O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do Governo Federal que, desde 2004, concede bolsas integrais e parciais (50%) para estudantes de baixa renda estudarem em instituições privadas de ensino superior.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você.]

O Prouni acontece duas vezes por ano e a segunda edição de 2013 tem inscrições abertas no mês de junho. Fique atento ao cronograma do Prouni 2013/2:

21 a 27 de junho: período de inscrições, via internet, no site do programa siteprouni.mec.gov.br. O candidato precisa usar o número de inscrição e a senha do Enem 2012.

30 de junho: sai o resultado da primeira chamada. O resultado é publicado na página do Prouni, na Central de Atendimento do MEC (0800-616161) e também pelas instituições participantes do programa.

01 a 07 de julho: prazo a comprovação de informações dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada. Essa comprovação é feita na instituição para a qual o candidato foi pré-selecionado. Caso perca o prazo ou não comprove as informações prestadas na inscrição, o candidato perde o direito à vaga. Algumas instituições aplicam um processo seletivo próprio após o comparecimento do candidato para apresentar a documentação.

16 de julho: sai o resultado da segunda chamada. A lista é publicada na página do Prouni, na Central de Atendimento do MEC (0800-616161) e também pelas instituições participantes do programa.


16 a 22 de julho: prazo a comprovação de informações dos candidatos pré-selecionados na segunda chamada chamada. Essa comprovação é feita na instituição para a qual o candidato foi pré-selecionado. Caso perca o prazo ou não comprove as informações prestadas na inscrição, o candidato perde o direito à vaga. Algumas instituições aplicam um processo seletivo próprio após o comparecimento do candidato para apresentar a documentação.

26 a 29 de julho: prazo para participar da lista de espera. O candidato deve manifestar seu interesse na página do Prouni.

02 de agosto: primeira convocação dos pré-selecionados pela lista de espera. Essa lista é divulgada pelas próprias instituições.

02 a 07 de agosto: comprovação de informações dos candidatos chamados na primeira convocação da lista de espera. A comprovação de informações deve ser feita pelo candidato na instituição para a qual foi pré-selecionado.

12 de agosto: segunda convocação dos pré-selecionados pela lista de espera. Essa lista é divulgada pelas próprias instituições.

12 a 15 de agosto: comprovação de informações dos candidatos chamados na segunda convocação da lista de espera. A comprovação de informações deve ser feita pelo candidato na instituição para a qual foi pré-selecionado.

*Informações coletadas no site do Prouni em junho de 2013.