O ano de 2014 garante muita evidência para o Brasil, pois no meio do ano será realizada a Copa do Mundo FIFA em diversas capitais do país. Esse evento tem duração de um mês e vai movimentar todo o país, proporcionando diversas mudanças, sobretudo no calendário letivo.

A Copa do Mundo possui uma lei própria, que é chamada de Lei Geral da Copa. Ela determina que as escolas públicas e particulares estejam em período de férias durante os jogos, principalmente nas cidades que receberão as partidas.

Porém, como o Brasil é um país com grandes dimensões e apenas 12 cidades vão receber os jogos, houve um consenso de que cada localidade organizasse da forma que julgasse adequado, desde que os 200 dias letivos fossem cumpridos, como determinado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Assim, o Ministério da Educação (MEC) recomendou que fosse utilizado o bom senso.

Dessa forma, algumas soluções foram adotadas. Confira como pode ter ficado a situação do calendário escolar na sua cidade.

Férias durante a Copa do Mundo

Como estabelecido, algumas cidades, além das cidades-sede, optaram por ter férias durante a Copa do Mundo. Nesse caso foi preciso adequar o calendário para que conseguisse a totalidade de dias letivos necessários. A solução foi adiantar o retorno das férias de início de ano e prolongar as férias do meio do ano, de modo a conseguir o mês de férias sem muito prejuízo aos estudantes.

Férias normais

Mas muitas escolas optaram por manter o calendário da maneira tradicional, fazendo apenas algumas alterações no decorrer do ano e durante os jogos do Brasil. Duas opções foram mais utilizadas, como:

Recesso em jogos do Brasil

Uma opção favorável foi a de declarar feriado em dias de jogos do Brasil. Nesse caso, no dia do jogo do Brasil não seria necessário comparecer às salas de aulas e o dia seria reposto no decorrer do ano.

Flexibilidade de horário

Outra opção é a de determinar um horário flexível nos dias de grandes jogos do Brasil, dispensando das aulas os estudantes com algumas horas de antecedência ou de atraso.

Vestibulares

Já os vestibulares não sofreram muitas alterações. Aqueles que coincidentemente poderiam acontecer durante os jogos devem ser adiados ou adequados à necessidade da instituição e seus candidatos.

Por exemplo, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) divulgou que para o vestibular de inverno desse ano as provas serão aplicadas em apenas um dia, nos períodos da manhã e tarde, por conta do pouco tempo entre o término da competição e o retorno às aulas do segundo semestre.

Faculdades

As faculdades também seguiram a mesma determinação do MEC, ou seja, utilizaram o bom senso e de acordo com a sua localização, definiu o melhor calendário letivo possível.

Copa do Mundo FIFA 2014

A Copa do Mundo FIFA é o mais importante torneio de futebol do mundo e é realizado a cada quatro anos. Em 2014 será realizada no Brasil entre os dias 12 de junho e 13 de Julho. A última vez em que a Copa do Mundo foi realizada no Brasil foi em 1950, quando a seleção uruguaia se sagrou campeã em um grande jogo no Maracanã lotado.

O evento será realizado em 12 (doze) cidades, são elas: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP).