O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa do Governo Federal que oferece bolsas de estudos em instituições particulares de ensino superior para alunos de baixa renda. Para selecionar os candidatos, o ProUni utiliza as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior à inscrição. Sendo assim, quem quiser tentar uma bolsa do ProUni em 2015 precisa ter feito o Enem em 2014.

Saiba quem pode participar do ProUni 2015, como fazer a inscrição, como funciona o processo seletivo e muito mais!

Quem pode participar do ProUni 2015:

Podem participar do ProUni estudantes brasileiros com renda familiar mensal de até 3 salários mínimos por pessoa, que não tenham diploma de curso superior e que cumpram pelo menos um dos critérios a seguir:

  • ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública, ou em escola da rede privada como bolsista integral;
  • ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da escola privada;
  • ser pessoa com deficiência;
  • ser professor efetivo da rede pública de ensino, concorrendo a bolsas em cursos de licenciatura (nesses casos não há requisitos de renda).

O ProUni concede dois tipos de bolsa:

  • Bolsa integral: paga 100% da mensalidade da faculdade privada e é destinada a candidatos com renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.
  • Bolsa parcial: paga 50% da mensalidade da faculdade privada e é destinada a candidatos com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Cada edição do ProUni tem duas etapas:

  • Processo regular: para participar, além de cumprir os requisitos acima, é necessário ter feito o Enem no ano imediatamente anterior, com pelo menos 450 pontos na média das notas das provas do Exame e nota acima de zero na redação.
  • Bolsas remanescentes: nessa etapa, que tem o objetivo de preencher as vagas não ocupadas durante o processo regular, o candidato pode ter feito o Enem a partir de 2010, com pelo menos 450 pontos na média das notas das provas do Exame e nota acima de zero na redação.

Inscrição do ProUni 2015

O ProUni tem duas edições por ano: uma no primeiro semestre (geralmente em janeiro) e uma no segundo semestre (normalmente em junho).

A inscrição para o ProUni 2015 é gratuita e deve ser feita pela internet, no site oficial do Programa.

Funciona assim: o candidato acessa o site do ProUni e digita seu número de inscrição e senha do Enem 2014. Em seguida, preenche os dados solicitados e escolhe duas opções de curso. Após seguir as instruções do sistema, pode confirmar a inscrição.

As inscrições para a segunda edição do ProUni de 2015 começam no dia 16 de junho e vão até as 23h59 do dia 18 de junho de 2015.

Como funciona o ProUni 2015

Quando o candidato ao ProUni 2015 faz a sua inscrição, o sistema recupera automaticamente a nota que ele obteve no Enem 2014.

Usando exclusivamente a nota do Enem como critério, o sistema do ProUni faz a classificação dos alunos que concorrem a uma vaga no mesmo curso, turno, instituição e modalidade de concorrência (ampla concorrência ou cotas).

As vagas começam a ser preenchidas pelo candidato com maior pontuação, depois o segundo, e assim sucessivamente até ocupar todas as vagas daquele curso, na mesma faculdade, turno e modalidade de concorrência.

Enquanto durarem as inscrições do ProUni, os candidatos podem consultar a nota de corte. Essa nota é divulgada diariamente e corresponde à menor pontuação possível para conseguir entrar naquele curso específico. A nota de corte não garante a classificação, mas serve para que os candidatos tenham uma ideia de quantos pontos precisam ter feito no Enem para poder entrar naquela vaga. Caso tenha uma pontuação muito abaixo da nota de corte, o candidato pode mudar suas opções de curso quantas vezes quiser até o último minuto das inscrições. Vale sempre a última escolha salva no sistema.

Quem for selecionado no ProUni precisa ir pessoalmente até a faculdade onde conseguiu a vaga para fazer a matrícula e apresentar a documentação necessária. Os candidatos selecionados que não fizerem a matrícula perdem a chance de uma bolsa e a vaga vai para o próximo classificado da lista.

Calendário do ProUni 2015

  • Inscrições: de 16 a 18 de junho de 2015.
  • Resultado da primeira chamada: 22 de junho de 2015.
  • Matrículas primeira chamada: de 22 a 29 de junho de 2015.
  • Resultado da segunda chamada: 6 de julho de 2015
  • Matrícula da segunda chamada: de 6 a 10 de julho de 2015.
  • Prazo para entrar na lista de espera: 17 a 20 de julho de 2015.
  • Resultado da lista de espera: 23 de julho de 2015.
  • Matrículas lista de espera:  24 a 27 de julho de 2015.

   

Resultado do ProUni 2015

O candidato do ProUni pode consultar o resultado em seu boletim de desempenho, na mesma página onde fez a inscrição, e também nas instituições (faculdades) participantes.

O resultado da primeira chamada do ProUni 2015 sai no dia 22 de junho e a segunda chamada será divulgada no dia 6 de julho de 2015.

Veja também:

Você vai tentar uma bolsa do Prouni em 2015? Conte para a gente nos comentários!