O curso de Medicina está sempre na lista dos mais concorridos nos vestibulares de universidades públicas e no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A saída para quem quer escapar dessa disputa tão acirrada, muitas vezes, é procurar uma faculdade particular, onde normalmente a concorrência é menor. Entretanto, não é todo mundo que pode pagar a mensalidade, que pode chegar a mais de 9 mil reais.

Uma alternativa para quem sonha em cursar Medicina, mas não tem condições de pagar o curso em universidade privada, é o Fundo de Financiamento Estudantil, o FIES.

Criado pelo Ministério da Educação (MEC), o FIES concede financiamento a juros baixos (ou mesmo sem juros) para pessoas de baixa renda. O estudante só começa a pagar a dívida depois de formado.

Está cada vez mais difícil conseguir o FIES. As vagas são limitadas e para passar é preciso ter um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A boa notícia é que o curso de Medicina costuma estar entre as prioridades do FIES.

Em 2016, por exemplo, 60% de todas as vagas foram reservadas para as áreas da Saúde, Engenharia e Formação de Professores. Dessas, metade foi para cursos ligados à Saúde, como Medicina.

Interessado em usar o FIES para pagar a faculdade de Medicina? Confira as principais informações para você conseguir o financiamento.

Pode pedir o FIES para Medicina?

Sim, desde que cumpra as regras do programa. Para pedir o FIES, o estudante deve se encaixar nos seguintes requisitos:

  • Ter renda familiar mensal bruta de até cinco salários mínimos por pessoa. Para calcular a renda familiar mensal bruta, some todos os rendimentos (salários, aposentadoria, renda com aluguel etc.), sem os descontos, de todos os familiares que moram na mesma casa que você. Depois, divida pelo número de membros da família para saber a renda por pessoa. Divida essa renda por pessoa pelo valor do salário mínimo vigente. Se o resultado for igual ou menor do que 5, você está dentro do critério de renda do FIES.
  • Ter participando do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. O FIES exige a participação no Enem para estudantes que tenham concluído o ensino médio a partir de 2010, com média de pelo menos 450 pontos nas provas e nota maior do que zero na redação. Caso tenha concluído o ensino médio antes de 2010 e não tenha feito o Enem, você também pode pedir o FIES.

Posso usar o FIES para pagar o curso de Medicina?

Sim! Se cumprir os requisitos, você pode usar o FIES para pagar o curso de Medicina. Todos os cursos da área da Saúde, inclusive, são frequentemente considerados prioritários pelo Governo Federal e recebem atenção especial na hora de distribuir o orçamento para os financiamentos.

Como saber se a minha faculdade participa do FIES?

Para fazer parte do FIES, as instituições de ensino superior privadas também precisam cumprir algumas regras do programa. A principal delas é ter avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O MEC prioriza estudantes de cursos com avaliação 5 e 4 para conceder o FIES.

Confira se o seu curso está no FIES.

Posso trabalhar na rede pública para pagar o FIES?

Em alguns casos, é possível trabalhar na rede pública em troca da quitação das parcelas do FIES. Os estudantes graduados em Medicina têm essa possibilidade, desde que atendam os seguintes requisitos:

  • Ser integrante de equipe da Saúde da Família oficialmente cadastrada, atuando em um dentre os 2.219 municípios selecionados como prioritários pelo Ministério da Saúde.
  • A solicitação do abatimento da dívida deve ser feita a partir de um ano de trabalho ininterrupto como médico integrante de equipe de saúde da família oficialmente cadastrada.
  • O benefício é mantido enquanto o médico atender as condições para o abatimento da dívida do FIES.
  • Caso o valor total do abatimento não for suficiente quitar a dívida do FIES, é necessário retomar o pagamento do financiamento até liquidar a dívida.

Faculdades de Medicina que aceitam o FIES

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Medicina que costumam participar do FIES:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) 

• Universidade Estácio de Sá (UNESA) 

Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais

Veja também:

FIES – Dúvidas Mais Frequentes

Vai pedir o FIES para pagar o curso de Medicina? Conte para a gente aqui nos comentários!