Para entender melhor a gramática da língua inglesa vamos, antes, definir o significado de gramática. Gramática é o conjunto de regras e normas criadas para determinar o uso correto de uma língua específica. Toda língua possui sua própria gramática, que define sua forma, composição e seus aspectos gerais.

De um modo mais sucinto, gramática é o procedimento de colocar certas palavras nos lugares certos, dando sentido a uma frase e assim conseguir ser entendido em um determinado idioma.

Gramática da Língua Inglesa

A gramática da língua inglesa é muito extensa e, por isso, abordaremos apenas os tópicos mais importantes que devem ser estudados para aprender inglês de forma eficiente. Confira abaixo os principais itens dessa gramática:

Adjetivos

Os adjetivos (adjectives) são as palavras usadas para caracterizar, qualificar, os substantivos em uma frase. No inglês os adjetivos não apresentam distinção de gênero, ou seja, o adjetivo utilizado para o substantivo masculino é o mesmo para o substantivo feminino, e não possuem plural.

Advérbios

Os advérbios (adverbs) servem para adicionar informações em determinadas palavras, modificando ou ampliando o significado anterior do verbo, adjetivo, o próprio advérbio, ou até uma oração inteira.

Artigos

Os artigos (articles) são palavras que antecedem o substantivo e assim limitam, modificam ou definem seu uso. São divididos em artigos definidos e indefinidos. O artigo definido é o “THE”, que significa “O, A, OS, AS” e não acompanham gênero ou grau. Os artigos indefinidos são “A/AN”, que correspondem ao “UM, UMA” no português e também não acompanham gênero ou grau.

Conjunções

Conjunções (Conjunctions) são palavras utilizadas com o propósito de unir duas orações distintas. Elas são divididas em três tipos: Coordinating conjunctions, Correlative conjunctions e Subordinating conjunctions.

Preposições

As preposições (prepositions) são as palavras utilizadas com o propósito de ligar outras duas ou mais palavras estabelecendo uma relação entre si, onde uma palavra completa ou explica o sentido da outra.

Pronomes

Pronomes(pronouns) são termos utilizados para acompanhar ou substituir um substantivo ou um próprio pronome. Eles são comumente utilizados para evitar a repetição de palavras na escrita de um texto ou em uma fala. São divididos em Pronomes Pessoais (Personal Pronouns), Pronomes Adjetivos e Substantivos (Possessive Adjectives and Possessive Pronouns), Pronomes Reflexivos (The Reflexive Pronouns), Pronomes Demonstrativos (Demonstrative Pronouns), Pronomes Indefinidos (Indefinite Pronouns) e Pronomes Relativos (Relative Pronouns).

Substantivos

Os substantivos (nouns) têm como finalidade dar nomes às coisas e seres. Elas flexionam-se em gênero, número e grau. Essa é uma classe de palavras muito grande, o que dificulta a divisão em categorias, pois um determinado substantivo pode pertencer a mais de uma categoria. Por isso, costuma-se dividir apenas em dois grandes grupos, os substantivos Concretos (Concrete Nouns) e os Abstratos (Abstract Nouns).

Verbos

Verbos(Verbs) são os termos que representam as ações nas orações. Eles podem ser divididos em Verbos Regulares (regular verbs) e Irregulares (irregular verbs). O verbo mais estudado em inglês é o Verbo “to be”, que significa ser/estar.

Tenha certeza de que estudando e se dedicando bastante a esses assuntos do idioma, seu conhecimento sobre a língua inglesa será suficiente para crescer em sua carreira e/ou agregar valor ao seu currículo.