Para o ano de 2008, as mensalidades são:

Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda -
R$ 846,62

Rádio e TV -
R$ 1.092,22

Saiba como funciona o programa de bolsas da Cásper, que além da filantropia possibilita oportunidades de estágios

A Cásper Líbero tem sistema próprio de bolsas de estudos filantrópicas, monitorias e estágios internos para seus alunos. Atualmente, esse programa atende a 800 casperianos – quase 1/3 do total de 2.440 matriculados. São três os tipos possíveis de bolsas.

A bolsa-benefício é para aquele aluno que tem bom desempenho acadêmico e carência financeira. Estudantes do 1° ano concorrem entre si por bolsas de 25%, validas somente para o 2° semestre letivo (agosto-dezembro). Já 2°, 3° e 4° anistas podem obter bolsas anuais que variam de 25% a 70%. Para concessão do benefício é realizada uma análise do currículo acadêmico, ficando vetado o aluno com baixo rendimento ou repetência em qualquer disciplina do curso. É feito também um minucioso levantamento socioeconômico a partir de documentos que comprovem a renda e a despesa familiar.

“Bolsa [filantrópica] não é prêmio. Bolsa é um beneficio para subsidiar a família que tem dificuldade em manter o aluno na faculdade. É essa a característica da bolsa. Muitas faculdades adotam o sistema de prêmio, fazem concurso de bolsa. Nós não adotamos esse critério. Eu pessoalmente não acho esse sistema interessante, porque privilegia aquele já é privilegiado, pois muitas vezes o aluno melhor preparado [para o vestibular] veio de uma escola particular, ou seja, a família investiu mais [recursos financeiro] nele”, afirma Maximino Antônio Boschi, presidente da Comissão de Bolsas de Estudos.

As bolsas-estágio possibilitam aos alunos atuarem em suas áreas profissionais nas unidades que compõem a Fundação Cásper Líbero (Rádios Gazeta AM e FM, TV Gazeta, Gazetaesportiva.Net, Faculdade Cásper Líbero). Os estágios garantem bolsa de 100%. O preenchimento de vagas segue apenas os critérios (dinâmica em grupo, testes, entrevistas, etc.) estabelecidos pelo departamento de Recursos Humanos da Fundação.As Bolsas-monitoria seguem o mesmo esquema de seleção. A diferença fica por conta da atividade profissional do aluno, que trabalha exclusivamente em um dos laboratórios da Faculdade ou nas coordenadorias dos cursos.

A Cásper também mantém convênio com o FIES (Financiamento Estudantil), programa do Governo Federal que financia até 70% da mensalidade para estudantes do 2°, 3° e 4° anos, os quais dispõem de condições diferenciadas para pagamento do empréstimo a Caixa Econômica Federal.