Preparamos um guia com os dez vestibulares mais importantes do Pará por número de matrículas e/ou relevância de universidades federais, estaduais e particulares de todo Estado do Pará.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você.]

Universidade Federal do Pará (UFPA)

A UFPA é uma instituição pública federal que realiza um vestibular tradicional por ano, com inscrições normalmente em setembro e provas em dezembro. Além disso, tem um Processo Seletivo Especial (PSE) para o curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens e um processo de Seleção Diferenciada para a Comunidade Quilombola.

Mais informações no site www.portal.ufpa.br

Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

A UFRA é uma instituição pública federal que oferece metade de suas vagas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e metade para ingresso por vestibular tradicional. O vestibular da UFRA é composto de duas fases: a primeira usa a nota do Enem e na segunda fase os candidatos fazem as provas. As inscrições normalmente acontecem de setembro a dezembro e as provas são em janeiro.

Mais informações no site ufra.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

O IFPA é uma instituição pública federal que tem como principal forma de ingresso o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). São oferecidos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação.

Mais informações no site www.ifpa.edu.br

Universidade do Estado do Pará (UEPA)

A UEPA é uma instituição pública estadual que possui duas formas de ingresso. O Programa de Ingresso Seriado (Prise), que acontece em três etapas, e o Processo Seletivo (Prosel), para quem concluiu o ensino médio. Cada um desses processos oferece 50% das vagas da universidade.

Mais informações no site www.uepa.br

Universidade da Amazônia (UNAMA)

A UNAMA é uma instituição privada que realiza dois vestibulares por ano, para ingresso no primeiro e no segundo semestres. Possui também um Processo Seletivo Especial para candidatos provenientes de instituições de ensino superior não autorizadas pelo MEC. Participa do Prouni e do FIES.

Mais informações no site www.unama.br

Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA)

O CESUPA é uma instituição privada que realiza um concurso vestibular por ano. Oferece quatro tipos de bolsas acadêmicas: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Bolsas de Monitoria, Bolsa-trabalho e Bolsa de Estudo Rotativa. Também participa do FIES e do Prouni.

Mais informações no site www.cesupa.br

Faculdade Ideal

A Ideal é uma instituição privada que realiza dois vestibulares por ano, para ingresso no primeiro e no segundo semestres. Oferece cursos de graduação tecnológica, bacharelado e licenciatura e pós-graduação. Participa do Prouni.

Mais informações no site www.faculdadeideal.com.br

Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ)

A ESAMAZ é uma instituição privada que tem como forma de ingresso o vestibular agendado. Oferece cursos de graduação e pós-graduação.

Mais informações no site www.esamaz.com

Faculdade do Pará (FAP)

A FAP é uma instituição privada pertencente ao grupo Estácio que realiza dois vestibulares por ano, para ingresso no primeiro e no segundo semestres. Além disso, oferece ingresso sem a necessidade de prestar o vestibular, usando a nota do Enem. Participa do Prouni e do FIES.

Mais informações no site portal.estacio.br

Faculdade de Estudos Avançados do Pará (FEAPA)

A FEAPA é uma instituição privada que realiza dois vestibulares por ano, para ingresso no primeiro e no segundo semestres. Participa do Prouni e do FIES.

Mais informações no site www.feapa.com.br

*As informações foram coletadas em novembro de 2012, a partir do último censo do MEC e dos sites das instituições.