ARTES

A prova de artes terá como objetivo avaliar os conhecimentos básicos do candidato no que se referem às artes visuais/plásticas, as músicas, as artes cênicas, a arquitetura e ao cinema. O candidato deverá demonstrar capacidade de relacionar tais expressões artísticas com os diversos contextos históricos, socioculturais e políticos envolventes.

1. Definições de arte e suas funções ao longo da História.
2. As expressões artísticas no Mundo Antigo e Medieval.
3. As expressões artísticas na Época do Renascimento.
4. As expressões artísticas do Barroco ao Século XIX.
5. Arte Moderna: do Impressionismo à Arte Computacional.
6. Os Movimentos de Vanguardas no Brasil: do Modernismo aos dias atuais.
7. O cinema no Brasil: da Chanchada aos dias atuais.
8. A música popular e seus estilos na história do Brasil contemporâneo.
9. Arte e Mídia: Indústria Cultural e Meios de Comunicação.

BIOLOGIA

1. Biologia Celular
1.1 Composição química das células: água, sais mineiras, carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucléicos.
1.2 Estrutura, composição química e função dos seguintes componentes celulares: membrana plasmática, glicocálix, parede celular; citoesqueleto; centríolos; cílios e flagelos; retículo endoplasmático liso e rugoso, ribossomos; complexo golgiense; mitocôndrias; lisossomos; vacúolos, plastos e núcleo (envoltório nuclear, cromatina e nucléolos).
1.3 Ciclo celular: interfase e mitose.
1.4 Meiose e reprodução sexuada.
1.5 Diferenciação celular.

2. Diversidade dos Seres Vivos
2.1 Regras de nomenclatura e classificação.
2.2 Caracterização de vírus, de moneras, de protistas, de fungos, de plantas e de animais.
2.3 Morfologia e fisiologia animal: revestimento, sustentação e locomoção; nutrição; circulação; respiração; excreção; coordenação nervosa e hormonal; órgãos sensoriais; reprodução e desenvolvimento.
2.4 Morfologia, sistemática e fisiologia vegetal: morfologia externa dos órgãos vegetativos e reprodutivos; tecidos vegetais; morfologia interna dos órgãos vegetativos; morfologia, reprodução, sistemática e ciclos de vida de algas e de fungos; caracterização, reprodução, sistemática e ciclos de vida de briófitas, de pteridófitas, de gimnospermas e de angiospermas; processos energéticos (fermentação, fotossíntese e respiração); a célula vegetal e as trocas com o meio; processos de absorção e de transporte de substâncias orgânicas e inorgânicas; transpiração e gutação; crescimento e desenvolvimento.

3. Genética e Evolução
3.1 Leis mendelianas.
3.2 Alelos múltiplos e genética dos grupos sanguíneos (ABO, Rh e MN).
3.3 Interações gênicas, noções de herança quantitativa.
3.4 Variações da expressão gênica: pleiotropia, penetrância e expressividade.
3.5 Natureza do material genético e mutação: estrutura dos ácidos nucléicos (DNA e RNA); código genético; síntese de proteínas; mutação e agentes mutagênicos.
3.6 Teoria cromossômica da herança: genes, cromossomos, genes ligados, mapas genéticos e recombinação; determinação genética do sexo e herança ligada ao sexo; cariótipo humano e noções das principais aberrações cromossômicas.
3.7 Evolução e genética de populações: origem da vida; teorias lamarckista, darwinista e sintética; fatores evolutivos e princípio de Hardy-Weinberg; mecanismos de evolução (isolamento e especiação).
3.8 Engenharia Genética.

4. Ecologia
4.1 Os seres vivos e o ambiente: indivíduos e espécies; produtores, consumidores e decompositores; tolerância a fatores físicos e químicos.
4.2 Populações: densidade; dinâmica de populações; padrões de crescimento das populações; oscilações e flutuações; população humana; demografia; crescimento e causas.
4.3 Comunidades: riqueza e diversidade; relações ecológicas; relações inter e intra-específicas (competição, herbivoria, predação, parasitismo, comensalismo e mutualismo); dinâmica de comunidades e sucessão.
4.4 Ecossistemas: habitat e nicho ecológico; cadeias e teias alimentares; equilíbrio dos ecossistemas; fluxo de energia e de matéria; pirâmides ecológicas; produtividade; ciclos biogeoquímicos (água, carbono, oxigênio, nitrogênio e fósforo); os grandes ecossistemas terrestres e aquáticos; os ecossistemas brasileiros.
4.5 O ser humano e os fatores de desequilíbrio ambiental: conservação e degradação ambiental; poluição do ar, da água e do solo; concentração de poluentes ao longo de cadeias alimentares; alteração das comunidades bióticas; introdução e extinção de espécies.

5. Noções Elementares de Saúde
5.1 Conceitos: saúde-doença.
5.2 Nutrição: necessidades alimentares.
5.3 A dinâmica das doenças infecciosas: epidemia-endemia.
5.4 Doenças parasitárias no homem: viroses, protozoonoses e verminoses.
5.5 A saúde e o consumo de drogas.
5.6 Principais doenças sexualmente transmissíveis.

EDUCAÇÃO FÍSICA

1. Aspectos socioculturais na educação física
1.1 Dimensões histórico-sociais e políticas da educação física e de suas manifestações corporais (jogos, danças, esportes, ginásticas e lutas).
1.2 Educação física e suas relações com lazer e tempo livre.
1.3 Corpo, manifestações corporais e mídia.
1.4 A educação física frente à diversidade étnico-racial, de gênero e de pessoas com necessidades especiais.

2. Educação física e cultura corporal
2.1 Esportes individuais e coletivos: aspectos históricos, sociológicos e técnico-táticos.
2.2 As manifestações ginásticas na atualidade: expressão artístico-cultural e técnica, características e desportivização.
2.3 Dança e educação física: manifestações dançantes e suas relações com arte, estética e educação.
2.4 As lutas na educação física: aspectos culturais e desportivos.
2.5 Relações entre jogo, brincadeira, brinquedo e ludicidade na sociedade capitalista.

3. Atividade física e saúde
3.1 Padrões de beleza, saúde e performance: estética, substâncias químicas e doenças psicossomáticas.
3.2 Potencialidades e limites da relação entre atividade física, exercício físico, aptidão física e saúde.
3.3 Adaptações e ajustes anatomofisiológicos do exercício e da atividade física.
3.4 Hábitos saudáveis e qualidade de vida: atividade física e nutrição.

FILOSOFIA

1. Filosofia e Cultura
1.1 A estrutura da Ética
1.1.1 Virtude e Felicidade na antiguidade clássica.
1.1.2 Contextualismo e Universalismo.
1.1.3 Escravidão e Democracia.
1.2 Teologia
1.2.1 Fé e Razão.
1.2.2 As provas da existência de Deus.
1.2.3 Filosofia Muçulmana e Cristã.
1.3 Política
1.3.1 A fundação do Estado de Direito.
1.3.2 Socialismo e Liberalismo.
1.3.3 Pluralismo e Totalitarismo.
1.4 Modernidade e Secularização
1.4.1 Esfera pública e Esfera privada.
1.4.2 Iluminismo.
1.4.3 Individualismo e Cidadania.
1.5 Estética
1.5.1 O Belo e a Obra de arte.
1.5.2 Apolíneo e Dionisíaco.
1.5.3 Indústria Cultural.

2. Filosofia, Razão e Linguagem
2.1 Lógica
2.1.1 Indução.
2.1.2 Dedução.
2.1.3 Argumentação.
2.2 O problema do conhecimento
2.2.1 Ceticismo.
2.2.2 Racionalismo e Empirismo.
2.2.3 Paradigmas científicos e Falibilismo.
2.3 A Linguagem e a Razão
2.3.1 Mito e Poesia.
2.3.2 Saber e Poder.
2.3.3 Razão instrumental e Razão prática.
2.4 O problema dos Universais
2.4.1 Realismo.
2.4.2 Nominalismo.
2.4.3 Conceitualismo.

FÍSICA

1. Fundamentos da Física
1.1 Noções de Medição em Física. Grandezas físicas. Grandezas escalares e vetoriais. Relação funcional entre grandezas físicas. Sistemas de unidade. Sistema Internacional (SI). Análise dimensional. Representação gráfica de funções. Soma e decomposição de vetores.

2. Mecânica
2.1 Cinemática. Movimento retilíneo uniforme e uniformemente variado. Função horária de um movimento. Deslocamento. Velocidade e aceleração. Velocidade escalar média e velocidade escalar instantânea. Aceleração escalar média e aceleração instantânea. Velocidade e aceleração vetoriais médias e velocidade e aceleração vetoriais instantâneas. Estudo gráfico do movimento. Movimento de projéteis. Movimento circular uniforme e uniformemente variado. Queda livre.
2.2 Conceitos de força e inércia. Força normal. Força peso. Força de atrito. Força de arraste. Força centrípeta. Força elástica. Leis do movimento de Newton. Plano inclinado. Centro de massa de um corpo e de um sistema de partículas. Momento e torque de uma força. Equilíbrio de uma partícula. Equilíbrio de um corpo rígido. Polias e máquinas simples. Referenciais não inerciais e forças fictícias.
2.3 Dinâmica dos movimentos retilíneo e circular. Impulso de uma força. Quantidade de movimento (momento linear) de uma partícula e de um corpo ou sistema de partículas. Variação do momento linear. Conservação da quantidade de movimento. Colisões elásticas e inelásticas.
2.4 Energia cinética. Energia potencial. Forças conservativas e dissipativas. Trabalho de uma força constante e de uma força variável. Trabalho e energia cinética. Conservação da energia. Potência.
2.5 Movimentos periódicos. Movimento harmônico simples. Pêndulo simples. Superposição de movimentos harmônicos.
2.6 Lei da gravitação universal de Newton. Campo gravitacional. Leis de Kepler.
2.7 Hidrostática. Pressão. Densidade. Massa específica. Pressão atmosférica. Pressão em um líquido. Pressão em gases. Princípios de Arquimedes (empuxo) e de Pascal. Equilíbrio em fluidos.

3. Termologia
3.1 Termologia. Temperatura e lei Zero da Termodinâmica. Escalas termométricas. Graduação de termômetros. Calor e equilíbrio térmico. Dilatação térmica de sólidos e de líquidos. Gases ideais. Leis de gases perfeitos. Equação de Clapeyron. Noções de teoria cinética dos gases. Quantidade de calor. Calor específico de sólidos e de líquidos. Capacidade térmica. Calor latente e transição de fases. Equivalente mecânico do calor. Primeira lei da Termodinâmica. Energia interna. Segunda lei da Termodinâmica. Trabalho termodinâmico. Máquinas térmicas e seu rendimento. Ciclo de Carnot. Processos de condução de calor. Condutores e isolantes térmicos.

4. Ótica e Ondas
4.1 Ondas e pulsos. Ondas transversais e longitudinais. Ondas mecânicas e eletromagnéticas. Propagação de ondas. Comprimento de onda. Frequência de onda. Velocidade de propagação. Espectro eletromagnético. Reflexão, transmissão e superposição de ondas. Refração, difração e polarização de ondas. Interferência e Princípio de superposição. A natureza do som. Altura, intensidade e timbre de um som. Velocidade do som. Cordas vibrantes. Tubos sonoros. Instrumentos musicais. O ouvido humano. Ondas estacionárias. Efeito Doppler. Caráter ondulatório da luz.
4.2 Óptica geométrica. Propagação da luz. Sombras. Leis da reflexão e da refração do feixe luminoso. Lei de Snell. Reflexão total. Reflexão e formação de imagens. Estudo de espelhos. Espelhos planos e esféricos. Imagens reais e virtuais. Lâminas planas e prismas. Dispersão da luz. Lentes delgadas. Equação das lentes delgadas. convergência de uma lente e dioptria. Interação da luz com a matéria. Sistemas ópticos (lentes corretivas, microscópios, telescópios, lunetas, projetores de imagens, máquina fotográfica etc.). O olho humano.
4.3 Óptica física. Experiência de Young. Modelos ondulatório e corpuscular da luz.

5. Eletricidade
5.1 Cargas elétricas. Processos de eletrização. Estrutura atômica. Conservação da carga elétrica. Quantização da carga. Interação elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico. Linhas de força. Lei de Gauss. Potencial eletrostático e diferença de potencial. Capacitores. Dielétricos. Capacitância de um capacitor. Associação de capacitores.
5.2 Condutores e isolantes elétricos. Corrente elétrica. Resistência elétrica. Lei de Ohm. Condutores ôhmicos e não-ôhmicos. Resistividade e condutividade elétrica. Comportamento térmico da resistividade. Associação de resistores. Efeito Joule. Circuitos de corrente contínua. Lei de Kirchhoff. Ponte de Wheatstone. Geradores. Associação de geradores. Conservação da energia e força eletromotriz. Medida da força eletromotriz. Potência elétrica.
5.3 Campo magnético de correntes elétricas e ímãs. Campo magnético terrestre. Propriedades magnéticas dos materiais. Interação entre correntes elétricas. Campos magnéticos gerados por correntes elétricas. Bobinas e solenóides. Lei de Biot-Savart. Força de Lorentz. Forças sobre cargas móveis em campos conjugados. Lei de Ampère.
5.4 Indução eletromagnética. Força eletromotriz induzida. Fluxo magnético. Lei da indução de Faraday. Corrente elétrica induzida. Lei de Lenz. Campo elétrico induzido. Auto-indução. Indutores e indutância.
5.5 Noções de tópicos de Física Moderna. Conceito de fóton. Modelo atômico. Radioatividade, fissão e fusão nuclear. Interações fundamentais e partículas elementares. Noções de Relatividade.

GEOGRAFIA

A Lei estadual número 15918/2008, de 12/08/2008, exige que 20% das questões de geografia sejam sobre o Paraná. Estas questões podem também incluir atualidades sobre o Paraná.

1. Representação geográfica
1.1 Leitura, análise e interpretação de mapas, gráficos, tabelas, figuras, fotografias, imagens de satélites e demais produtos de representação de fatos geográficos.
1.2 Uso e aplicação de escala cartográfica e escala geográfica (local, regional, global) como instrumentos de localização e de distribuição dos fenômenos naturais e humanos.

2. Compreensão dos fenômenos espaciais na escala local, regional, nacional e global
2.1 Fatores geográficos de ordem física e biogeográfica na organização do espaço:
- gênese e transformação do relevo;
- características do clima e dinâmica climática;
- bacias hidrográficas e sua utilização;
- tipos de vegetação e de solos;
- domínios morfoclimáticos.

2.2 Processos de formação e de transformação das paisagens e dos territórios, tendo em vista os fatores geográficos de ordem humana e econômica:
- distribuição e dinâmica da população;
- organização do espaço agrário;
- organização do espaço industrial: processos e dinâmica atual;
- urbanização, organização do espaço e funções urbanas;
- produção de conhecimentos, transformações tecnológicas e o mundo do trabalho;
- organização espacial das redes de comunicação e das atividades comerciais;
- a questão ambiental nos meios rural e urbano.

3. Contextualização sociocultural e geografia política
3.1 Os blocos de poder e as configurações territoriais.
3.2 Desigualdades regionais.
3.3 Globalização da economia.
3.4 O papel das diferentes culturas na organização do espaço geográfico.

HISTÓRIA

A Lei estadual número 15918/2008, de 12/08/2008, exige que 20% das questões de história sejam sobre o Paraná. Estas questões podem também incluir atualidades sobre o Paraná.
1. Antiguidade Ocidental Greco-Romana
1.1 Democracia, cidadania e escravidão.
1.2 Cultura da pólis.
1.3 A expansão romana e a política imperial.
1.4 A crise do século III d.C.

2. O Ocidente na Idade Média
2.1 A sociedade feudal.
2.2 A economia medieval.
2.3 O Estado e a Igreja.
2.4 Cultura e saber.

3. História Moderna e Contemporânea
3.1 A crise da sociedade medieval e o nascimento do mundo moderno.
3.2 As transformações históricas na Europa Ocidental no fim da Idade Média e a formação dos Estados Nacionais.
3.3 As grandes navegações e a revolução comercial a partir do século XV.
3.4 O Renascimento, a reforma religiosa e a revolução científica.
3.5 A colonização nas Américas e o Mercantilismo.
3.6 As sociedades indígenas e o impacto das invasões conquistadoras.
3.7 As revoluções burguesas na Inglaterra e na França.
3.8 A Revolução Industrial e o desenvolvimento do capitalismo.
3.9 O liberalismo e o pensamento protecionista nos séculos XVIII e XIX.
3.10 A crise dos impérios coloniais e o processo de independência nas Américas.
3.11 Conservadorismo, nacionalismo e socialismo no século XIX.
3.12 Os Estados Unidos: formação socioeconômica, expansão territorial, guerra civil e industrialização.
3.13 A América Latina no século XX.
3.14 As grandes guerras e as revoluções no século XX.
3.15 A ordem burguesa, a democracia liberal e o totalitarismo no século XX.
3.16 A nova ordem internacional: guerra fria, crise do socialismo e do Estado do Bem-Estar Social nos séculos XX e XXI.
3.17 Os movimentos sociais nos séculos XX e XXI.
3.18 Globalização, blocos econômicos, neoliberalismo, meio ambiente e desenvolvimento tecnológico.
3.19 África e Ásia: escravidão, colonização, descolonização e conflitos regionais.
3.20 O terrorismo no século XXI e os conflitos internacionais.
4. História do Brasil
4.1 O período colonial: economia, política, sociedade e cultura.
4.2 O período imperial (1822-1889): economia, política, sociedade e cultura.
4.3 A instalação da ordem republicana: economia, política, sociedade e cultura.
4.4 A consolidação da república oligárquica.
4.5 A crise dos anos 1920 e o governo Vargas: economia, política, sociedade e cultura.
4.6 Estado e sociedade no período populista.
4.7 O golpe de 1964 e a militarização da sociedade.
4.8 A redemocratização da sociedade e os novos movimentos sociais.
4.9 Economia, política, sociedade e cultura no Brasil do século XXI.
5. História do Paraná
5.1 Da colonização aos dias atuais: questões indígenas, cultura, relações de trabalho, movimentos populacionais, conflitos sociais e relações econômicas.

LÍNGUA ESTRANGEIRA: INGLÊS, FRANCÊS E ESPANHOL

A prova de língua estrangeira terá como objetivo avaliar a capacidade do candidato para a compreensão de texto(s) escrito(s) em língua estrangeira. Espera-se do candidato o conhecimento de um vocabulário fundamental e dos aspectos gramaticais básicos da língua estrangeira, com conhecimentos de estratégias de leitura como a compreensão do sentido global do texto, a localização de ideias centrais no texto, a identificação de palavras cognatas. Tais conhecimentos serão verificados a partir de um ou mais textos de padrão contemporâneo. Os textos que integrarão a prova não privilegiarão área alguma de conhecimento.

A prova será constituída de questões de compreensão textual e questões de gramática e de vocabulário pertinentes ao(s) texto(s). As questões de compreensão textual exigem familiaridade com diferentes tipos de texto e conhecimento dos recursos expressivos da língua. As questões gramaticais baseiam-se nos programas dos ensinos fundamental e médio.

LÍNGUA PORTUGUESA

A prova de Língua Portuguesa terá como objetivo avaliar a capacidade de o candidato ler e interpretar textos de diferentes níveis de linguagem, perceber as relações estruturais do padrão culto (o sistema ortográfico vigente, as relações morfossintáticas e semânticas entre os fatos da língua), estabelecer relações entre os textos e os contextos a que se referem, bem como reconhecer o emprego de recursos linguísticos utilizados na sua organização. Para tanto, a prova contemplará questões de leitura e interpretação e questões gramaticais, a partir do(s) texto(s) selecionado(s). 

1. Fonética e Fonologia de Língua Portuguesa
2. Ortografia
3. Morfologia
3.1 Classes de palavras: flexão nominal de gênero, de número e de grau; flexão verbal regular e irregular.
4. Sintaxe
4.1 Concordância nominal e verbal.
4.2 Regência nominal e verbal.
4.3 Colocação de pronomes.
4.4 Uso do acento grave indicativo de crase.
4.5 Análise sintática.
4.6 Funções das palavras que e se.
5. Emprego de Sinais de Pontuação
6. Semântica
6.1 Homonímia, paronímia, sinonímia, antonímia, denotação e conotação.
7. Estilística
7.1 Figuras e vícios da linguagem.
8. Funções de Linguagem
9. Variação Linguística
10. Função Textual dos Vocábulos
11. Estudo de Texto

LITERATURAS EM LÍNGUA PORTUGUESA

As obras que constam deste programa deverão ser lidas integralmente, e essa leitura juntamente com o conhecimento técnico pedido a seguir serão cobrados nas questões de Literatura. Observe que a indicação de uma lista de obras específicas não impede que outros autores e/ou obras importantes da Literatura sejam solicitados na prova.

O candidato deverá conhecer algumas noções fundamentais como:
- o que é e quais são os gêneros literários;
- reconhecer figuras de linguagem (especialmente metáfora), simbologia, tensão, criação de expectativa e ironia;
- na narrativa: elementos como tempo, espaço, personagem, narrador, foco narrativo, intriga, clímax, desfecho, caracterização;
- na poesia: versificação, metrificação, rima, ritmo, sonoridade;
- periodização literária: principais autores e características de cada escola e/ou período na Literatura Brasileira;
- Literatura como manifestação da Cultura Brasileira.

A lista de obras literárias é divulgada com antecedência e periodicamente sofre mudança em, aproximadamente, metade das obras sugeridas para leitura. A seguir, apresentamos a lista das obras literárias indicadas para este vestibular.
A seguir, apresentamos a NOVA lista das obras literárias indicadas para leitura.

Obras

Autores

Contos Novos

Mário de Andrade

Dom Casmurro

Machado de Assis

Melhores poemas

Gonçalves Dias

Melhores poemas

João Cabral de Melo Neto

Melhores poemas

Manuel Bandeira

O calor das coisas

Nélida Piñon

O cobrador

Rubem Fonseca

Poemas escolhidos

Cláudio Manuel da Costa

Senhora

José de Alencar

Triste fim de Policarpo Quaresma

Lima Barreto


 
Alertamos que, em razão das dificuldades em encontrar as obras Melhores poemas, de Cláudio Manuel da Costa, e Poesia e prosa completas, de Gonçalves Dias, divulgadas na relação publicada em janeiro/2010, essas obras foram substituídas por Poemas escolhidos, de Cláudio Manuel da Costa, e Melhores poemas, de Gonçalves Dias, conforme constam na nova lista acima.

 MATEMÁTICA

1. Conjuntos Numéricos
1.1 Números naturais e números inteiros; números primos e compostos; divisibilidade, decomposição em fatores primos, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum; princípio da indução finita.
1.2 Números racionais e irracionais, operações e propriedades; ordem, valor absoluto, desigualdades e intervalos no conjunto dos números reais; representação decimal de frações ordinárias; dízimas periódicas e sua conversão em frações ordinárias; sistemas de numeração de base qualquer; conversão de números de um sistema a outro.
1.3 Números complexos: representação e operações nas formas algébrica e trigonométrica; raízes complexas da unidade e fórmula de De Moivre.
1.4 Sequências numéricas, progressões aritméticas e progressões geométricas, noção de limite de sequências infinitas, soma dos termos da série geométrica infinita.

2. Razões e Proporções
2.1 Razões e Proporções; divisão proporcional; regras de três simples e composta; porcentagem; médias (aritmética e geométrica); juros simples e descontos simples.

3. Funções
3.1 Noção de função; construção de funções; funções crescentes e decrescentes.
3.2 Domínio, conjunto-imagem e gráfico; translação de gráficos.
3.3 Funções injetoras, sobrejetoras e bijetoras.
3.4 Tipos de funções: linear, afim, quadrática, exponencial e logarítmica.
3.5 Máximos ou mínimos da função quadrática.
3.6 Operações com funções: adição, multiplicação por número real, produto, quociente, composição e inversão.
3.7 Equações e inequações exponenciais e logarítmicas.

4. Polinômios
4.1 Conceitos, grau e propriedades fundamentais; identidade de polinômios; adição, subtração, multiplicação e divisão de polinômios; algoritmo de Briot-Ruffini.
4.2 Fatoração, produtos notáveis e resto da divisão de um polinômio por x ± a.

5. Equações Algébricas
5.1 Definições, conceito de raiz, multiplicidade de raízes; equações e inequações do 1. e 2. graus; sistema de equações do 1. e 2. graus; equação e trinômio do segundo grau, fórmula de Bhaskara; Teorema Fundamental da Álgebra; decomposição de um polinômio em fatores irredutíveis (do 1.  e  2. graus).
5.2 Relação entre coeficientes e raízes; pesquisa de raízes racionais; raízes reais e complexas.

6. Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares
6.1 Conceito e elementos característicos de uma matriz; adição e multiplicação de matrizes, multiplicação de número por matriz; conceito e cálculo da inversa de uma matriz quadrada.
6.2 Determinante de uma matriz quadrada, propriedades e aplicações; regra de Cramer.
6.3 Matrizes associadas a um sistema de equações lineares; resolução e discussão de um sistema linear.

7. Análise Combinatória e Probabilidades
7.1 Problemas de contagem.
7.2 Combinações; arranjos simples; permutações simples e com repetições; binômio de Newton.
7.3 Conceito de probabilidade e de espaços amostrais; resultados igualmente prováveis.
7.4 Probabilidade da união e da intersecção de dois eventos em espaços amostrais finitos.
7.5 Probabilidade condicional e eventos independentes.
7.6 Noções de Estatística: distribuição de frequência (média e mediana).

8. Geometria Plana
8.1 Congruência de figuras geométricas; congruência de triângulos; os casos clássicos de congruência.
8.2 O postulado das paralelas; duas paralelas cortadas por uma transversal; feixe de paralelas cortadas por transversais; Teorema de Tales; semelhança de triângulos.
8.3 Relações métricas nos triângulos, polígonos regulares, circunferência e círculo; Teorema de Pitágoras.
8.4 Área de triângulos e de quadriláteros; área de polígonos regulares; área do círculo e do setor circular.

9. Geometria Espacial
9.1 Retas e planos no espaço: paralelismo e perpendicularismo de retas e de planos, retas reversas.
9.2 Prismas, pirâmides e respectivos troncos; cálculo de áreas e de volumes; poliedros regulares.
9.3 Cilindro, cone, tronco de cone e esfera; cálculo de áreas e de volumes.

10. Trigonometria
10.1 Arcos e ângulos: medidas em graus e em radianos, relações de conversão.
10.2 Funções trigonométricas: domínio, conjunto-imagem, gráficos, período e paridade; cálculo dos valores das funções trigonométricas em  p/6,   p/4,   p/3  radianos e outros ângulos notáveis.
10.3 Identidades trigonométricas fundamentais; fórmulas de adição, subtração, duplicação e bissecção de arcos; transformações de somas de funções trigonométricas em produtos.
10.4 Equações trigonométricas e inequações trigonométricas.
10.5 Lei dos senos e lei dos cossenos; resolução de triângulos.

11. Geometria Analítica
11.1 Coordenadas cartesianas; equações e gráficos; distância entre dois pontos.
11.2 Estudo da equação da reta: coeficiente angular (inclinação ou declividade de uma reta), coeficiente linear; reta na forma geral; reta na forma segmentária; intersecção de retas; retas paralelas e perpendiculares; feixe de retas; distância de um ponto a uma reta; área de um triângulo.
11.3 Equação da circunferência; tangentes a uma circunferência; condição para que uma dada equação represente uma circunferência: identificação do raio e do centro de uma circunferência de equação dada.

QUÍMICA

1. Matéria e Energia
1.1 Estados físicos; substâncias simples e compostas; misturas homogêneas e heterogêneas; elementos químicos; compostos químicos e simbologia química.

2. Átomos, Moléculas e Íons
2.1 Massas atômica, molecular e molar; volumes atômico, molecular e molar; número de Avogadro.

3. Gases
3.1 Estudo dos gases e noções gerais da teoria cinética dos gases.

4. Estrutura do Átomo
4.1 Modelos atômicos; números atômico e de massa; isótopos, isóbaros e isótonos; fenômenos radiativos; aplicações.

5. Configuração Eletrônica
5.1 Orbitais atômico e molecular; configuração geométrica dos orbitais s  e  p; potencial de ionização; afinidade eletrônica e eletronegatividade.

6. Classificação Periódica dos Elementos Químicos
6.1 Periodicidade das propriedades; períodos e famílias; classificação dos elementos.

7. Ligação Química e Estrutura Molecular
7.1 Ligações covalente, iônica e metálica; polaridade e momento dipolar; hibridização sp, sp2 e sp3; geometria molecular; propriedades gerais das substâncias moleculares, iônicas e metálicas.

8. Funções Inorgânicas
8.1 Ácidos, bases, sais e óxidos: nomenclatura, propriedades físicas, químicas e aplicações; ácidos e bases segundo Arrhenius, Brönsted-Lowry e Lewis.

9. Reações Químicas
9.1 Tipos principais; balanceamento, cálculos estequiométricos e número de oxidação.

10. Soluções
10.1 Conceito; classificação; concentração; titulometria; indicadores; noções de colóides; propriedades coligativas.

11. Termoquímica
11.1 Calores de reação; fenômenos energéticos e suas aplicações.

12. Cinética Química
12.1 Velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam; catálise e energia de ativação.

13. Equilíbrio Químico
13.1 Conceito; constantes de equilíbrio; lei da ação das massas; princípio de Le Châtelier e deslocamento do equilíbrio.

14. Equilíbrio Iônico
14.1 Conceito; equilíbrio iônico da água (pH e pOH); hidrólise; soluções-tampão; produto de solubilidade; grau e constante de ionização.

15. Eletroquímica
15.1 Potencial de oxi-redução; pilhas; eletrólise e leis de Faraday.

16. Cadeias Carbônicas e suas Classificações

17. Funções Orgânicas
17.1 Conceito, classificação e nomenclatura.

18. Isomeria Plana e Espacial
18.1 Quiralidade, configuração e conformação.

19. Efeitos Indutivo e Ressonância

20. Tipos de Reações Orgânicas
20.1 Substituição; adição; eliminação; oxidação; redução; saponificação; desidratação e polimerização.

21. Aromaticidade e Regra de Hückel

22. Propriedades Físicas, Químicas e Aplicações de
22.1 Hidrocarbonetos aromáticos e alifáticos;
22.2 Haletos de alquila e arila;
22.3 Álcoois e fenóis;
22.4 Éteres;
22.5 Aldeídos e cetonas;
22.6 Ácidos carboxílicos e seus derivados;
22.7 Aminas.

23. Noções de Química Aplicada
23.1 Tratamento de água e de esgoto; poluição; polímeros; alimentos; agroquímica e petróleo.

REDAÇÃO

A prova de Redação exige do candidato a produção de dois a quatro textos em determinados gêneros textuais. A lista dos gêneros textuais é divulgada com antecedência e, periodicamente, sofre mudança, mantendo parte dos gêneros textuais solicitados. A prova de redação é o principal instrumento de avaliação da capacidade de pensar, compreender e de expressar-se por escrito sobre um determinado assunto, além de avaliar o  domínio e o conhecimento dos mecanismos da língua culta.

A seguir, apresentamos a lista dos gêneros textuais que poderão ser solicitados para a produção da redação neste vestibular.

1. Artigo de opinião.
2. Carta de reclamação.
3. Carta do leitor.
4. Conto.
5. Fábula.
6. Notícia.
7. Relato.
8. Reportagem.
9. Resposta argumentativa.
10. Resposta interpretativa.
11. Resumo.
12. Texto instrucional.


SOCIOLOGIA

1. O surgimento da Sociologia
1.1 A consolidação do capitalismo e as revoluções do século XVII e XVIII
1.2 A constituição da perspectiva sociológica e a análise da sociedade capitalista
 
2. Instituições sociais e as relações entre indivíduo e sociedade
2.1 Família

2.2 Religião
2.3 Escola
2.4 Estado

3. O trabalho e a produção social do mundo
3.1 Classes sociais
3.2 Estratificação social
3.3 As relações de trabalho em diferentes sociedades
3.4 Modos de produção
3.5 Transformações no mundo do trabalho

4. Poder, Política e Estado
4.1 Formação e transformações do Estado Moderno
4.2 Formação e transformações do Estado Brasileiro
4.3 Política e Sociedade: ideologia, dominação, representações de poder, cidadania e movimentos sociais

5. Desenvolvimento Econômico
5.1 As transformações no espaço urbano e rural
5.2 Desigualdades regionais
5.3 Desigualdades sociais

6. Diversidade Étnica
6.1 Cultura
6.2 Identidades
6.3 Grupos étnicos

7. Cultura midiática e relações sociais
7.1 Indústria cultural e cultura de massas
7.2 Gostos e estilos de vida
7.3 Culturas erudita e popular