O FIES é o programa de Financiamento Estudantil do Governo Federal. Muitas pessoas contam com esse financiamento para conseguir estudar em uma faculdade particular.

Mais de um milhão de estudantes já foram beneficiados e uma dúvida que muita gente tem é se precisa ter feito o Enem para participar.

Descubra quando precisa de Enem para o FIES, se você se encaixa em um desses perfis e o que deve fazer!

Precisa de Enem para participar do FIES?

Sim. Quem quiser solicitar o FIES precisa ter feito o Enem e ter conseguido um desempenho mínimo de:

  • 450 pontos nas provas objetivas (Matemática, Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Ciências da Natureza) e
  • nota maior do que zero na prova de redação.
Além disso, o candidato precisa se encaixar nos critérios de renda familiar bruta mensal. A cada edição os critérios podem sofrer variações. Por isso, recomendamos ler o edital do processo seletivo para descobrir se você atende ao critério de renda.

É possível usar o Enem de qualquer ano para pedir o FIES?

São aceitas as notas de qualquer edição do Enem a partir de 2010.

Vale lembrar que o Enem não “acumula pontos” para o FIES. Ou seja, se você fez o Enem duas vezes e não atingiu os 450 pontos necessários em nenhuma delas, não pode somar as duas participações para entrar no FIES. Da mesma forma, se você conseguiu os 450 pontos em uma prova do Enem, mas zerou na redação, e não atingiu os pontos na segunda vez, mas teve uma boa nota na redação, não pode combinar as notas das duas provas de anos diferentes.

A nota do Enem influencia no FIES?

Outra dúvida bastante comum é se a pontuação obtida no Enem aumenta as chances de conseguir o FIES.

A resposta é sim, e muito! Desde que se tornou um processo seletivo, em 2015, o FIES privilegia quem teve bom desempenho no Enem. Portanto, quanto maior a sua nota do Enem, maiores as chances de conseguir o financiamento.

Faculdades que aceitam o FIES

Para participar do FIES, a faculdade precisa ser reconhecida e bem avaliada pelo MEC. A distribuição das vagas e as universidades participantes podem ser consultadas acessando o site do FIES durante o período de inscrições (no início e na metade do ano).

Conheça algumas instituições que costumam oferecer vagas no FIES:

Todas elas também participam de outro programa do governo federal que auxilia estudantes de baixa renda, o ProUni, além de trabalharem com outras iniciativas de bolsas, financiamentos, descontos e convênios.

Veja também:

Enem vale por quanto tempo?

Você descobriu se vai precisar do Enem para pedir o FIES? Conte para a gente aqui nos comentários!