O Ministério daEducação divulgou hoje (28) as notas do Exame Nacional do Ensino Médio(Enem). Para saber se foi bem ou mal, o estudante  precisa comparar seusresultados em uma escala que varia em cada uma das provas. Essaescala é composta a partir da nota mais baixa e a mais alta em cadaum dos testes (ciências da natureza, humanas, linguagens ematemática). Não existe um mínimo e um máximo pré-fixado, comoem uma escala que vai de 0 a 1000.

A nota do Enem não éuma simples soma de acertos ou erros de cada candidato. A médiaobtida depende, além do número de questões respondidascorretamente, da dificuldade das questões que se acerta ou se erra. Seum item teve menos acertos por parte da maioria dos estudantes, elepassa a ter maior peso no cálculo da média. Com isso, pessoas queacertam o mesmo número absoluto de itens podemobter médias diferentes.

Na escala construídapelo Inep, a nota 500 representa a média obtida por aqueles que concluíram o ensino médio em 2009 – com exceção dos egressos(que no passado já havia concluído o ensino médio) e dos "treineiros" (alunos que ainda não concluíram).

Quanto mais distante de 500 for a nota doestudante, para cima, melhor foi o desempenho dele em relação àmédia dos participantes. E quanto mais distante de 500 for a nota,para baixo, significa que esse candidato foi pior em relação àmaioria.

No Enem 2009, a escalapara a prova de ciências da natureza ficou entre 263,3 e 903,2. Issosignifica que essas foram, respectivamente, a menor e a maior nota alcançada pelos participantes. Na provaciências humanas, as notas variaram entre 300 e 887. Em linguagens,a menor nota observada foi 224,3 e a maior, 835,6. No caso dematemática, as notas foram de 345,9 a 985,1.

No caso da redação, a correção utiliza a mesma metodologia dos anosanteriores: a nota do aluno pode variar numa escala de zero a 1000. Amédia em 2009 foi 601,5.

A metodologia adotadapelo o Inep para o novo Enem foi a Teoria de Resposta ao Item (TRI),cujo objetivo é medir o conhecimento a partir do comportamentoobservado nas provas. “Uma nota mede o percentual de erros ou deacertos. Na TRI queremos saber qual é a proeficiência do aluno, ouseja, o que ele conhece. Do ponto de vista conceitual, o grande saltodo Enem que a gente está migrando para uma escala que mede oconhecimento”, explica o presidente do Inep, Joaquim Soares Neto.



Menor nota

Maior nota

Ciências da natureza

263,3

903,2

Ciências humanas

300

887

Linguagens e códigos

224,3

835,6

Matemática

345,9

985,1

Fonte: Inep/MEC