente não se perde no enunciado e ganha mais tempo``, revela. A professora de Língua Portuguesa, Josy Oliveira, atenta que o estudante poderá optar ou não em adotar as novas regras gramaticais. ``O aluno não será penalizado na redação se escolher a regra gramatical antiga. O importante é escrever corretamente e coerentemente``, diz.

SERVIÇO
Exame Nacional de Ensino Médio - Enem
Sábado (3/10), das 13 horas às 17h30min - Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Domingo (4/10), das 13 horas às 18h30min - Prova II: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Matemática e suas Tecnologias.


DICAS

-Eles são campeões em olimpíadas estudantis e estão acostumados a passar por intensas maratonas de provas. Pedro Sabino, 19, foi o primeiro lugar na Olimpíada Brasileira de Biologia e já participou de competições no Japão e na Índia. Paulo Henrique Silva, 18, foi medalha de bronze na Olimpíada Ibero-americana de Biologia. Os dois também vão fazer as provas do Enem, mas acreditam que a experiência por participar de olimpíadas pode ajudar. Eles toparam dar algumas dicas.

-Aproveite os últimos dias que antecedem as provas para revisar os assuntos que tem mais dificuldade.

-Não adianta ler livros na véspera.

-Aproveite os dias da prova para relaxar. Estudar no sábado e domingo só vai deixar você mais cansado e tenso

-Mesmo que você ache que não vai sentir fome ou sede, leve uma garrafa
de água mineral, barras de cereal e chocolate.

-Estabeleça uma estratégia pessoal para responder as questões.

-Ao receber a prova, respire fundo e folheie toda a prova para aliviar o nervosismo.

-Comece a responder as questões pela disciplina que v ocê tem mais facilidade.

-Não fique horas na mesma questão.

-Se você não souber responder a questão passe imediatamente para a outra.

-Para não ter perigo de errar o gabarito, marque primeiro de lápis para só depois passar a caneta por cima.


FIQUE ATENTO

- Educadores apontam assuntos que devem receber atenção na revisão do conteúdo

1. Física - a matéria deve ser vista como fenômeno e não pode ser reduzida apenas como uma reunião de fórmulas.

2. Biologia - temas que envolvem o meio ambiente, a ecologia e a genética

3. Química - destaque para a química do dia-a-dia.

4. Geografia - temas que envolvem o consumo de água no planeta, os grandes centros urbanos e o lixo.

5. História - temas sobre as revoluções de emancipação do Brasil, a influencia cultural e movimentos culturais, como Woodstock e os trabalhos de Ary Barroso.

6. Sociologia - reflexões sobre a criminalidade, a desigualdade social e o sistema de cotas.

7. Filosofia - reflexões sobre o existencialismo e o pensamento pós Segunda Guerra Mundial.

8. Matemática - a matéria aplicada de forma contextualizada, com a interpretação de gráficos, probabilidades e estatísticas.

9. Português - temas que tratam sobre a literatura brasileira, arte e interpretação de textos.

10. Redação - o texto dissertativo-argumentativo requer que o escritor esteja atualizado com assuntos contemporâneos.