O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta última terça-feira, 3 de março, a Consulta Pública sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O objetivo desta consulta é aprimorar o exame com base nas sugestões recebidas da sociedade em geral para uma possível implementação de uma versão online. O prazo para participar termina no dia 17 de março.

Para poder participar da consulta, basta acessar o site e entrar com o cpf.

Para poder participar os interessados devem acessar a página da consulta, informar o CPF e responder a um formulário com as três seguintes perguntas:

  1. Qual é a sua sugestão para a ampliação do banco de itens nas quatro áreas de conhecimento do Enem (linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias)?
  2. Qual é a sua sugestão para o aprimoramento da logística, segurança e aplicação da prova?
  3. Gostaria de fazer algum outro comentário acerca do tema?

No início do ano o MEC realizou a primeira edição da Consulta Pública do Enem. Na ocasião, foram registradas 45.704 contribuições da população, o que motivou a abertura de uma nova pesquisa.

Propostas

A proposta é de que para o Enem online haja cerca de 8 mil questões para cada área do conhecimento, compondo o banco de questões digital. Neste espaço, o estudante terá acesso ao conteúdo para estudar para a prova.

De acordo com o Ministério, o novo formato prevê o agendamento online das provas. Para mais informações consultar o Portal do MEC.