A redação é um dos pontos mais importantes em uma prova de vestibular, principalmente no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), onde a prova interfere diretamente na nota final. Para desenvolver uma boa redação é preciso ter profundos conhecimentos sobre o tema proposto, além de domínio da escrita.Para ter domínio de escrita e saber como desenvolver uma redação estruturada e coerente, basta estudar estratégias de redação e praticar bastante. Porém, para dominar o assunto do tema proposto é preciso ficar atento às notícias do dia a dia para dominar o conteúdo e conseguir argumentar de maneira convincente.O tema de uma redação é algo imprevisível, porém, os alunos que possuem um hábito frequente de leitura de jornais e revistas tem uma certa vantagem em prever assuntos relevantes e possuir argumentos sólidos já formados.

Temas de Redações em 2013

Abaixo listamos alguns temas propostos nos maiores vestibulares do Brasil em 2013. É interessante verificar certas características próprias de cada tema proposto. Na maioria das propostas é possível perceber também o impacto social diretamente ligado ao tema. Fica claro então que os temas são diretamente relacionados a realidade do país, o que ressalta a importância que o candidato deve dar aos fatos cotidianos.Está interessando em aprimorar os conhecimentos e habilidades na elaboração da redação? Fica como sugestão, ou desafio, que você faça as redações utilizando as propostas de cada vestibular e depois encaminhe a um professor ou compare com os modelos “nota 10”, indicados pelas respectivas instituições. Lembre-se que a prática leva a perfeição! Esteja antenado e bem preparado!

ENEM

No ENEM 2013, o tema proposto foi sobre os efeitos provocados pela implantação da Lei Seca no Brasil. Nessa prova, é preciso desenvolver um texto dissertativo-argumentativo e apresentar propostas de soluções de problemas decorrentes dessa ação, lembrando sempre de respeitar os direitos humanos.

FUVEST

Na última edição da FUVEST (Fundação Universitária para o Vestibular), o tema proposto foi a situação dos idosos no Brasil e no mundo. Foi solicitado que o candidato elaborasse uma dissertação e discutisse mais a fundo o assunto.

UNICAMP

No vestibular 2014 da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), foram propostos dois temas: carta aberta reivindicando melhorias na mobilidade urbana de grandes cidades; e um relatório sobre atividades de uma oficina cultural.

UNVESP

Na UNESP (Universidade Estadual Paulista) o tema sugerido foi "Corrupção no Congresso Nacional: reflexo da sociedade brasileira?". A ideia dessa prova não era falar simplesmente sobre a corrupção e sim relacionar esta situação com a sociedade brasileira.

UFRGS

Visando desafiar os estudantes que não gostam de leitura, a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) propôs como tema de sua redação que os candidatos escolhessem um clássico da literatura e mostrassem o motivo pelo qual este foi importante em sua vida.