A segunda edição do Programa Universidade para Todos (ProUni) de 2015 oferece 116 mil bolsas de estudos parciais e integrais em 856 faculdades particulares de todo o Brasil.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet entre os dias 16 e 18 de junho e o resultado sai no dia 22 de junho.  O ProUni tem duas chamadas e você não for um dos selecionados, não desista, pois o Programa ainda tem a lista de espera.

Veja tudo o que você precisa saber para entrar na lista de espera do ProUni 2015!

Quando tem lista de espera do ProUni 2015?

O ProUni tem duas chamadas regulares e uma chamada de lista de espera para preencher as vagas disponíveis. A cada chamada, o programa reserva uns dias para que os selecionados façam a comprovação de documentação e matrícula. Em seguida, o ProUni divulga a próxima chamada.

Em 2015, a primeira chamada acontece no dia 22 de junho, a segunda chamada é dia 6 de junho a manifestação de interesse pela lista de espera pode ser feita nos dias 6 e 10 de julho de 2015.

Quem pode participar da lista de espera do ProUni 2015?

Existem dois tipos de lista de espera do ProUni: para cursos de primeira opção e para cursos de segunda opção dos candidatos.

O candidato que quiser participar da lista de espera de curso correspondente à sua primeira opção precisa se encaixar em uma das situações a seguir:

  • Não ter sido pré-selecionado nas chamadas regulares (primeira e segunda chamada).
  • Ter sido pré-selecionado para sua segunda opção de curso e depois reprovado por não formação de turma.

Já para cursos de segunda opção, o candidato que quiser participar da lista de espera precisa se encaixar nas seguintes situações:

  • Não ter sido pré-selecionado nas chamadas regulares em que a turma na sua primeira opção de curso não tenha sido formada.
  • Não ter sido pré-selecionado nas chamadas regulares em que não existam bolsas disponíveis na sua primeira opção de curso.
  • Ter sido pré-selecionado em sua primeira opção de curso, reprovado por não formação de turma.

Como entrar na lista de espera do ProUni 2015?

Assim como acontece com as inscrições, a participação na lista de espera do ProUni é totalmente gratuita e só pode ser feita na página oficial do Programa.

Vale lembrar que a lista de espera do ProUni não é automática. Para participar você precisa se inscrever ou, como aparece no cronograma do ProUni, “manifestar interesse em participar”. 

Quando começa o prazo de participação na lista de espera, essa opção aparece na página do ProUni para os candidatos. Você deve clicar nessa opção, preencher as informações solicitadas e confirmar seu interesse.

Na segunda edição de 2015, a manifestação de interesse em participar da lista de espera deve ser feita entre os dias 6 e 10 de julho de 2015, no site do ProUni.

Quando sai o resultado da lista de espera do ProUni 2015?

O resultado da lista de espera do ProUni 2015 é divulgado no dia 23 de julho. O candidato que estiver na lista tem entre os dias 24 e 27 de julho para ir até a faculdade, levando os documentos que comprovam as informações prestadas na inscrição, e efetuar a matrícula.

Veja também:

ProUni