O Ministério da Educação divulgou ontem as notas do Exame Nacional deEnsino Médio (Enem). Mais de 2,5 milhões de candidatos fizeram asprovas no Brasil e podem usar a nota em busca de vagas em universidades.

Nosite www.enem.inep.gov.br é possível acessar os desempenhos individuaisnas provas. Em Santa Catarina, são oferecidas 1.112 vagas paraestudantes com a seleção baseada no Enem. Destas, 212 são do InstitutoFederal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense e InstitutoFederal de Educação, Ciência e Tecnologia de SC, que totalizam 28cursos em 10 sedes. Elas são acessadas pelo Sistema de SeleçãoUnificada (SiSU), em que o vestibular é substituído por uma inscriçãofeita via internet.

As outras 900 vagas são da UniversidadeFederal da Fronteira Sul (UFFS). A instituição não realizará concursovestibular e as notas do Enem serão o único critério. Essas notas serãobonificadas para candidatos que tiverem cursado o ensino médio emescolas públicas.

A cada ano que houver estudado nessesestabelecimentos, seu desempenho será acrescido em 10% do obtido naprova, até o máximo de 30%. O período de inscrição vai até o dia 31,pela internet, na página da UFFS: http://www.uffs.edu.br .

AUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC) não reservou vagas, masusará o resultado do Enem para ponderar a nota para aqueles que optarampor isso na inscrição do vestibular. Para estes, 80% da notacorresponde ao desempenho no vestibular e 20% às questões objetivas noEnem: a única redação levada em conta será a do vestibular. Mas, se oEnem baixar a nota do candidato, será desconsiderado. As vagas quesobrarem serão preenchidas de acordo com o Enem.

No processo deseleção pelo SiSU, se o candidato não se classificar na primeiratentativa, tem duas outras em que contará com as vagas que ainda nãotenham sido ocupadas. Ele pode também conferir no sitewww.sisu.meg.gov.br se a nota é suficiente para entrar nos cursos dosinstitutos federais de educação, ciência e tecnologia.

Se não for, ele pode trocar de opção antes do prazopara cadastramento; o desempenho mínimo para cada curso eestabelecimento será recalculado todo dia pelos computadores dosistema. Ao colocar o número de inscrição e senha na página do SiSU, anota no Enem será exibida automaticamente.