O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do Governo Federal que usa a nota do Enem para classificar candidatos a uma vaga em universidades públicas. O calendário da segunda edição do Sisu de 2016 já está definido e as inscrições começam no fim de maio.

Saiba como fazer sua inscrição no Sisu 2016!

Inscrições do Sisu

As inscrições para o Sisu acontecem duas vezes por ano, para ingresso no primeiro e no segundo semestre.

A segunda edição do Sisu em 2016 tem inscrições abertas entre os dias 30 de maio a 2 de junho de 2016.

Quem pode participar do Sisu 2016

Para participar do Sisu 2016, o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 com nota maior do que zero na redação.

Como fazer a inscrição do Sisu?

As inscrições para o Sisu são gratuitas e devem ser feitas no portal oficial do programa.

Para fazer a inscrição do Sisu, você deve:

  1. Acessar o site do Sisu.
  2. Digitar seu número de inscrição e senha do Enem 2015. Caso não se lembre da sua senha do Enem, basta clicar no link “Esqueci minha senha” e seguir as orientações da tela. Não é necessário lembrar das notas obtidas no Enem, pois o sistema recupera todas as suas notas automaticamente.
  3. Confirmar os dados de contato que aparecem na tela. Caso tenham mudado, você pode inserir os novos dados e salvar.
  4. Escolher a primeira opção de curso. Para isso, faça uma busca pelas vagas disponíveis e clique no curso escolhido para a primeira opção.
  5. Definir a modalidade de concorrência, escolhendo o perfil no qual você se encaixa (vagas para ações afirmativas ou ampla concorrência).
  6. Escolher a segunda opção de curso e a modalidade de concorrência.
  7. Confirmar os dados da sua inscrição, verificar a lista de documentos que terá de apresentar caso seja classificado e clicar no botão “Confirmar minha inscrição”.

Você poderá modificar suas opções quantas vezes quiser enquanto durarem as inscrições do Sisu. O sistema vai considerar sempre a escolha mais recente que você salvou.

Nota de corte do Sisu

A partir do segundo dia de inscrições, o sistema do Sisu divulga as notas de corte. A nota de corte é a menor nota do Enem necessária para entrar em uma vaga determinada (curso, turno, faculdade, modalidade de concorrência) e não garante a classificação, mas pode ajudá-lo a ter uma ideia da pontuação que precisa para passar no Sisu. Caso você não atinja aquela nota, pode escolher um curso menos concorrido e mudar suas opções quantas vezes quiser enquanto durarem as inscrições.

Como funciona o Sisu

O Sisu é um sistema totalmente informatizado que usa a nota do Enem para classificar candidatos a uma vaga nas universidades públicas participantes.

O sistema recupera as notas do Enem de todos os candidatos e faz a classificação, pegando as notas mais altas até preencher as vagas disponíveis para um mesmo curso, universidade, turno e modalidade de concorrência.

Quando houver empate na pontuação dos candidatos, o Sisu usa a seguinte ordem de critérios de desempate:

  1. Maior nota obtida na redação.
  2. Maior nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias.
  3. Maior nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias.
  4. Maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
  5. Maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Resultado do Sisu

O resultado do Sisu costuma ser divulgado poucos dias após o término das inscrições.

Na segunda edição de 2016, o resultado do Sisu sai no dia 6 de junho. Para saber o resultado, você deve entrar no sistema do Sisu com seu número de inscrição e senha do Enem 2015 (os mesmos que você usou para fazer a inscrição).

Entre os dias 6 e 17 de junho de 2016, quem não passou na primeira chamada do Sisu pode entrar na Lista de Espera. Para isso, deve acessar o sistema e fazer essa opção.

Os aprovados na chamada regular precisam fazer a matrícula, nas instituições para as quais foram selecionados, no período de 10 a 14 de junho de 2016.

A partir de 23 de junho de 2016, as instituições começam a convocar os candidatos que passaram na lista de espera.

Onde consultar as vagas do Sisu

Você já pode consultar as vagas disponíveis mesmo antes de abrirem as inscrições no site do Sisu. Nessa página, é possível fazer três tipos de busca:

  • Procurar por município: mostra todas as vagas disponíveis na cidade que você digitar no campo de busca.
  • Procurar por instituição: mostra todas as vagas disponíveis na universidade que você digitar no campo de busca. Vale lembrar que só participam do Sisu instituições de ensino superior públicas.
  • Procurar por curso: mostra todas as vagas disponíveis do curso que você digitar no campo de busca, em todas as universidades participantes.
Se preferir, você pode consultar a lista de vagas disponíveis por município, instituição e curso.

Ao clicar no nome do curso, você verá a quantidade de vagas disponíveis e o turno.

Sisu e ProUni

Candidatos do ProUni também podem tentar uma vaga em universidade pública pelo Sisu, desde que tenham feito o Enem no ano anterior. No entanto, caso passe no Sisu, o aluno precisará escolher entre a vaga do Sisu e a bolsa do ProUni, pois não é permitido ser beneficiário do ProUni e cursar uma universidade pública ao mesmo tempo.

Veja também:

Vai fazer o Sisu? Conte para a gente aqui nos comentários!