Durante o período em que as inscrições estiverem abertas, os candidatos a uma vaga de curso superior em universidades e institutos federais pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) podem acompanhar suas chances de aprovação no sistema, com a divulgação da "nota de corte" do curso selecionado e a sua classificação parcial.

Embora não represente a classificação final, podendo mudar até a o término do processo seletivo, a nota de corte dá ao candidato uma noção do desempenho dele na disputa por aquela vaga específica.
Saiba tudo sobre a nota de corte do Sisu!

O que é a nota de corte do Sisu?

A nota de corte do Sisu é a menor nota necessária para ter a chance de ficar entre os selecionados para a vaga desejada. Ela é calculada automaticamente, uma vez por dia, com base no número de vagas existentes e no número de candidatos que concorrem àquela vaga, naquela modalidade de concorrência específica.

Ou seja, o sistema verifica a nota do Enem de todos os candidatos que concorrem a uma vaga naquele curso específico, naquela modalidade de concorrência e mostra qual seria a nota mínima para conseguir se classificar.

Ela pode ser consultada enquanto as inscrições estiverem abertas e é atualizada cinco vezes ao dia: às 00h00, 07h00, 12h00, 17h30 e 20h00.
Para consultar tanto a nota de corte como a classificação parcial, basta entrar no  seu boletim de acompanhamento, na página do Sisu, com seu número de inscrição do Enem e senha.

Para que serve a nota de corte do Sisu?

A nota de corte do Sisu, assim como a classificação parcial, que fica disponível no período das inscrições, serve para que o candidato tenha uma ideia de qual a pontuação necessária para entrar naquele curso que ele escolheu.

Sabendo disso, o candidato pode modificar sua opção de curso, modificando sua inscrição para aumentar suas chances de ser selecionado.

Quantas vezes é possível mudar as opções do Sisu?

O Sisu permite modificar as opções de curso quantas vezes quiser, até as 23h59 do último dia de inscrições. Fica valendo sempre a última inscrição que foi registrada no sistema.

Quando sai o resultado do Sisu?

O resultado do Sisu sai logo na segunda-feira seguinte ao encerramento das inscrições.

O que fazer se eu não passar no Sisu?

Em primeiro lugar, saiba que não está sozinho. É mesmo bem difícil passar no Sisu. Ainda bem que tem outras alternativas, inclusive para estudar de graça.

Nas faculdades a seguir você vai encontrar bolsas de estudos, financiamento facilitado, descontos e convênios. E o melhor de tudo: todas são reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, o que garante um ensino de qualidade. Confira:

Veja também:

Como entrar no ProUni com a nota do Enem

Vai fazer o Sisu? Conte para a gente aqui nos comentários!