A Universidade Estadual do Rio de janeiro (Uerj) abriu, nesta terça-feira (2), as inscrições para o segundo exame de qualificação do Vestibular 2014. A instituição realiza dois exames por ano: um em junho e o outro em setembro. As duas provas são eliminatórias e o candidato tem a opção de realizar uma ou ambas, tomando a maior nota como final, que contará na segunda fase do processo seletivo. As inscrições para esta edição, que devem ser feitas através do endereço eletrônico www.vestibular.uerj.br, estão abertas até as 23h59 do dia 24 deste mês de julho. A taxa, que deve ser paga até o dia 26 de julho, é de R$ 49. 

A prova

O exame segue o conteúdo da diretriz geral do ensino médio brasileiro, cobrando as áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagens. A prova, que será realizada no dia 8 de setembro, terá início às 9. A duração será de quatro horas. No resultado serão divulgados 5 conceitos que representam as notas:

  • Conceito A: número de acertos maior que 70% (aprovado para a próxima fase);
  • Conceito B: maior que 60% e menor ou igual a 70% (aprovado para a próxima fase);
  • Conceito C: maior que 50% e menor que 60% (aprovado para a próxima fase);
  • Conceito D: maior que 40% e menor que 50% (aprovado para a próxima fase);
  • Conceito E: igual ou menor que 40% (reprovado para a próxima fase).

O Vestibular 2014 seleciona estudantes para vagas na Uerj, no Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) e para o Curso de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.

O resultado do exame será divulgado no dia 17 de setembro.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]