Engenharia Elétrica éum curso que visa formar profissionais capazes de desenvolver e tecnologias apartir do estudo e da utilização da energia elétrica e do eletromagnetismo.Dentro dessa definição geral muitas especializações surgem no escopo do cursocomo sistemas elétricos de potencia, responsáveis pela transmissão e geração daenergia elétrica, eletrônica, área focada no desenvolvimento de circuitoseletrônicos e digitais, passando até mesmo pela automação industrial,computação e telecomunicações.

 É um curso da área de exatas que dura, emmédia, 5 anos.  Ao longo do curso, oaluno terá disciplinas básicas de cálculo, física, computação, matériasespecíficas do curso, como Eletrônica Digital,  e algumas disciplinas práticas, para prepararmelhor o estudante para o mercado de trabalho.

Geralmente, os doisprimeiros anos do curso têm as grades curriculares formadas por disciplinasbásicas, a partir do terceiro ano que as matérias que diferenciam umaengenharia da outra são oferecidas aos alunos.

Os cursos deengenharia têm uma grande procura e um bom mercado de trabalho, cheio deoportunidades.  Os alunos que estudam emboas faculdades saem na frente na busca pelas melhores vagas do mercado.

Veja maiores informaçõessobre os cursos de engenharia

 

Índice Geral de Cursos (IGC)

O índice geral decursos (IGC) é um indicador de qualidade das instituições de ensino superior,calculado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisAnísio Teixeira). Leva em consideração os cursos de graduação e pós graduaçãodisponibilizados por cada instituição.

No que se refere agraduação, o IGC utiliza um outro índice como base, o CPC (Conceito Preliminardo Curso). As variáveis para utilizadas para gerar o conceito levam emconsideração o conceito obtido no pelos concluintes e ingressantes no ENADE(Exame Nacional de Desempenho do Estudante), o IDD (Indicador de diferençadentre os Desempenhos Observado e Esperado), que mostra quanto a faculdadeagregou ao aluno, não isolando o desempenho durante o curso do histórico doaluno ao longo de sua vida de estudante, e a infraestrutura total oferecida aosalunos, considerando salas de aula, equipe de professores, bibliotecas e etc.

Confira abaixo a listadas 10 melhores universidades de engenharia elétrica, de acordo com o IGC 2010,o último índice gerado pelo INEP.

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA

INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

 

 

[Acheos cursos e faculdades ideais para você]