Preparamos um guia com os vestibulares mais importantes de São Paulo por número de matrículas e/ou relevância de universidades federais, estaduais e particulares de todo o estado.

Universidade de São Paulo (USP)

Considerada em vários rankings como a melhor universidade do país, a USP é uma instituição pública federal. O vestibular da USP, conhecido como Fuvest, é também um dos mais concorridos do Brasil. Ele acontece uma vez por ano, em duas fases, com inscrições normalmente entre agosto e setembro e provas em dezembro e janeiro.

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

A UFSCar é uma universidade pública federal que utiliza o Sistema de Seleção Unificada (SISU) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critérios para seu processo seletivo.


Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

A Unicamp é uma universidade pública estadual, com vestibular bastante concorrido. O concurso acontece uma vez por ano, em duas fases, com inscrições entre agosto e setembro e provas normalmente em dezembro e janeiro.


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

A Unesp é uma universidade pública estadual, que aplica o vestibular uma vez por ano, em duas fases, com inscrições entre setembro e outubro e provas normalmente em dezembro.


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

A PUC-SP é uma universidade privada, com vestibulares de inverno e verão, que acontecem normalmente em julho e dezembro. Mais informações no site www.pucsp.br.

Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas)

A PUC Campinas é uma universidade privada, com vestibulares de inverno e verão, que acontecem normalmente em julho e dezembro. Mais informações no site

Boas faculdades de São Paulo onde você pode entrar sem fazer vestibular

Já pensou em entrar em uma faculdade reconhecida e super bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC) sem precisar fazer vestibular?

Pois é, o que parecia ser bom demais para ser verdade já é possível!

Selecionamos para você algumas faculdades que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso, sem precisar fazer nenhuma prova. Em todas elas você ainda vai encontrar o vestibular tradicional e agendado, além de facilidades como ProUni, FIES, bolsas e descontos variados.

Confira!

E aí, vai fazer o vestibular ou tentar entrar direto na faculdade? Conte para a gente aqui nos comentários!