O que é o SiSU?

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é um sistema do Ministério da Educação (MEC) que seleciona alunos para ingressar em instituições públicas de ensino superior. A seleção é feita de acordo com o número de vagas disponíveis nas instituições e de acordo com as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Todos os alunos que desejam ingressar em uma faculdade pública precisam ter participado do ENEM no ano anterior à inscrição no sistema.

Quando posso realizar a minha inscrição?

O SiSU referente ao segundo semestre de 2012, ou seja, que seleciona alunos para as faculdades que possuem vagas a partir do segundo semestre desse ano, estará recebendo inscrições a partir do dia 18 de junho. O prazo final para as inscrições será no dia 22 de junho.

Como funciona a inscrição?

A inscrição é realizada somente uma vez e o aluno deve indicar duas universidades e dois cursos, sendo uma como primeira opção e outra como segunda opção. Se o aluno for selecionado em sua primeira opção e não realizar a matrícula, ele não poderá participar das outras etapas.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 25 de junho e os candidatos selecionados deverão realizar a matrícula entre os dias 29 de junho e 2 de julho.

O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 6 de julho e a matrícula dos candidatos aprovados será nos dias 10 e 11 de julho.  Ainda no dia 6, os candidatos que não tiverem sido selecionados terão a opção de declarar interesse em participar da lista de espera até o dia 12 de julho.

As chamadas da lista de espera terão início no dia 17 de julho.

Um detalhe importante sobre a lista de espera é que os candidatos somente poderão concorrer às vagas relacionadas com a sua primeira opção de curso. Isso vale também para aqueles candidatos que já estiverem matriculados em sua segunda opção.

O SiSU do segundo semestre está oferecendo mais de 30 mil vagas em 56 instituições de ensino superior, espalhadas por 21 estados do país. É indispensável que o aluno tenha em mãos o número de inscrição e a senha do ENEM 2011. No ano de 2011, 95 instituições, entre públicas e privadas, ofereceram mais de 100 mil vagas para o SiSU.

O site do SiSU fica disponível a partir das 6 horas da manhã até a meia noite. Esse período de 6 horas em que o sistema não funciona é utilizado para que sejam contabilizadas as inscrições e as notas de corte, que são as notas mínimas necessárias para ingressar em determinado curso. Por conta disso, ao efetuar a inscrição, o candidato não poderá saber em qual posição se encontra. Somente após o fechamento diário das inscrições que um posicionamento é repassado aos alunos.

Confira a lista de instituições que oferecem o SiSU.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você]

Para mais informações acesse: SiSU