dcsimg
 

EAD: ProUni e UAB

ProUni e UAB: Conheça as formas de fazer um curso EAD sem mensalidade

Hoje em dia só não estuda quem não quer, existem tantos meios e tanta ajuda para ingressar em um curso do ensino superior que qualquer pessoa que não tem condições de pagar uma faculdade ou condições de morar fora ainda sim tem várias oportunidades para crescer, se desenvolver, e se preparar para o mercado de trabalho. Os principais meios de entrar num curso superior a distância sem pagar nada são o ProUni e a UAB, porém ambos são desconhecidos por muitas pessoas ainda, o que deixa muitas pessoas sem estudo por não terem conhecimento das oportunidades que existem.

ProUni

O ProUni (Programa Universidade para Todos) é um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas parciais e integrais para os estudantes que atenderem aos seus requisitos. Para participar do programa, é necessário ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) referente a última edição anterior ao processo seletivo da Instituição a que deseja ingressar, e tirar nele a nota mínima, que é obter uma média maior que 400 pontos nas provas e na redação, sendo que uma redação zerada é fator eliminatório.

Cerca de 90%, equivalente a aproximadamente 5 mil, das bolsas disponibilizadas pelo ProUni não são utilizadas. Mesmo com o avanço que o EAD (Ensino a Distância) vem tendo a cada ano, falta informação para as pessoas que querem estudar e não têm condições financeiras de se mudar para centros urbanos ou de pagar nem a mensalidade de um curso a distância. Falta informação para que saibam que há essa chance para todos e que não é difícil conseguir, basta além dos requisitos ditos anteriormente, ter uma renda per capita na família igual ou inferior a 1 salário mínimo e meio.

UAB

Criada em 2005, a UAB tem o intuito de expandir conhecimento e oportunidades para as áreas mais remotas do Brasil através do Ensino a Distância. Como os cursos por EAD foram excluídos do SiSU (Sistema de Seleção Única), a UAB (Universidade Aberta do Brasil) ganhou mais força e notoriedade ainda, pois é o principal meio de entrar em um curso a distância que seja público (gratuito). A UAB é uma união das Instituições do Ensino Público do Brasil com o MEC que oferece Cursos a Distância e Polos de Apoio Presencial, para garantir a qualidade de Ensino em vários cantos do pais.

Ou seja, a Universidade Aberta do Brasil oferece apoio às Universidades Públicas em forma de locais para os encontros presenciais, tutores de ensino, material, laboratórios, e coordena estes cursos nas microrregiões ou municípios locais.

Qualquer dúvida maior sobre a UAB poderá ser sanada entrando em contato com a Central de Atendimento, no número 0800 616161, opção número 7.

Deixe seu comentário

Artigos Recomendados

Teste Vocacional

Faça o teste e prepare-se para a escolha de sua carreira e profissão.

15 faculdades que oferecem bolsas de estudo

Saiba como funcionam os principais programas de bolsa estudantil!

Conheça os 10 cursos mais baratos do Brasil

Descubra quais são os cursos com as menores mensalidades!