É comum e até normal, que ao se aproximar o dia do exame de admissão à universidade, você se sinta ansioso(a). Pra que essa ansiedade não se transforme em angústia, sugiro que você:

 

1. Estabeleça um programa de leitura.

Enquanto lê, você não percebe, mas sua mente está organizando as informações e reeditando as antigas. Por isso, leia jornais, revistas, livros. Não é ler muito, num dia  que conta, mas ler sempre.

 

2. Estude em grupo.

Algumas pessoas não se sentem motivadas para estudar sozinhas. Uma boa estratégia é formar um grupo de estudos. Junte-se para estudar com pessoas que estão comprometidas com os estudos. Assim, um ajudando o outro, será mais fácil aprender.

 

3. Comece pelas matérias mais fáceis.

Ao estudar, sozinho ou em grupo, comece pelas matérias que parecem ser mais fáceis pra você. Mas não se esqueça de estudar àquelas que você considera mais difíceis. Para ter sucesso no vestibular, é preciso superar obstáculos.

 

4. Conte com seus professores.

Se você está cursando o terceiro ano do Ensino Médio e/ou Cursinho, aproxime-se de seus professores. Explore essa fonte de conhecimento. Raramente um professor se recusará a ajudar um aluno interessado em aprender.

 

5. Cuide da saúde.

O preparo para o vestibular requer boa saúde. Se sua saúde estiver debilitada, terá maior dificuldade em se concentrar e resolver as provas. Por isso, sugiro cuidado com à  alimentação, evite ingerir álcool e/ou qualquer tipo de estimulante e pratique exercícios físicos. Lembre-se do ditado: “Mente sã, em corpo são”.

 

6. Durma. 

Tem gente que, de tão ansioso(a), não consegue dormir. Para conseguir um sono tranqüilo cultive bons pensamentos durante o dia, fale coisas boas, seja otimista, confie em si. À noite, faça uma refeição leve, ouça uma música tranqüila, acalme-se. Assim, não será difícil dormir.

 

7. Conte com  Deus.

A Bíblia afirma que Deus ouve a oração do aflito, do cansado, do necessitado. Jesus disse: “Se vocês pedirem alguma coisa em meu nome, eu farei” S. João 14:13. Por que, então, não pedir que Ele abençoe seus esforços para ser aprovado no vestibular?

 

E, se tudo der errado? Se você não for aprovado?

 

Tente outra vez!