Os vestibulares tradicionais e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) se aproximam e você não deve perder o foco nos estudos. Dentre todas as disciplinas que comumente envolvem os processos seletivos, a história é muito importante e deve ter um foco diferenciado, especialmente pelo volume de informações.

História é uma disciplina presente nos vestibulares e no ENEM. Neste segundo, a prova tem sido cada vez mais estruturada de modo que os estudantes deixem de lado a “decoreba”, substituindo-a por interpretações mais apuradas sobre os acontecimentos no decorrer dos tempos. E essa é a nova tendência das disciplinas de humanas. Elas estão cada vez mais práticas no sentindo de fazer com que os alunos compreendam e não somente tomem conhecimento do assunto abordado.

Se você tem alguma dificuldade sobre como estudar história, fique atento às dez dicas que o Mundo Vestibular preparou para você. Incluiremos em algumas dessas dicas os assuntos mais esperados para as provas que estão chegando!

Dicas sobre como estudar história em casa

1- Monte uma linha do tempo:

Isso mesmo! Para que você consiga visualizar de maneira mais específica os conteúdos estudados em História, não deixe de montar uma linha do tempo. Procure colocar os principais acontecimentos da humanidade, tais como os períodos da história sobre: guerras, revoluções e assuntos de grande relevância. Em seguida, monte pequenos parágrafos sobre cada assunto e, vez ou outra, busque estudá-los de forma mais profunda.

2- Relacione os assuntos da atualidade com fatos passados

Este é um exercício importante para se estudar história com qualidade. Não esqueça que as provas costumam pedir que os alunos relacionem determinado acontecimento recente com a sua origem ou fatos que estejam ligados ao seu passado. Por isso, procure por notícias em revistas, jornais e internet; busque compreender as origens e particularidades de cada fato em questão. Para facilitar, crie fichas contendo o tema geral, um parágrafo sobre o assunto e, em seguida, liste os principais acontecimentos recentes sobre esse tema.

3- Leia mais

Além de ajudar em qualquer disciplina, a leitura é fundamental para que o estudante amplie a sua capacidade de interpretação dos fatos. Leia desde jornais e revistas, até livros de algum conhecimento histórico que você tenha interesse. Isso acarretará em um melhor desempenho quando você estiver apurando e investigando alguma questão, que no caso do ENEM pode ser baseada em textos grandes e rebuscados, podendo se tornar um problema para os alunos despreparados.

4- Assista filmes e documentários

Não existem ferramentas melhores do que filmes e documentários para fazer com que os estudantes consigam visualizar os conteúdos da disciplina. Por isso, nas horas vagas, use e abuse deste recurso para os temas mais difíceis de compreender. Certamente existirá uma mídia para ilustrar tais conteúdos.

5- Faça simulados

A prática é fundamental para melhorar o seu desempenho nas questões de história, por isso, mantenha o hábito regular de fazer simulados. Clique Aqui para fazer agora mesmo o simulado de História do Mundo Vestibular.

6- Domine o estudo das Civilizações Pré-colombianas

Maias, Incas, Astecas e muitas outras civilizações faziam parte da América antes da chegada dos europeus. Conhecer a estrutura dessas sociedades é fundamental para as provas atuais que buscam investigar a percepção que os estudantes possuem sobre os povos que habitaram o nosso continente, antes mesmos dos nossos colonizadores.

7- Tenha na ponta da língua tudo sobre o Descobrimento e Colonização do Brasil

Ainda que nosso continente estivesse repleto de civilizações nativas, foram os europeus que, de certa forma, nos influenciaram para o mais próximo daquilo que somos hoje. Ter conhecimento do processo de colonização das Américas e principalmente do Brasil é fundamental para o bom desempenho nos exames.

8- Priorize o estudo das Revoluções Francesa e Inglesa

Tais acontecimentos representam a ruptura com o mundo feudal, preso ao misticismo exacerbado e a práticas obsoletas tanto na economia quanto na sociedade em si. Esse período é repleto de grandes informações que podem e certamente serão cobradas nos vestibulares.

9- Procure interpretar o que representou a 1 e 2 Guerra Mundial para o mundo

Esses dois episódios mudaram a percepção de como a sociedade enxergava o mundo. A partir de então, grandes transformações influíram na sociedade e muitas delas culminaram em drásticas mudanças das práticas desenvolvidas na época. Busque interpretar os aspectos comuns aos dois conflitos, as diferenças e as transformações que decorreram destes episódios

10- O enfoque deve ser dado a História do Brasil

Parte da história responsável pelo estudo específico dos acontecimentos do nosso país. A História do Brasil desenha além de nossos costumes e modelo de sociedade, todas as transformações ocorridas ao longo de sua existência, desde o descobrimento até os dias atuais. Por isso, esse conhecimento certamente será avaliado no seu dia do seu vestibular. Acompanhe nosso Resumo de História do Brasil.

Sabe de mais alguma dica interessante de história para o Vestibular e ENEM? Conte pra gente através dos comentários!