Preparamos um guia com os dez vestibulares mais importantes do Amazonas por número de matrículas e/ou relevância de universidades federais, estaduais e particulares de todo Estado do Amazonas.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você.]

Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

A UFAM é uma instituição pública federal que tem três principais formas de ingresso. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é utilizado para preencher 50% das vagas de graduação utilizando a nota do Enem. Outros 50% das vagas são destinadas ao Processo Seletivo Contínuo (PSC), uma avaliação sequencial nas três séries do ensino médio. O Processo Seletivo Macro Verão (PSMV) oferece vagas para ingresso no segundo semestre.

Mais informações no site www.ufam.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)

O IFAM é uma instituição pública federal que oferece cursos de nível técnico e de graduação nas modalidades Tecnológico, Licenciatura e Engenharia. O vestibular acontece duas vezes por ano, para ingresso no primeiro e no segundo semestres.

Mais informações no site www.ifam.edu.br

Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

A UEA é uma instituição pública estadual que realiza o concurso vestibular uma vez por ano, com inscrições normalmente em agosto e setembro. Tem também duas outras formas de acesso: o Sistema de Ingresso Seriado (SIS) e o Sistema de Avaliação para Acesso ao Ensino Superior (SAES).

Mais informações no site www.uea.edu.br

Centro Universitário do Norte (Uninorte)

O Uninorte é uma instituição privada que realiza dois vestibulares por ano, para ingresso no primeiro e no segundo semestres. Além disso, é possível o ingresso utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sem a necessidade de prestar o vestibular. Participa do FIES e do Prouni.

Mais informações no site www.uninorte.com.br

Centro Universitário Nilton Lins

O Nilton Lins é uma instituição privada realiza dois vestibulares por ano, para ingresso no primeiro e no segundo semestres. Oferece cursos de tecnólogo, bacharelado e licenciatura.

Mais informações no site www.niltonlins.br

Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (CIESA)

O CIESA é uma instituição privada que aplica um vestibular tradicional por ano para ingresso no primeiro e no segundo semestres. Realiza também um concurso vestibular para preencher vagas remanescentes e tem um processo contínuo de vestibular agendado. Participa do FIES.

Mais informações no site www.ciesa.br

Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM)

A ESBAM é uma instituição privada que realiza dois vestibulares por ano, para ingresso em suas turmas de graduação para o primeiro e o segundo semestres. Oferece cursos de graduação e pós-graduação. Participa do Prouni e do FIES.

Mais informações no site www.esbam.edu.br

Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM/ULBRA)

O CEULM/ULBRA é uma instituição privada que realiza dois vestibulares tradicionais por ano, um para ingresso no primeiro semestre e um para ingresso no segundo semestre letivo. Além disso, aplica o vestibular com provas agendadas durante o ano. Participa do Prouni e do FIES.

Mais informações no site www.ulbra.br/manaus

Faculdade Metropolitana de Manaus (FAMETRO)

A FAMETRO é uma instituição privada que realiza dois vestibulares tradicionais por ano, um para ingresso no primeiro semestre e um para ingresso no segundo semestre letivo. Aplica também a modalidade de vestibular agendado com provas ao longo do ano. Oferece cursos de graduação e pós-graduação. Participa dos programas FIES, Prouni e Bolsa Universidade.

Mais informações no site www.fametro.edu.br

Faculdade Martha Falcão

A Faculdade Martha Falcão é uma instituição privada que oferece cursos tecnológicos, de bacharelado e licenciatura. Aplica o vestibular agendado como principal forma de ingresso. Participa dos programas FIES, Prouni, Bolsa Universidade e Bolsas de Estudo do Instituto Educar. Além disso, possui um sistema próprio de incentivos financeiros, o Programa de Fidelização do Discente da Faculdade Martha Falcão (Profidi).

Mais informações no site www.faculdademarthafalcao.com.br

*As informações foram coletadas em novembro de 2012, a partir do último censo do MEC e dos sites das instituições.