Desdeo início da comercialização dos alimentos diet, a maioria dosconsumidores associaram esses produtos como sendo de baixo valorcalórico e, conseqüentemente, permitidos para as pessoas que precisamou desejam perder os quilos extras. Depois, vieram os light e aconfusão se formou.

Diabéticos, hipertensos, pessoas com nível de colesterol alto ou comexcesso de peso podem consumir o mesmo alimento diet ou light? Pão erefrigerante light ou diet, sal light, margarina light, chocolate diet.Diet e light virou “sobrenome” de diversos alimentos mas, o que osdiferenciam?

As diferenças entre produtos Light e Diet

Alimento Diet

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o termo diet pode ser usados em dois tipos de alimentos:

1. Nos alimentos para dietas com restrição de nutrientes (carboidratos, gorduras, proteínas, sódio);

2. Nos alimentos para dietas com ingestão controlada de alimentos (para controle de peso ou de açúcares).
Mas, o que quer dizer ingestão controlada ou restrição de nutrientes?

Os alimentos para dietas controladas não podem ter a adição denutriente. Assim, alimentos para ingestão controlada de açúcar não podehaver inclusão desse nutriente sendo permitida a existência do açúcarnatural do alimento como, por exemplo, a geléia diet que tem comoaçúcar natural a frutose.

Os alimentos restritos em carboidratos (pão, chocolate, bala diet)ou gorduras (iogurte desnatado 0% de gordura) podem conter, no máximo,a adição de 0,5 gramas do nutriente por 100 gramas ou 100 mL doproduto. Já, os alimentos restritos em proteínas devem ser isentosdesse nutriente. Como, a quantidade permitida nos alimentos comrestrição de carboidratos e gorduras é muito pequena, é comum adefinição de alimento diet sendo o produto isento de um nutrienteespecífico.

É importante que fique claro que nem todos os alimentos dietapresentam diminuição significativa na quantidade de calorias e,portanto, devem ser evitados pelas pessoas que querem emagrecer. Umexemplo clássico, é o chocolate diet que apresenta teor calóricopróximo do chocolate normal. O chocolate diet é indicado para aspessoas diabéticas pois, é isento (restrito) em açúcar (carboidrato),mas, não para as que desejam reduzir de peso, já que no chocolate diethá uma maior adição de gordura o que faz com que o seu valor calóricose aproxime do chocolate normal. Por outro lado, com a retirada de umnutriente, o alimento pode vir a apresentar uma diminuição de caloriasmas, nesse caso, é preciso verificar se a redução justifica asubstituição do alimento convencional pelo diet.
Alimento Light

A definição de alimento light deve ser empregada nos produtos queapresentem redução mínima de 25% em determinado nutriente ou caloriascomparado com o alimento convencional. Para que ocorra a redução decalorias é necessário que haja a diminuição no teor de algum nutrienteenergético (carboidrato, gordura e proteína). Assim, a redução de umnutriente não energético, por exemplo, sódio (sal light) não interferena quantidade de calorias do alimento.

Dessa maneira, a primeira diferença entre o alimento diet e lightestá na quantidade permitida de nutriente. Enquanto que o diet precisaser isento, o light deve apresentar uma diminuição mínima de 25% denutrientes ou calorias em relação ao alimento convencional. A segundadiferença, é conseqüência da primeira: o alimento light não é,necessariamente, indicado para pessoas que apresentem algum tipo dedoença (diabetes, colesterol elevado, celíacos, fenilcetonúricos). Se,o alimento light apresentar eliminação do nutriente, por exemplo,açúcar (refrigerante light), poderá ser consumido pelos diabéticos.

Além disso, a quantidade do alimento consumido não deve seraumentada por se tratar de um alimento que apresenta baixas calorias.Freqüentemente, ocorre o erro que ingerir o dobro do habitual por serum alimento diet ou light mas, dificilmente, há a redução de 50% dascalorias nesses alimentos.

Confusão é fácil de acontecer, por isso, ler os rótulos dos produtoslight e diet e compará-los com o alimento convencional é importantepara verificar se eles atendem as suas necessidades. Fique sempreatento na hora da compra pois, como esses alimentos são mais caros doque os convencionais, você poderá estar gastando mais por um alimentoque não precisa ser substituído.

O que são produtos diet?

Muitas pessoas acreditam que um produto diet é aquele que não contémcalorias, mas isso não é verdadeiro. Na realidade, produtos diet sãoaqueles nos quais há a eliminação de um ou mais ingredientes da fórmulaoriginal.

Desta forma, um alimento diet é aquele no qual não há ou açúcares,ou gorduras, ou sódio, ou proteínas, ou algum outro ingrediente. Porisso, uma alimento diet não significa necessariamente que tenha menoscalorias. Um caso clássico é o do alguns chocolates diet que, apesar deserem restritos de açúcar, têm praticamente a mesma quantidade decalorias do chocolate normal uma vez que possuem mais gorduras.

Os alimentos diet são indicados para pessoas que tenham restrição deconsumo de algum ingrediente, como os diabéticos que não podem ingeriraçúcar, e os hipertensos que não devem consumir muito sal.
Produtos light

O que são produtos light?

Eles têm menos calorias que os diet? A resposta é: depende. Enquantonos alimentos diet há a eliminação de um ingrediente, nos light háredução mínima de 25%. Porém, isso não significa que um alimento lighttenha mais calorias que o diet, já que depende de qual substância tevesua quantidade reduzida. Ou seja, para que um produto light ou diettenha menos calorias, é preciso que haja redução de um ingredientecalórico como carboidrato, gordura ou proteína e não de substânciascomo sódio (sal light).

Outra diferença importante é que os produtos light não sãonecessariamente indicados para pessoas com alguma doença, como porexemplo diabetes, a menos que haja a eliminação de um ingrediente. Nocaso da Coca-coca light, ela poderia ser consumida por diabéticos jáque há eliminação de açúcares. Na realidade, a Coca-Cola light tambémpoderia ser classificada como diet, uma vez que é livre de açúcares.

Caso o seu objetivo seja emagrecer, leia com atenção os rótulos dosalimentos e compare a quantidade de calorias dos produtos light e dietcom os convencionais.

Produtos Dietéticos

O fato do produto ser diet ou light não significa que estão isentosde calorias e, consequentemente, poderiam ser consumidos sem restrições.

Os produtos dietéticos não levam açúcar na composição. Isso querdizer, apenas, que o consumo desses produtos está liberado para pessoasque seguem uma dieta com restrição à ingestão de açúcar, e não queesses produtos não possuem calorias ou não engordam.

Nesses produtos, o açúcar é substituído por outra substância que dáo sabor doce ao alimento. Apesar de não fazerem mal ao diabético, essassubstâncias contém calorias.

O sorbitol, por exemplo, que é uma das substâncias mais usadas emprodutos dietéticos, tem 2,4 calorias por grama, cerca de 60% dascalorias do açúcar de cana comum.

Quando um produto tiver redução expressiva de pelo menos um dosingredientes encontrados na fórmula original, poderá ser consideradolight. Estes produtos possuem, portanto, menos calorias do que osconvencionais, o que não significa que não contém calorias.

Os próprios fabricantes, de certa forma, induzem as pessoas ao erroao estamparem nos rótulos de seus alimentos as palavras diet, light esugar free. Esses produtos são, realmente, bons aliados em dietas, masnão podem ser consumidos em excesso.

Quem consome estes produtos está, de fato, consumindo menos caloriaspor unidade do produto. Mas é claro que, quanto maior for o consumodesses produtos, maior será a ingestão de calorias. Por exemplo, 2fatias de pão diet possuem 120 calorias, o mesmo que um pão de queijogrande; 3 bolas de sorvete napolitano diet possuem 160 calorias, omesmo que um brigadeiro mais uma fatia de pudim de chocolate; 2embalagens de Halls diet também possuem 160 calorias, tanto quanto umprato de sobremesa de espaguete com molho ao sugo; 100g de biscoitodoce diet possuem tantas calorias quanto uma fatia de pizza demussarela mais um picolé de limão (360 calorias) e uma barra de 100g dechocolate ao leite diet possui 550 calorias, o equivalente a umchocolate Diamante Negro (30g) mais um pastel de queijo e uma Coca-Cola.

Portanto, é preciso prestar mais atenção nos rótulos das embalagenspara descobrir realmente a quantidade de calorias que cada produtocontem, pois só isso poderá indicar em que quantidade eles podem serconsumidos.
Alimentos Dietéticos


Light

São aqueles com redução de calorias na sua composição em relação ao alimento original (menos gordura ou açúcar).
Diet

São os alimentos destinados a dietas com restrição de nutrientes e devem ser exclusivamente empregados para controle de peso.

O sucesso desses alimentos tem levado ao uso indiscriminado, tantopor quem quer emagrecer quanto pelos diabéticos, gerando uma série deconfusões em tomo do tema Considerados bonitos, gostosos e“politicamente correto?, os alimentos na versão diet ou light ganharamcorredores inteiros nos supermercados e mais espaço nos armários dosconsumidores. E possível encontrar de tudo: macarrão, chocolate,biscoitos, bolos, pães etc.

Para quem não quer engordar ou precisa perder peso é bom lembrar queos alimentos chamados diet podem ajudar mas, sozinhos, não fazemmágicas. Algumas pessoas passaram a adotá-los como alimentosmilagrosos. que não engordam ou, ainda, que emagrecem. Na verdade, diet(segundo Portaria n0 41, de 12105/95, regulamentada pelo Ministério daSaúde) é uma palavra que caracteriza quaisquer alimentos que tenhamredução de 40% de calorias (e Light. 25%). seja em forma de proteínas.carboidratos ou gorduras. Assim, nem todo produto diet énecessariamente um alimento sem açúcar