O Pedagogo é o profissional capacitado para orientar professores e alunos na rede educacional. Além disso, ele cuida da administração dos assuntos educacionais, aconselha nos métodos de ensino e aprendizagem, nos princípios que devem ser seguidos em âmbito escolar e ainda pode dar aulas no ensino infantil.
Recentemente, o campo de trabalho vem se ampliando para quem faz Pedagogia. Ambientes não escolares, como editoras de livros didáticos, empresas especializadas na produção de cursos a distância e até empresas vêm solicitando os serviços desse profissional.
Se você tem interesse em seguir essa área, fique aqui com a gente!
Vamos apresentar uma super lista com as melhores faculdades de Pedagogia do Brasil. Confira!

As melhores faculdades de Pedagogia

Pedagogia é um curso super fácil de encontrar em instituições públicas e privadas de todo o país. Aqui, você vai ver aquelas que receberam nota máxima (5) em pelo menos dois dos conceitos avaliados pelo Ministério da Educação (MEC).
  • Universidade de Pernambuco (UFPE)
  • Universidade São Judas Tadeu (USJT)
  • Universidade Paulista (UNIP)
  • Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
  • Faculdade de Tecnologia Carlos Drummond de Andrade (CSET DRUMMOND)
  • Instituto Superior de Educação OCIDEMNTE (OCIDEMNTE)
  • FAE Centro Universitário (FAE)
  • Faculdade São Braz (FSB)
  • Centro Universitário Padre Albino
Agora, vamos apresentar algumas das faculdades que receberam pelo menos uma nota máxima (5) na avaliação do MEC:
Destacamos ainda algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem o curso de Pedagogia:

Critério de avaliação das instituições de ensino superior do Brasil

O Ministério da Educação (MEC) disponibiliza uma lista para cada curso que já foi reconhecido com as notas do Exame Nacional de Desenvolvimento de Estudantes (ENADE). Esse exame é aplicado de três em três anos para cada área do conhecimento e serve para avaliar o rendimento e dos alunos do curso de graduação de todas as instituições de ensino superior do país. Essa avaliação contempla tanto os que são ingressantes quanto os concluintes. Além disso, por meio desse exame, avalia-se se o programa estipulado para o curso está sendo bem desenvolvido. Nessa prova é pedido aos alunos que respondam a questões programáticas dos cursos em que estão matriculados.

O ENADE é obrigatório para todos os alunos que forem selecionados e torna-se uma condição indispensável para a emissão do histórico escolar.
Além do ENADE, existe o Conceito Preliminar do Curso (CPC), que é uma avaliação feita das instalações físicas onde o curso é desenvolvido, do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), das políticas de ensino, das políticas de pessoal e de gestão. Após essa visita é atribuída uma nota na qual varia de 1 a 5. A nota cinco (5) é a máxima e um (1) é a mínima, sendo que esta é considerada insatisfatória junto com o conceito dois (2). Já a nota 3 é satisfatória, mas não é considerada como um bom desempenho pelo MEC.
Outro modo de avaliação é o Conceito do Curso (CC) é a nota que o MEC concede após avaliação presencial nas instituições, sendo que as instituições de ensino superior que possuírem notas 3, 4 e 5 no CPC podem optar por não receberem a visita do MEC. 
Veja também:

Você sabia que essas faculdades oferecem o curso de Pedagogia com tanta qualidade? Conte para nós nos comentários o que você sabe sobre esse assunto!