O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) consiste em quatro provas e uma redação. E em todo o exame, além das disciplinas em si, existe uma série de habilidades que são avaliadas. Ou seja, independentemente da matéria que está sendo cobrada (Matemática, Português ou História, por exemplo), o Enem avalia cinco competências principais em todas as suas provas.

As cinco competências principais, comuns a todas as disciplinas avaliadas no Enem, são chamadas de Eixos Cognitivos e são publicadas todos os anos no Edital do Enem. São elas:

Competência 1: Dominar linguagens (DL)

Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.

Competência 2: Compreender fenômenos (CF)

Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.

Competência 3: Enfrentar situações-problema (SP)

Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações problema.

Competência 4: Construir argumentação (CA)

Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.

Competência 5: Elaborar propostas (EP)

Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a

diversidade sociocultural.

Essas cinco competências são avaliadas nas quatro áreas de conhecimento do Enem (Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática, Códigos e suas Tecnologias) e também na Redação.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]