O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta última segunda-feira, 12 de janeiro, a consulta às vagas da edição do primeiro semestre de 2015 do SiSU (Sistema de Seleção Unificada), sendo que as inscrições abrem semana que vem (dia 19). Apenas as pessoas que fizeram as provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014 podem participar.

Através do site do SiSU é possível consultar as vagas por cidade, instituição e curso. A página também informa qual é o período em que o curso é realizado (matutino, vespertino, noturno ou integral) e se há vagas para a política de ação afirmativa (sistema de cotas).

As inscrições para o SiSU estarão abertas no período de 19 a 23 de janeiro. Nesta edição serão ofertadas 205.514 vagas distribuídas entre 5.631 cursos em 128 instituições públicas de ensino superior. Em relação à edição anterior, houve um aumento de 20% no número de vagas, 19% no de cursos e de 11% no número de instituições participantes.

De acordo com o MEC, do total de 63 universidades federais, 59 participam do SiSU neste primeiro semestre. Além das universidades, todos os 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e os dois centros federais de educação tecnológica (Cefet) oferecem vagas pelo sistema.

Mudanças

A partir desta edição o SiSU terá apenas uma única chamada divulgada em seu site, diferente das outras edições quando duas chamadas eram divulgadas. O resultado será divulgado no dia 26 de janeiro, com a matrícula no período de 30 de janeiro a 2 de fevereiro.

As instituições de ensino divulgarão as chamadas complementares em seus sites, a partir do dia 11 de fevereiro. Elas poderão publicar quantas chamadas forem necessárias.