O vestibular é a prova realizada por universidades públicas e particulares para seleção dos alunos. Desde o ano de 2009, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) passou a ser utilizado como processo seletivo por grande parte das instituições públicas do país. O exame serve como um método mais unificado para o ingresso dos alunos em cursos superiores.

Porém, conseguir uma vaga em uma instituição de ensino superior é uma tarefa árdua. Alguns cursos possuem uma concorrência elevada, exigindo muito estudo e dedicação do aluno. Por isso, é importante que o mesmo siga um cronograma de estudos.

É importante que o aluno saiba qual o tempo disponível possui para estudar e, criar uma rotina de estudos. O tempo ideal de estudos por dia é de 5 a 6 horas, dependendo do ritmo do aluno. Recomenda-se que as matérias exatas e humanas sejam alternadas durante os estudos. Além disso, deve-se fazer pausas de 15 minutos a cada 2 horas de estudo.Também é importante que o aluno dedique uma atenção especial as disciplinas que possui mais dificuldade, estudando-as em horários que possui um maior rendimento.

As instituições de ensino superior que ainda realizam seu processo seletivo através do vestibular podem realizá-lo no primeiro semestre do ano – o vestibular de verão; ou no último semestre – o vestibular de inverno. Algumas universidades exigem a leitura de alguns livros, como a Fuvest e a Unicamp, sendo de extrema importância que o aluno realize a leitura dos mesmos. Confira abaixo o calendário de estudos com a divisão das disciplinas a serem estudadas a cada mês e algumas dicas para o aluno vestibulando!

Janeiro

Apesar de Janeiro ser um mês no qual os alunos estão de férias, é o momento de iniciar os estudos! Como ainda faltam alguns meses para os vestibulares de inverno, o ideal é que nesse mês os estudantes iniciem seus estudos em um ritmo menos acelerado, para já ir se acostumando ao ritmo intenso dos próximos meses. É importante que o candidato observe quais os vestibulares de inverno deseja fazer, e veja se algum deles cobrará a leitura de livros. Este é o momento de iniciar a leitura desses livros! Também é importante que o aluno faça simulados, de maneira descontraída, para já ir se acostumando com esse tipo de prova.

Fevereiro

Após já ter iniciado sua preparação para os estudos, no mês de Fevereiro o aluno deverá intensificá-los. É importante que o estudante faça uma divisão das matérias que irá estudar. O Guia da Carreira preparou uma divisão a cada mês, mas o aluno poderá modificá-la, de acordo com as suas necessidades. Em Fevereiro o candidato deverá intensificar seus estudos nas disciplinas de história, matemática e português. É importante que o aluno faça simulados relacionados a essas matérias, para que possa medir seu nível de conhecimento após os estudos e identificar quais os conteúdos está com maior dificuldade. Também é preciso ficar atento aos noticiários, estando por dentro dos acontecimentos atuais.

Março

No mês de Março os estudos devem continuar intensos. Nesse mês algumas instituições de ensino superior já iniciam suas inscrições, é preciso ficar atento ao prazo das mesmas! É preciso também iniciar os estudos da parte de redação, pois na maioria dos vestibulares a redação compõe uma grande parte da nota. O ideal neste momento é que o estudante faça uma redação por semana, com temas atuais. Nesse mês o aluno deve se dedicar as disciplinas de Geografia, Física e Biologia. Sempre fazendo simulados e verificando quais os pontos onde possui maior dificuldade, dando ênfase nos estudos dos mesmos.

Abril

Neste mês ainda podem estar abertas inscrições de faculdades, é sempre importante ficar atento para não perder o prazo das mesmas. Estar por dentro de assuntos atuais que estão ocorrendo no mundo e conversar com amigos e familiares sobre o que acham dos mesmos. É preciso ter argumentos para defender sua posição nas redações, por isso essas conversas são importantes. É importante que neste momento o aluno intensifique o ritmo das redações, fazendo agora duas por semana, sempre com temas atuais. Neste mês o estudante deverá se dedicar as matérias de literatura, química e língua estrangeira, sempre fazendo os simulados relacionados as mesmas.

Maio

Após terminar o estudo de todas as disciplinas, neste momento é importante que o aluno teste seus conhecimentos sobre as mesmas. Este é o momento de realizar simulados sobre todas as matérias. Também é importante que o aluno passe a cronometrar o tempo que leva para fazer esses simulados, se adaptando ao tempo disponibilizado pelas instituições de ensino. A redação deve estar inclusa nesses simulados. Neste mês se iniciam as inscrições para o ENEM. Fique atento e não deixe de fazer a sua!

Junho

No mês de Junho já se iniciam os vestibulares de inverno. Este é o momento para o aluno rever seus conhecimentos, lendo resumos dos livros já estudados anteriormente e fazendo simulados para rever seus conhecimentos. Também é importante continuar com a prática da redação! É importante também se preparar psicologicamente para as provas e descansar, afinal, os vestibulares estão chegando!

Julho

Neste mês ainda são realizados alguns vestibulares de inverno. Após isso, é importante que o aluno descanse. Quem ainda vai fazer os vestibulares de verão deve começar a ler os livros indicados pelas faculdades tradicionais, como a Fuvest e a Unicamp. Como a quantidade de livros é grande, esse mês deve ser dedicado aos mesmos, para que nos próximos meses o estudo das disciplinas tenha maior ênfase.

Agosto

Caso o aluno não tenha terminado a leitura dos livros obrigatórios para os vestibulares de verão, deverá utilizar o tempo livre deste mês. Também é importante que o aluno inicie os estudos das disciplinas de história, português e matemática. É importante relacionar essas matérias com o conteúdo cobrado no ENEM, afinal, grande parte das instituições públicas de ensino superior utilizam o mesmo como vestibular. Fazer simulados específicos das disciplinas para testar os conhecimentos é uma ótima alternativa. Este também é o momento de voltar para as redações, fazendo uma por semana.

Setembro

O mês de Setembro deve ser dedicado aos estudos das disciplinas de física, geografia e biologia. Sempre fazendo simulados relacionados a essas matérias, identificando quais os conteúdos possui maior dificuldade. Estar sempre atento aos assuntos atuais é importante nesse momento. Ler revistas, jornais e ver TV podem auxiliá-lo. É importante utilizar esses temas para as redações. É também neste mês que geralmente são aplicadas as provas da primeira fase das faculdades que não utilizam o ENEM. Por isso, é importante que o aluno reserve um tempo para descansar antes dessas provas.

Outubro

O mês de Outubro é aquele onde o aluno deverá finalizar seus estudos, com as disciplinas de química, língua estrangeira e literatura. Sempre fazendo simulados específicos de cada uma dessas matérias para testar seus conhecimentos. Geralmente neste mês é aplicada a prova do ENEM. Por isso é importante que o aluno continue fazendo as redações e reserve uns dias para descanso antes da prova.

Novembro

No mês de Novembro são aplicadas as provas da segunda fase dos vestibulares. Por isso, neste mês é importante que o aluno faça uma revisão de todas as matérias, fazendo simulados e cronometrando o tempo gasto para realizá-los. As redações devem estar inclusas nestes simulados. Também é importante que o aluno estude as matérias específicas para a segunda fase do vestibular, pois serão questões discursivas.

Dezembro

No mês de Dezembro também são aplicadas as provas da segunda fase do vestibular. É importante que neste momento o aluno descanse e se prepare psicologicamente para essas provas. Como os alunos podem ter várias provas para fazer, o ideal é descansar entre esses intervalos, estudando somente as matérias que serão cobradas.