Preparamos um guia com os dez vestibulares mais importantes da Paraíba por número de matrículas e/ou relevância de universidades federais, estaduais e particulares de todo Estado da Paraíba.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você.]

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

A UFPB é uma instituição pública federal que adota como forma principal de ingresso o Processo Seletivo Seriado (PSS) para a maioria de seus cursos. As graduações em Música, Teatro, Artes Visuais e Tradução têm concursos específicos. A UFPB também reserva vagas para o Sistema de Seleção Unificada, o Sisu.

Mais informações no site www.ufpb.br

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

A UFCG é uma instituição pública federal que realiza dois concursos vestibulares por ano, para ingresso no primeiro e no segundo semestres. Reserva cotas para alunos egressos de escolas públicas, que tenham obtido a conclusão do ensino médio pelo Enem ou EJA e para candidatos de baixa renda.

Mais informações no site www.ufcg.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia  da Paraíba (IFPB)

O IFPB é uma instituição pública federal que adota o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como principal forma de ingresso para seus cursos de graduação presenciais. Aplica também um processo seletivo específico para seus cursos na modalidade EAD.

Mais informações no site www.ifpb.edu.br

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

A UEPB é uma instituição pública estadual que realiza um concurso vestibular por ano, com inscrições normalmente em julho e agosto e provas em dezembro.

Mais informações no site www.uepb.edu.br

Centro Universitário de João Pessoa (Unipê)

O Unipê é uma instituição privada que realiza um concurso vestibular por ano para preenchimento de suas vagas do primeiro e do segundo semestres. Além disso, tem também como forma de ingresso a nota do Enem. Oferece bolsas de estudo (bolsas de filantropia, incentivos estudantis e descontos), participa do Prouni e do FIES.

Mais informações no site unipe.br

Faculdades Integradas de Patos (FIP)

A FIP é uma instituição privada que realiza dois vestibulares tradicionais por ano, para ingresso no primeiro e no segundo semestres. Além disso, oferece a opção de Vestibular Agendado. Participa do Prouni e do FIES.

Mais informações no site www.fiponline.com.br

Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP)

O IESP é uma instituição privada que realiza dois vestibulares tradicionais por ano, no primeiro e no segundo semestres. Candidatos que tenham feito o Enem com notas maiores que zero podem se candidatar ao ingresso sem vestibular.

Mais informações no site www.iesp.edu.br

Faculdade de Campina Grande (FAC-CG)

A FAC-CG é uma instituição privada que realiza dois vestibulares tradicionais por ano, para preencher suas vagas do primeiro e do segundo semestres. Participa do Prouni e do FIES.

Mais informações no site www.unescfaculdade.com.br

Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA)

A FACISA é uma instituição privada que realiza dois vestibulares tradicionais por ano, para preencher suas vagas do primeiro e do segundo semestres. Oferece também a possibilidade de ingresso pela nota do Enem. Participa do Prouni e do FIES e possui um Programa Fidelidade que concede bolsas e descontos.

Mais informações no site www.cesed.br

Instituto Paraibano de Ensino Renovado (INSPER)

O INSPER é uma instituição privada que realiza dois vestibulares tradicionais por ano, no primeiro e no segundo semestres. Oferece cursos tecnológicos, sequenciais e de bacharelado.

Mais informações no site www.inper-tec.com.br

*As informações foram coletadas em novembro de 2012, a partir do último censo do MEC e dos sites das instituições.