Dicas de Inglês

O inglês é considerado o idioma universal, principalmente no mundo dos negócios. Por isso, em muitos vestibulares é obrigatório que o aluno faça a prova de língua estrangeira em inglês. No ENEM o aluno pode optar pela prova de língua estrangeira em inglês ou em espanhol.

Para o vestibular tradicional e ENEM, é importante que os estudantes tenham conhecimento abrangente da língua inglesa, pois grande parte das questões exige interpretação de textos em inglês. Também é preciso conhecer os falsos cognatos, que são palavras em inglês que se parecem com palavras da língua portuguesa, mas não possuem o mesmo significado. As preposições utilizadas nas frases interrogativas e negativas da língua inglesa também costumam ser cobradas.

Com o intuito de auxiliar os alunos, o Mundo Vestibular separou aqui 10 dicas de Inglês para o Vestibular e o ENEM. Confira!

Fique por dentro de 10 dicas quentes de inglês

1. How many?/How much?

As expressões How many e How much são utilizadas na língua inglesa para fazer perguntas relacionadas à quantidade. How much é utilizado quando se está falando de coisas incontáveis, como leite, água, dinheiro. Já a expressão How many faz referência a coisas que podem ser contadas, sendo que geralmente é utilizada para substantivos no plural.

2. Can, May, Should, Must

Verbos modais se diferenciam dos demais verbos da língua inglesa. São suas características:

  • Não necessitam de verbos auxiliares;
  • Todos os verbos que seguem os modais devem estar no infinitivo;
  • Não sofrem alteração nas terceiras pessoas do singular - He, She, It;
  • Não são utilizados em tempos contínuos.

Veja na tabela abaixo quais são os principais verbos modais, seu uso e uma frase para exemplificar:

Verbo ModalUso do Verbo Modal Frase
CanÉ usado para expressar habilidade ou permissão.Can I drink water?
MayÉ utilizado para expressar uma possibilidade, tanto no presente quanto no futuro.It may rain tomorrow.
ShouldÉ usado para dar um conselho.You should go to the doctor.
MustUsa-se para expressar um conselho.She must study more.

3. Few/Little

De um modo geral, as palavras few e little podem ser traduzidas como “pouco”. Então, como diferenciá-las? Few refere-se a palavras no plural, ou seja, expressa a ideia de “poucos” ou “poucas”, como few people, que quer dizer “poucas pessoas”. Já little transmite a ideia de “pouca” ou “pouco”, se relacionando a palavras no singular. Little food, que quer dizer “pouca comida”.

4. Anything/Something/Nothing

As palavras nothing, anything e something possuem diferentes significados de acordo com as frases em que são utilizadas. Confira!

Anything

Em frases negativas a palavra anything significa nada. Em frases afirmativas passa a significar qualquer coisa. Já em frases interrogativas significa alguma coisa.

  • Exemplo de frase interrogativa: Did you see anything? – Você viu alguma coisa?
  • Exemplo de frase negativa: I didn’t see anything. – Eu não vi nada.
  • Exemplo de frase afirmativa: You can take anything. – Você pode pegar qualquer coisa.

Something

É utilizado em frases afirmativas com o significado de algo ou alguma e em frases interrogativas significando alguma coisa.

  • Exemplo de frase afirmativa: I know something about her. – Eu sei algo sobre ela.
  • Exemplo de frase interrogativa: Do you need something? – Você precisa de alguma coisa?

Nothing

A palavra nothing não possui um significado exato. Ela tem a função de tornar as frases afirmativas em negativas.

  • Exemplo: She would eat nothing. – Ela não comeria nada.

5. Too/To

Para diferenciar as duas palavras é necessário conhecer o significado de ambas. A palavra too pode significar “também”, como na frase ”I bought the book too!” (“Comprei o livro também”). Pode ser usado também como um termo relevante, como too hot, que significa “muito quente”. Já a palavra to pode ser usada para expressar lugar, direção ou posição, como na frase I am going to the store. (“Estou indo para a loja”). Também é utilizado antes de verbos, para colocá-los no infinitivo. - I want to speak English fluently. (“Eu preciso falar inglês fluentemente”).

6. Falsos Cognatos

Como já foi dito anteriormente, os falsos cognatos são palavras em inglês que se parecem com palavras em português, mas possuem um significado diferente. Confira na tabela abaixo os principais falsos cognatos da língua inglesa:

Em inglêsO que pareceO que é
ActuallyAtualmenteNa verdade
AnticipateAnteciparPrever
CompromisseCompromissoFazer concessão
FabricFábricaTecido
JournalJornalDiário
LunchLancheAlmoço
NovelNovelaRomance
ParentsParentesPais
PushPuxarEmpurrar
RecordRecordeRegistro, gravar

7. Your/You’re

A expressão you’re é uma contração das palavras you are, que significa você é ou você está. Já a palavra your é um pronome possessivo da segunda pessoa do singular, referindo-se a alguma coisa que pertence à pessoa com quem está se falando.

8. Its/It’s

Dicas de Inglês

A palavra its é um pronome possessivo usado para descrever coisas ligadas a animais ou a objetos inanimados, como na frase My oak tree loses its leave in autumn, que significa “Meu carvalho perdeu suas folhas no outono”. Já a expressão it’s é uma abreviação de it is ou it has, como na frase It’s a nice Day, que quer dizer “É um belo dia”.

9. Good/Well

Good é um adjetivo utilizado para dar qualidade a substantivos. Ele sempre os antecede. A frase He has a good health (“Ele tem uma boa saúde”) é um exemplo do uso da palavra good. Já o advérbio well é usado para dar qualidade aos verbos, como na frase They did the job well (“Eles fizeram bem o trabalho”).

10. Than/Then

A palavra than é usada para indicar comparação de substantivos, sendo um maior, menor, melhor ou pior que o outro. Como na frase There are more onions than scallions in your fridge – “Existem mais cebolas que cebolinhas na sua geladeira”. Já o then é utilizado para indicar tempo, retratando uma sequência de instruções ou eventos. First there were four, and then there were two “Primeiro havia quatro, e então ficaram dois” é uma frase que exemplifica o uso da palavra.

Conhece mais dicas quentes sobre inglês? Conte pra gente através dos comentários e ajude outros colegas a estudar inglês para o ENEM e vestibular!