A Universidade de Brasília (UnB) divulgou as provas e os gabaritos preliminares do 2 vestibular de inverno 2011.

Os mais de 24 mil candidatos podem conferir as respostas no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/vestibular/2vest2011. O prazo para a apresentação de recursos termina na sexta-feira.

O resultado em primeira chamada com o nome dos aprovados está  previsto para o dia 19 de julho de 2011. O registro será realizado entre os dias 22 e 25 de julho.   

A abstenção geral do exame foi de 9%, índice considerado baixo pelo Cespe. Além desses concorrentes, 904 estudantes fizeram as provas como treineiros.

De acordo com Paulo Portela, coordenador acadêmico do Cespe, a porcentagem de candidatos que não comparecem às provas é menor no vestibular do meio do ano. Porém, ainda assim o número desta edição do vestibular é baixo. "Geralmente esse percentual varia entre 9% e 15%", afirma Portela. Nos exames do final de ano, as variações são entre 15% e 15%.

Portela afirma que a aplicação das provas foi tranquila. "Tanto do ponto de vista de logística quanto de segurança e de material de prova foi positivo", disse. Segundo ele, o conteúdo dos exames foi elogiado por professores de Ensino Médio. "Alguns compareceram à sala de professores e confirmaram a excelência do conteúdo", conta.

Um dos temores do coordenador acadêmico é que uma paralisação nos serviços de transporte público causasse atraso. “Felizmente, isso não aconteceu. Tivemos alguns casos isolados de estudantes que perderam a hora, mas isso é comum”.

As provas foram aplicadas em 788 salas nas cidades de Brasília (DF), Brazlândia (DF),  Ceilândia (DF), Gama (DF), Planaltina (DF), Sobradinho (DF), Taguatinga (DF) Formosa (GO), Goiânia (GO),  Valparaíso (GO) e Uberlândia (MG). Ao todo, 2.340 colaboradores – entre coordenadores e subcoordenadores de prova,  chefes e fiscais de sala, equipes de manutenção e seguranças – participaram da aplicação.

No primeiro dia, os candidatos fizeram provas de de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Literatura, Geografia, História, Artes, Filosofia e Sociologia. Eles também tiveram que redigir uma redação em Língua Portuguesa que teve como tema  “a língua de um povo não se faz com preconceito nem com prescrição”. No domingo, foi a vez dos exames de Biologia, Física, Química e Matemática.

 2 Vestibular 2011 - Calendário

Quarta-feira, 15 de junho - Gabaritos oficiais prelimares objetivos, a partir das 19h

19 de julho - Resultado em primeira chamada

22 a 25 de julho - Registro

Caderno de questões - 2o Dia - Caderno TESLA
Caderno de questões - 2o Dia - Caderno MENDEL
Caderno de questões - 2o Dia - Caderno FERMAT
Caderno de questões - 1o Dia - Caderno NILO
Caderno de questões - 1o Dia - Caderno EUFRATES
Caderno de questões - 1o Dia - Caderno AMAZONAS
Gabarito preliminar - 2o Dia - Caderno TESLA
Gabarito preliminar - 2o Dia - Caderno MENDEL
Gabarito preliminar - 2o Dia - Caderno FERMAT
Gabarito preliminar - 1o Dia - Caderno NILO
Gabarito preliminar - 1o Dia - Caderno EUFRATES
Gabarito preliminar - 1o Dia - Caderno AMAZONAS