Trocar de curso é uma situação relativamente comum na vida do estudante universitário. Os motivos para pedir uma transferência são variados: decepção com o curso, mudança de cidade, vontade de experimentar outra área.

É claro que aqueles cursos muito concorridos, como Medicina, por exemplo, não costumam ter vagas para alunos transferidos, mas de forma geral o processo de transferência de curso é relativamente simples, principalmente em faculdades particulares.

Mas será que quem recebe bolsas ou outros benefícios consegue trocar de curso?

Muitos bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) ficam em dúvida se podem transferir sua bolsa para outro curso ou faculdade. A resposta é sim! É possível pedir transferência de curso ou de instituição de ensino e ainda assim continuar com a bolsa parcial ou integral do ProUni.

Descubra como fazer a transferência de curso para não perder a bolsa do ProUni!

Passo a passo para fazer a transferência de curso pelo ProUni

A transferência de curso pelo ProUni é relativamente simples, basta você ficar atento aos procedimentos a seguir:

1. Escolha o novo curso.

É muito comum, depois de ingressar em uma universidade, o aluno questionar se fez a melhor opção, se quer mesmo continuar no curso que escolheu.

Se você acha que não fez a melhor escolha de curso, não precisa se desesperar. Tenha em mente que não existe uma escolha “para a vida toda”, que é possível mudar de ideia e buscar um novo curso.

No entanto, é recomendado que você pare e reflita bem, faça uma escolha madura, pesquise bastante sobre o curso que deseja fazer.

Depois de refletir e pesquisar, decida para qual curso você deseja pedir a transferência, e depois escolha em qual universidade deseja cursá-lo.

2. Verifique a participação no ProUni.

Para continuar com sua bolsa, a faculdade para a qual você deseja ser transferido precisa participar do ProUni. Você pode obter esta informação no site do ProUni. Para isto, faça o seguinte:
• Acesse a página de consulta do ProUni.
• Clique em “Procurar por Instituição”.
• Digite o nome ou a sigla da universidade que deseja consultar.
• Clique no botão “pesquisar”.
• Aparecerá a listagem dos cursos disponíveis desta instituição que estão participando do ProUni.
• Verifique se o curso desejado aparece na lista.
Caso não tenha encontrado no site a universidade desejada, você pode entrar em contato com a secretaria do curso para o qual deseja pedir a transferência e perguntar se eles aceitam bolsistas do ProUni.

3. Verifique se existe vaga para bolsista do ProUni na faculdade para a qual você quer ser transferido.

O próximo passo é saber se existe vaga do ProUni para o curso que você deseja ser transferido. Você pode obter essa informação na secretaria do curso pretendido.

Não esqueça de informar que você é bolsista do ProUni e o tipo de bolsa que possui (parcial ou integral), pois existe um número limitado de vagas para cada tipo de bolsa.

4. Procure a secretaria do curso para o qual deseja ser transferido.

A transferência é um processo realizado entre as duas universidades (a que o aluno já está matriculado e aquela para a qual deseja ser transferido). Por isso, as duas instituições precisam estar cientes e de acordo.

Procure a secretaria do curso pretendido, informe-se sobre os documentos que deve providenciar e o prazo para solicitar a transferência.

Cada instituição de ensino possui um calendário e procedimento próprios. Por isso, quanto mais cedo você se informar, mais facilidade terá em reunir a documentação necessária e cumprir os prazos determinados.

5. Vá até a secretaria do curso em que está matriculado.

Com as informações obtidas na universidade para a qual deseja ser transferido, procure a secretaria de seu curso atual.

Diga que você quer fazer uma transferência de curso, informe para qual curso e universidade está tentando ser transferido e solicite a documentação necessária.

6. Entregue a documentação na secretaria do curso pretendido.

Com todos os documentos exigidos em mãos, vá até a secretaria do curso para o qual deseja ser transferido e dê entrada no processo de transferência.

Neste momento, aproveite para perguntar em qual data será divulgado o resultado do seu pedido de transferência, e também onde e como você poderá se informar se conseguiu a vaga.

7. Monitore seu pedido

Após entregar tudo o que precisava na secretaria do curso, você deverá aguardar até a universidade analisar seu pedido.

Fique atento ao prazo que a universidade tem para responder ao seu pedido de transferência e telefone para saber o resultado.

Com a transferência concluída, basta fazer a matrícula no novo curso.

Importante! O procedimento é gratuito.

Todo o procedimento de transferência de curso pelo ProUni é gratuito, a universidade não poderá cobrar nenhuma taxa do aluno para analisar o seu processo.


Quando não é possível transferir a bolsa do ProUni

Existem alguns casos em que a transferência da bolsa do ProUni não é permitida. São eles:
• Quando o bolsista quer transferir o tipo de bolsa. Ou seja, se o aluno possui bolsa parcial não pode transferir para uma bolsa integral, ou vice-versa.
• Se a universidade para a qual o bolsista pretende ser transferido possui conceitos insuficientes nos quesitos avaliados pelo MEC.
• Quando o bolsista já cursou uma quantidade de semestres que seja igual ou maior que a quantidade de semestres do curso pretendido.

Faculdades que participam do ProUni

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos de graduação que participam do ProUni e também têm seus próprios programas de bolsas e descontos especiais:
Veja também:
ProUni

Está pensando em  fazer uma transferência pelo ProUni? Conte para a gente aqui nos comentários!