Preparamos um guia com os dez vestibulares mais importantes de Pernambuco por número de matrículas e/ou relevância de universidades federais, estaduais e particulares de todo Estado de Pernambuco.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você.]

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

A UFPE é uma instituição pública federal que realiza dois vestibulares por ano, para ingresso no primeiro e no segundo semestres. O processo seletivo acontece em duas fases, sendo que a primeira é composta pela nota do Enem (tem peso de 50% na classificação) e a segunda de uma prova com duas questões discursivas de português e questões de língua estrangeira para todos os candidatos, além de três outras disciplinas específicas, a depender do curso escolhido pelo candidato. É obrigatória a realização do Enem.

Mais informações no site www.ufpe.br

Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

A UFRPE é uma instituição pública federal que, a partir de 2009, utiliza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única forma de ingresso em seus cursos de graduação.

Mais informações no site www.ufrpe.br

Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

A UNIVASF é uma instituição pública federal que utiliza como única forma de ingresso o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o que torna obrigatória a realização do Enem pelos candidatos.

Mais informações no site www.univasf.edu.br

Universidade de Pernambuco (UPE)

A UPE é uma instituição pública estadual que realiza um concurso vestibular por ano. Além disso, também utiliza como forma de ingresso o Sistema Seriado de Avaliação (SSA).

Mais informações no site www.upe.br

Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE)

A FACAPE é uma instituição pública municipal que realiza dois vestibulares por ano, para ingresso no primeiro e segundo semestres.

Mais informações no site www.facape.br

Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU)

O UNINASSAU é uma instituição privada que realiza vestibulares tradicionais em suas diversas unidades, e também um processo de vestibular agendado com provas diárias. Participa do FIES e do Prouni.

Mais informações no site www.mauriciodenassau.edu.br

Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

A UNICAP é uma instituição privada que realiza dois vestibulares por ano, para ingresso no primeiro e no segundo semestres. Oferece Bolsa de Assistência Social, Bolsa Prêmio e crédito educativo. Participa do Prouni e do FIES.

Mais informações no site www.unicap.br

Faculdade Integrada do Recife (FIR)

A FIR é uma instituição privada pertencente ao grupo Estácio que realiza dois vestibulares por ano, para ingresso no primeiro e no segundo semestres. Além disso, oferece ingresso sem a necessidade de prestar o vestibular, usando a nota do Enem. Participa do Prouni e do FIES.

Mais informações no site portal.estacio.br

União de Escolas Superiores da Funeso (UNESF-FUNESO)

A UNESF-FUNESO é uma instituição privada que realiza dois vestibulares por ano, para ingresso no primeiro e no segundo semestres. Oferece cursos de graduação, mestrado e doutorado.

Mais informações no site www.funeso.com.br

Faculdade do Vale do Ipojuca (FAVIP)

A FAVIP é uma instituição privada que realiza dois vestibulares tradicionais por ano, para ingresso no primeiro e no segundo semestres. O candidato pode optar por utilizar a o resultado do Enem para compor a classificação. Participa do FIES e do Prouni.

Mais informações no site www.favip.edu.br

*As informações foram coletadas em novembro de 2012, a partir do último censo do MEC e dos sites das instituições.